Reitor destaca papel do Ex-Deputado Ceron no Art. 170 e o candidato assume implantar o PROET

26/10/2020

O atual prefeito e candidato à reeleição Antonio Ceron (PSD) encerrou o ciclo de conversas da Unifacvest com os pretendentes ao paço municipal de Lages em 2021, sede do Campus Central da Universidade. Às 17h iniciou a reunião do Reitor Geovani Broering com os representantes da coligação "Lages em boas mãos" que contou com a presença do vice-prefeito e também candidato à reeleição Juliano Polese (Progressistas) e do assessor de imprensa Willian Veronezzi.

O Reitor Geovani Broering aproveitou a ocasião para destacar a importante atuação do ex-deputado Antônio Ceron na Assembleia Legislativa de Santa Catarina no ano de 2003 quando o Artigo 170 da Constituição Estadual passou a permitir que alunos das instituições privadas também poderiam ter acesso às bolsas de estudos beneficiando milhares de catarinenses desde então. "Foi com a atuação firme do deputado que entendeu a nossa proposta à época que o cenário da educação superior catarinense mudou e permitiu a existência do Uniedu", afirmou Broering.

Sobre o objeto da conversa com os candidatos o Reitor reapresentou a proposta da criação do Programa Educação para Todos - PROET, em nível municipal, nos moldes do Prouni e que abrange "estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Ensino Superior, em instituições privadas instaladas no Município de Lages, com ou sem fins lucrativos". Com o Programa apresentado, os pais e os jovens poderão escolher em qual escola ou universidade estudar com o apoio da Prefeitura que não precisará investir recursos, mas trocar impostos e serviços por vagas nas instituições.

Antonio Ceron afirmou "sempre acreditei e acredito em Lages. Por isso continuo aqui e quero contribuir ainda mais com esta cidade. Eu fico muito feliz em ver os números positivos da Unifacvest, quer no desenvolvimento da cidade, quer na resposta rápida à Pandemia orientando e continuando com a formação de quase 13 mil alunos, garantindo a qualidade e a igualdade de oportunidades em Lages e ,por isso, recebo com muito orgulho este projeto de bolsas que vai permitir, de forma inédita, na cidade, que todo cidadão possa ter a oportunidade de cursar o ensino superior e poder contribuir para mudar a sua história e a da sua família. Neste caso os empreendimentos de educação privada poderão trocar valores devidos em impostos por serviços. A ideia é muito boa, faz parte do nosso programa de governo e vamos implantar no ano que vem, pois é uma Lei que beneficiará todos os lageanos e todas as instituições privadas da cidade, não exclusivamente a Unifacvest. Admiro empresários que pensam na amplitude da cidade", encerrou.

Durante a conversa o Reitor salientou que "é imperativo a prefeitura retomar o programa de bolsas de qualificação em serviço para os servidores municipais. Para todos, sem distinção, com a mentalidade de que formando um servidor, forma-se um lageano. É um especialista a mais que contribuirá para o desenvolvimento da cidade". Ainda em sua fala, Geovani Broering voltou a evidenciar a necessidade de investir no desenvolvimento e planejamento da cidade. "Tem que planejar a cidade num todo, começando pela educação. Hoje a Unifacvest integra o rol das 10 maiores universidade que ofertam programas de EAD no país. Estamos há dez anos entre as cinco melhores universidade privadas do Brasil e isso quem diz não é o Reitor, é o Ministério da Educação. Portanto, colocamos a nossa expertise para auxiliar o poder público na qualificação das pessoas para que elas possam contribuir na resolução dos problemas encontrados aqui. Quem assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2021 precisa criar um programa de fomentação de pequenas empresas e incentivar os cidadãos a crescerem, gerando renda e novas oportunidades", concluiu.

A Unifacvest enviou o PROET para a assessoria de todos os candidatos à prefeitura de Lages e com o Reitor conversaram também os candidatos Lucas Neves (PSL), Airton Amaral (Patriotas), Carmen Zanotto (Cidadania), Professor Ed (Psol) e Cleimon Dias (PT).

Leia a minuta do projeto clicando aqui

Legenda das imagens: Reitor Geovani Broering em audiência com o candidato Antonio Ceron (PSD) e Juliano Polese (Progressistas)

 

Por Ricardo Leone com transcrição de Patrícia Dias e Rafael Vargas.

Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins
Jornalista: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC


Galeria de Fotos