Professor Ed afirma que seu Plano de Governo contempla o programa de bolsas de estudo municipal

17/10/2020

A Unifacvest durante o ciclo de conversas com os candidatos à Prefeitura de Lages (SC), cidade sede do Campus Central, ouviu às 19h30 desta sexta-feira, 16/10, o Professor Ed Antunes, candidato do Psol que esteve acompanhado com a candidata a vereadora Chaiane Susin. O Reitor Geovani Broering está apresentando aos candidatos a proposta da criação do Programa Educação para Todos - PROET, em nível municipal, nos moldes do Prouni. Este Programa que já foi apresentado ao executivo municipal abrange "estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Ensino Superior, em instituições privadas instaladas no Município de Lages, com ou sem fins lucrativos".

Broering explicou que em 2003 após audiência pública da Assembleia Legislativa de SC em Lages apresentou proposta semelhante aos deputados, pois o programa de bolsas do artigo 170 da Constituição Estadual abrangia apenas instituições comunitárias, momento em que foi ampliado e hoje, possibilita aos alunos ingressarem em qualquer universidade estadual pelo Uniedu, sem distinção.

Com o Programa atual, os pais e os jovens poderão escolher em qual escola ou universidade estudar com o apoio da Prefeitura que não precisará investir recursos, mas trocar impostos e serviços por vagas nas instituições.

Professor Ed disse "ficamos muito felizes de saber que as perspectivas que são pensadas pela Unifacvest já estão contempladas no nosso plano de governo. Recebemos uma proposta e vamos avaliar isso juridicamente. Esperamos tirar muitos frutos e conseguir implementar tudo isso que a gente conversou a partir do dia 01 de janeiro do ano que vem quando assumirmos a prefeitura", encerrou.

O Reitor salientou que "hoje não temos uma pessoa que se formou na universidade e que esteja em situação pior de alguém que não estudou. Quando falamos em educação você tem que pensar lá na frente. A universidade fica sem fronteiras. Traz pessoas para pensar". "Sobre as bolsas para os servidores municipais, tem que cuidar com as limitações que são impostas pelo atual programa, impossibilitando o acesso, ponderou com o candidato que também atuou como sindicalista no âmbito dos servidores municipais", concluiu.

A Unifacvest enviou o PROET para a assessoria de todos os candidatos à prefeitura de Lages e com o Reitor conversaram os candidatos Lucas Neves (PSL), Airton Amaral (Patriotas) e Carmen Zanotto (Cidadania). O candidatos do PT, Clemon Dias tem agenda para a próxima sexta-feira, dia 23/10, a partir das 20h. O atual prefeito e candidato do PSD encerra o ciclo na segunda-feira, dia 26, às 17h.

Leia a minuta do projeto aqui:

Legenda das imagens: Reitor Geovani Broering em audiência com o candidato Professor Ed (Psol) e a candidata a vereadora, Chaiane Susin

Por Ricardo Leone com transcrição de Patrícia Dias e Rafael Vargas.

Jornalista: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC