Sucesso do 6º Simpósio Internacional da Unifacvest chega aos cinco continentes

19/11/2020

Após um dia de troca de conhecimento através de nove conferências e três mesas redondas, reunindo 25 palestrantes do Brasil e de mais sete países, encerrou na noite desta quarta-feira, 18/11, o 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual da Unifacvest. O evento foi transmitido ao vivo e segue disponível no canal UnifacvestPlay, no YouTube.

Em seu pronunciamento, o reitor Geovani Broering evidenciou o trabalho construído ao longo do simpósio para a divulgação das ações e novas estruturas que fazem parte da educação internacional e que estão cada vez mais próximas das pessoas. "Neste momento em que a sociedade internacional precisa do apoio da ciência e do conhecimento, as universidades estão alcançando seu êxito. Encontramos a grande maioria das instituições preparadas para enfrentar estes desafios, além disso encontramos em nossa comunidade universitária uma nova forma de enxergar, aprender e divulgar a ciência. Agradecemos ", evidenciou o reitor.

O pró-reitor acadêmico, Roberto Lopes da Fonseca avaliou positivamente a realização do simpósio, principalmente pelo multiculturalismo presente ao longo do evento que permitiu a troca de experiências, resultado assim, no desenvolvimento da educação. Fonseca evidenciou o trabalho realizado pela equipe organizadora e convidou os presentes para participarem do Global Challenges and Threats to National economies nowadays, um evento internacional promovido pela Unifacvest nos dias 20, 21 e 22 de novembro, com a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal, Índia, Ucrânia e Ásia.

A coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais e coordenadora de assuntos internacionais da Unifacvest, Prof. Dra. Arceloni Neusa Volpato, também fez seu pronunciamento no término do evento. Emocionada, ela agradeceu pela participação da comunidade acadêmica que esteve presente ao longo do dia enfatizando que "o Simpósio foi um sucesso. Discutimos temas muitos relevantes que estão em evidência em todo o mundo, com profissionais que estão construindo a nossa história", afirmou a docente, sob aplausos dos expectadores.

A terceira mesa redonda marcou o encerramento da série de debates do evento. Com o tema "Formação de profissionais para o século 21", participaram do momento pesquisadores que integram a Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), Dr. Alejandro Villalobos Claveroa (Chile), Dra. Rosangela Martins Carrara (Brasil), Dr. Juan Martin Almeraya (México) e a Mg. Claudia Patrícia Gallo Castro, que representou o MSc Javier Alfonso Molano (Colômbia).

Para o Dr. Juan Martin Almeraya, existe a necessidade em abrir espaços de formação que conciliem aspectos humanos e o profissionais. O pesquisador mexicano defende que "se há uma formação de seres humanos, vamos formar seres profissionais que busquem se realizar e realizar as outras pessoas. Uma pessoa feliz potencializa os outros", concluiu.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Extensão, prof. Renato Rodrigues, presidente do comitê organizador, "o Simpósio cresce a cada ano e, nesta sexta edição, chegou aos cinco continentes, tendo mesas redondas e conferências presididas fora do Brasil. Conseguimos manter e ampliar a realização deste grandioso evento que mostra a qualidade da pesquisa e da extensão desenvolvidas na Unifacvest e que estão disponíveis para todo o mundo nas inovadoras galerias virtuais de pôsteres, resumos e lançamento de livros", concluiu.

O 6º Simpósio Internacional sobre Metodologias Ativas e Imersão Cognitiva Virtual foi promovido pela Unifacvest, organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais com apoio dos programas de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter/Dinter) recomendados pelo Capes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro. Integraram a organização do evento e a coordenação internacional das conferências e mesas redondas a Associação Latino Americana de Ciência e Tecnologia (ALAC), a FAI (Índia), o ITIFP (Colômbia) e a UPES (Índia).

A infraestrutura do VI Simpósio contou com a participação do Diretor da Unifacvest Tech, Victor Broering, Departamento de Tecnologia com Glédison Bomfim, Matheus dos Santos e Djalma Hipólito Ribeiro. A tradução simultânea inglês/português/inglês esteve a cargo de Rafael Wilske. A Unifacvest Press integrou o comitê de comunicação social. Ana Wilske atuou como intérprete de LIBRAS.

Os anais impressos e na versão digital estarão disponíveis até o final de dezembro junto com as galerias virtuais de pôsteres, resumos e lançamentos de livros que já estão disponíveis em http://unifacvest.com.br/sistema/apresentacao

Por Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC e Ricardo Leone Martins

Legenda de imagens: 1) Reitor Geovani Broering durante seu pronunciamento. 2)Conferencistas da mesa redonda 3. 3) Participantes na sessão de encerramento