1º Colóquio do novo mestrado em Direito foca nas mudanças globais, valorizando aspectos regionais

28/11/2020

Com o tema Paradoxo da inclusão social e o desenvolvimento regional, aconteceu na noite desta sexta-feira, 27/11, o 1º Colóquio de Direito e Desenvolvimento Sustentável da Unifacvest. Foi palestrante a Prof. Dra. Sandra Regina Martini que atuará como docente do novo Programa de Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento Sustentável, ofertado a partir de 2021 pela universidade.

O Colóquio foi mediado pela Prof. Ma. Viviane Grassi e contou, na abertura, com a participação dos pró-reitores Prof. Me. Renato Rodrigues e Prof. Me. Roberto Lopes da Fonseca, além da coordenadora do curso de Direito Prof. Ma. Caroline Ribeiro Bianchini e do coordenador do Programa de Pós Graduação Minter/Dinter em Direito da Unifacvest/UVA - Universidade Veiga de Almeida, Prof. Dr. Leonardo Rabelo da Silva.

Inicialmente a Prof. Ma. Viviane Grassi destacou a relevância do colóquio como edificação do novo programa de mestrado profissional da Unifacvest e o papel da instituição na busca do desenvolvimento regional sustentável. "Nós seguimos os 17 objetivos de desenvolvimento sustável da ONU com o objetivo de promover a inclusão dos sujeitos e o desenvolvimento regional, seja pelos Campi ou pelos pólos espalhados pelo país. Este evento vem ao encontro com o que a Unifacvest desenvolve ao longo dos anos", destacou.

Em suas considerações iniciais, Dra. Sandra Martini fez uma reflexão sobre o papel dos profissionais do direito no cenário pandêmico, enfatizando a importância da pesquisa ainda na graduação. Conforme a palestrante, o colóquio marcou o início de diversas pesquisas e questionamentos que serão realizados através do novo mestrado profissional que está sendo ofertado.

Em sua fala, a docente enfatizou ainda que o novo curso não destina-se apenas aos operadores do direito, mas para profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. "O desenvolvimento sustentável se apresenta como uma grande emergência e a relação entre o local e o global será amplamente discutida neste projeto de mestrado, envolvendo sempre a ideia de rede. A sociedade atual é uma malha de comunicações e é nesse lugar que pretendemos construir um projeto que valorize o local, mas que tenha foco nas mudanças globais e que promova a inclusão, sem gerar exclusão", evidenciou Dra. Sandra.

A preocupação da Unifacvest em estar sempre a frente no seu tempo foi motivo de comentário do Prof. Dr. Leonardo Rabelo da Silva, da Universidade Veiga de Almeida. Para o coordenador do Minter/Dinter em Direito, a instituição lageana está conectada com a qualidade em tudo o que desenvolve, sendo ágil nas suas relações e no seu crescimento. "A serra catarinense precisava de um programa com a sua identificação, com as suas necessidades sendo atendidas e seus problemas sendo resolvidos, suas hipóteses sendo descobertas", declarou.

O vídeo do Colóquio está disponível, na íntegra, no canal UnifacvestPlay no YouTube ou neste link https://youtu.be/T1HtlWF-ths

O edital do Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento Sustentável está disponível no link https://bit.ly/363f6xR. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação que fica localizada na Avenida Marechal Floriano, 947, no centro de Lages (SC). O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h.

Os interessados poderão obter outras informações com a secretária do programa Mayara Gabriela Vieira Azi através do email: mestradodoutorado.unifacvest@gmail.com ou pelo telefone (49) 3225.0062. O Programa tem um canal exclusivo no whatsapp (49) 99107-0784

Por Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC e Ricardo Leone Martins

Legenda de imagem: 1º Colóquio em Direito e Desenvolvimento Sustentável