MINTER - MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO - UNIVERSIDADE SÃO JUDAS / UNIFACVEST

Duração: 24 meses

Aguarde o próximo edital.

Informações: mestradodoutorado.unifacvest@gmail.com

Apresentação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da USJT foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dez./2004 e homologado pelo CNE/ MEC através da Portaria Nº 1.919, de 03/ 06/ 2.005. Originou-se do Núcleo de Pesquisa específico da área de Arquitetura e Urbanismo, constituído na USJT no início de 2003, e hoje se estrutura dentro da Área de Concentração "Arquitetura e Cidade".

Organizado em torno de duas Linhas de Pesquisa, visa à investigação sobre Arquitetura e Cidade e sua articulação com outras áreas de conhecimento que pesquisam questões pertinentes à Área de Concentração. As Linhas de Pesquisa à saber, são: Linha 1: Projeto, Produção e Representação e Linha 2: Gestão do Espaço Urbano.

A atuação do Programa tem como objetivo a formação de pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo, e está voltado à capacitação de pessoal docente de nível superior, qualificando o aluno para realizar pesquisas que contribuam para o conhecimento específico na linha em que atua e produz. Considerando que o campo da Arquitetura e Urbanismo se caracteriza pela intensa vinculação entre reflexão teórica e realização prática da matéria, caracterizando um campo peculiar das Ciências Sociais Aplicadas, visa também a formação de pesquisadores com conhecimentos que contribuam para o incremento qualitativo das “práxis” arquitetônica e urbanística, principalmente em relação às questões vinculadas à qualificação, conservação e gestão do ambiente urbano e de suas arquiteturas.

 

Área de Concentração

 

"Arquitetura e Cidade", é uma área de concentração que pertence à área de conhecimento Arquitetura e Urbanismo e está organizada em duas linhas de pesquisa abaixo relacionadas:

 

Linhas de Pesquisa

 

LP1 - Projeto, Produção e Representação

Abriga pesquisas interdisciplinares que envolvem as bases teóricas e metodológicas relacionadas aos processos de elaboração do projeto e da representação da arquitetura e do urbanismo, explorando as conexões com estudos ligados às artes plásticas, ao design, à literatura e às intervenções voltadas ao patrimônio que se relacionam com a arquitetura e com a cidade. Nesta linha enquadram-se os estudos relativos aos fundamentos e à história da arquitetura e urbanismo, à teoria e história da arquitetura e do urbanismo, ao projeto do equipamento, da arquitetura e do urbanismo e à tecnologia de arquitetura e ao desenvolvimento histórico do paisagismo.

LP2 – Gestão do Espaço Urbano

Abriga pesquisas interdisciplinares na área de cultura, patrimônio e turismo; direito e administração; habitação, meio ambiente e transportes; dinâmicas e intervenções urbanas; planejamento e políticas públicas, com o objetivo de produzir novas abordagens sobre a cidade nos campos históricos, teóricos e práticos. Nesta linha enquadram-se os estudos relativos à teoria e história do urbanismo, ao planejamento e ao projeto do equipamento, do edifício e do espaço urbano, tecnologia do urbanismo, adequação ambiental, paisagismo, conceituação e metodologia do paisagismo, estudos de organização do espaço exterior e projetos de espaços livres urbanos.

Aguarde o próximo edital.

Informações: mestradodoutorado.unifacvest@gmail.com

Arquivos Relacionados

 

Edital do Processo seletivo 2019 referente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Nível Mestrado (MINTER) da Universidade SÃO JUDAS TADEU para o Curso de Mestrado Acadêmico em ARQUITETURA e URBANISMO


Mestrado e doutorado são cursos de pós-graduação. Ou seja, são formações que se pode fazer apenas depois de graduado. Ambos são voltados para a produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos como um todo.

Antes de saber a diferença entre mestrado e doutorado, você precisa conhecer lato sensu e stricto sensu. A pós-graduação stricto sensu abrange os cursos de mestrado e doutorado e é voltada para a realização de pesquisas. Assim, seus alunos se preparam para a atuação acadêmica. Para garantir a aprovação, eles precisam entregar uma dissertação (para mestrados) e tese (para doutorados). Já a pós lato sensu é formada por cursos de MBA, esses são voltados para aprimorar as habilidades em uma área que o estudante já conhece ou trabalha. Mas vale lembrar, que atualmente existe o mestrado profissional que também é focado na formação de profissionais com visão analítica, além de conhecimentos teóricos e atuação prática na área escolhida. Diferente do mestrado tradicional que, como mencionado anteriormente, é voltado para pesquisa.

O curso de mestrado tem duração média de dois anos e o aluno é envolvido em pesquisas de campo, leituras e tantas outras atividades. Para ser considerado mestre é preciso ter a dissertação aprovada pela mesa examinadora. Esse trabalho trará uma síntese da pesquisa desenvolvida ao longo do mestrado. O doutorado também é um curso com base na pesquisa, mas tem uma duração mais estendida, cerca de 4 a 5 anos, e o nível de aprofundamento é ainda maior. Essa modalidade exige do aluno dedicação extraclasse para desenvolver uma boa tese com base na pesquisa desenvolvida.

Se você ficou em dúvida, saiba que, em regra geral, o mestrado vem primeiro. Isso acontece porque a maioria das instituições do Brasil só aceitam estudantes para programas de doutorado depois que eles passam pelo mestrado. Porém, se o projeto de pesquisa, assim como, o currículo acadêmico do estudante impressionar, nada impede que a universidade aceite conceder o ingresso no doutorado antes do mestrado. Mas vale lembrar que o conhecimento é um processo e para ganhar experiência acadêmica pode ser melhor seguir as etapas habituais desse processo.

Como já falamos anteriormente, como regra geral para fazer doutorado precisa de mestrado. Porém, algumas faculdades podem aceitar alunos diretamente no programa de doutorado. Isso vai depender do projeto de pesquisa apresentado pelo aluno, assim como, o seu currículo acadêmico.

Muitos estudantes questionam: o que é preciso saber antes de fazer o mestrado? Para começar, é preciso gostar de estudar e ser curioso. Porque a relação do aluno com o aprendizado no mestrado é muito diferente do que na graduação, por exemplo, ele deve ser um verdadeiro pesquisador. Por isso, terá que estudar muito sozinho. O aluno também precisará ter tempo disponível para participar de palestras, congressos e conferências que possam enriquecer sua formação.

Além disso, também é exigido do estudante, conhecimento em línguas estrangeiras que vão além do inglês. Isso é importante, para que ele consiga ter um maior aproveitamento dos materiais pesquisados, além de ser testado por meio de avaliações.

O curso de doutorado dura de quatro a cinco anos. Apesar disso, a carga horária dentro da instituição de ensino não é grande. Porém, é exigido do aluno estudos por conta própria, no geral, com dedicação exclusiva. Por isso, algumas instituições oferecem bolsas, para que o aluno não se divida entre o doutorado e o trabalho.

Para cursos de doutorado é preciso passar por uma seleção, assim como acontece no mestrado. Nesse processo é avaliado currículo, projeto de pesquisa e o aluno passa por uma entrevista. Ainda é possível que a instituição aplique uma prova de conhecimentos específicos gerais. Também pode ser cobrado o domínio de dois idiomas estrangeiros.

Para garantir a aprovação, o aluno terá que ser considerado apto com base em sua tese. Esse trabalho é apresentado a uma banca examinadora e precisa ter um ponto de vista inédito sobre determinado assunto, além de contribuir para o avanço do conhecimento. Se for aprovado, o estudante vira doutor.