Webinar promovido pela Unifacvest contou com a participação de pesquisadores internacionais

28/07/2020

No último sábado, 25/07, a Unifacvest promoveu um Webinar Internacional com a participação de doutores indianos e brasileiros, tendo como base o tema Espiritualidade e Educação. O objetivo do evento era promover a troca de experiências entre países e discutir sobre a importância da universidade na formação humana, considerando aspectos pessoais, profissionais e espirituais, além de exibir a preocupação da instituição com os temas que vêm sendo discutidos na sociedade.

Participaram do debate os indianos Dr. Pankaj Srivastava, secretário geral da FATER Academy of Índia e Dr. Sumit Kumar Gupta Dean, atuante nas áreas de engenharia e física e decano da Parishkar College of Global Excellence. Eles abordaram sobre o impacto da espiritualidade na aprendizagem e os grandes desafios no ensino superior, respectivamente. Também participou do webinar a Dra. Maria Emília Camargo, da Universidade Caxias do Sul (UCS), que discutiu sobre o efeito moral da espiritualidade na educação. Entre os doutores participantes, estiveram a Prof. Dra. Beatriz Lúcia Bizotto e a Prof. Dra. Arceloni Neusa Volpato, ambas da Unifacvest.

Segundo a Dra. Beatriz Bizotto, que foi a responsável pela coordenação do webinar, o apoio da universidade é fundamental para a realização de debates como este. Ela avalia o momento como mágico pela temática abordada e também pela participação de pessoas de diferentes países como Brasil, Espanha, Índia, Turquia e Blangadesh. A doutora não descarta a realização de um novo webinar, envolvendo mais acadêmicos de diferentes localidades. "Tivemos palestrantes muito bons. O debate poderia se prolongar por um longo tempo, diante da abordagem realizada", encerrou.

Já a Dra. Arceloni Volpato ressaltou que a experiência foi muito rica, evidenciando a diferença que existe da nossa vivência e espiritualidade com a de outros povos. Durante o debate, ela falou sobre a pluralidade religiosa, sincretismo e espiritualidade fervorosa materializada nas nossas crenças.

Conforme a professora, o palestrante Pankaj Srivastava apresentou estudos relacionados a meditação e yoga, como a interferência destas práticas na vibração corpórea. "Acredito que esta vivência entre as duas culturas acadêmicas é muito importante, aprendemos ambos. Embora seja acadêmica, temos vivências e diretrizes distintas. Depois temos as questões culturais, algumas universais, mas também existem as locais. É incrível o tratamento científico que eles dão a espiritualidade, um tema tão metafísico", completa.

Ações como esta fazem parte do processo de internacionalização da Unifacvest, que deverá contar com a realização de novas vivências como intercâmbios para professores e acadêmicos, visando uma rica troca de experiências.

Imagem: Palestrantes debateram sobre espiritualidade e educação de forma virtual. (Fonte: Beatriz Lúcia Salvador Bizotto/Redes sociais)

Imprensa: release completo no link abaixo