Modelagem matemática é debatida em E-Academic Week de Engenharia Elétrica

26/08/2020

Modelagem matemática é debatida em E-Academic Week de Engenharia Elétrica

Inicia nesta terça-feira, 25/08, a E-Academic Week do curso de Engenharia Elétrica. O Prof. Dr. Leonardo Broering Groff destacará sobre a modelagem matemática na presença de incertezas, modelos matemáticos incertos, descrição das incertezas e análise robusta.

Conforme Groff os modelos matemáticos são uma descrição lógica e simbólica de um fenômeno ou processo real e busca aproximar, da melhor forma possível, a dinâmica do sistema real. Devido a sua natureza, os modelos possuem incertezas inerentes por diversas razões como dinâmicas não modeladas, perturbações externas, parâmetros desconhecidos, linearizações e ruídos de medição.

Durante a palestra o professor explica para os participantes como esse conteúdo irá funcionar na prática. Esclarece ainda que as incertezas podem ser variantes no tempo (ruídos, perturbações, dinâmicas não modeladas e linearizações) e invariantes no tempo (incertezas paramétricas). O Método Lyapunov também é abordado durante a palestra. "Este método consiste em procurar uma função V (x) dos estados dos sistemas (x(t))", aponta o docente.

Também faz parte da programação da E-Academic Week do curso de Engenharia Elétrica, palestras sobre Adequação (retrofit) de uma Subestação Convencional de Entrada de Energia de uma Indústria classe 15kV e Habilidades e Competências essenciais no mercado de trabalho.

As inscrições seguem abertas na Sala Virtual do Unimestre pelo período de 30 dias. Informações pelo site www.unifacvest.edu.br ou pelo WhatsApp (49) 3225-4114.

Por Kimberly Ganzer - Acadêmica bolsista
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins
Jornalista: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC

 

Legenda da imagem 01: Modelagem matemática e método Lyapunov são abordados durante a palestra. (Fonte: Pixabay)


Galeria de Fotos