Ranking do MEC consolida Unifacvest entre as melhores universidades privadas do País

01/12/2020

O Ministério da Educação liberou na última semana o acesso aos dados preliminares dos indicadores da Educação Superior no Brasil em 2019, compostos pelo Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Este último com acesso apenas a partir de 2021 conforme nota técnica do INEP. Como ainda está na fase de conferência pelas instituições este acesso não é publico. De acordo com a primeira análise a Unifacvest consolida-se entre as cinco melhores universidades privadas do Brasil e no pódio em Santa Catarina pelo quinto ano consecutivo. O ranking do MEC é feito através de notas entre 1 e 5, sendo cinco a nota máxima.

O Reitor da Unifacvest, prof. Geovani Broering, detalha que em 2019 foram avaliados os cursos das áreas da engenharia e da saúde. Os demais têm avaliações futuras ou as tiveram em 2018, quando a Unifacvest também despontou à frente, colocando Lages em destaque nacional no quesito qualidade de ensino superior. Broering informa que o curso de Arquitetura se mantém como o melhor do Brasil com CPC 5, seguido pelos cursos de Nutrição e Radiologia, também com CPC 5 na faixa. "Há alguns anos jamais se esperaria que em uma cidade do interior do Brasil pudesse haver os melhores cursos de engenharia e da saúde do país", comenta com orgulho. "E a Unifacvest conseguiu essa proeza com muito trabalho e empenho dos seus professores e alunos", reforçou.

Os outros cursos da área da saúde e das engenharias avaliados tiveram CPC 4, ficando por décimos, muito próximos à nota máxima. São eles em ordem alfabética: Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia.

Com estes resultados expressivos nas notas entre 4 e 5, Geovani conclui que "a Unifacvest está muito próxima de atingir o IGC 5. Estamos num seleto grupo, como na fórmula 1. Existem as principais escuderias que disputam, nos detalhes, milésimos de segundos para estar no pódio. Após elas há um abismo, ou seja, as outras. Se não for com os indicadores de 2019, certamente em 2020 teremos atingido o índice máximo, pois um dos fatores das altas notas das universidades federais são os programas de mestrado e doutorado que apenas somam-se às notas dos cursos de graduação. Nossos programas de mestrado e doutorado são jovens, somente a partir de 2019 começamos a pontuar neste quesito. Lages e o Brasil vão se surpreender muito com a Unifacvest nos próximos anos. Cabe lembrar que o nosso credenciamento para a oferta de cursos EAD em todo o Brasil tem a nota máxima: 5 (cinco)".

A tecnologia, a infraestrutura, a inovação e a qualidade dos professores da Unifacvest, reconhecida pelos indicadores do MEC, é a garantia que o futuro profissional precisa ter no seu currículo. Um diploma de uma universidade estrelada, bem conceituada, bem avaliada e entre as cinco melhores do seu país faz toda a diferença no mercado de trabalho. O Reitor ressalta que o índice de empregabilidade e empreendedorismo dos egressos da Unifacvest conforme dados censitários internos de 2019 chega a 97%.

A Unifacvest está com processo seletivo para entrada em 2021 em três modalidades: vestibular on-line, nota do Enem e Histórico Escolar, oferecendo 40% de desconto por pontualidade para pagamento das mensalidades até o dia 7 de cada mês. A inscrição para o processo seletivo 2021 pode ser feita diretamente neste link: https://bit.ly/32ahUap. Para saber mais sobre os cursos estrelados com matrículas abertas acesse unifacvest.edu.br/presencial.

Para saber mais sobre os nossos cursos na modalidade EAD Premium em todo o Brasil acesse unifacvest.edu.br/ead.

A Unifacvest tem um canal exclusivo para atendimento rápido no whatasapp que pode ser acessado aqui: https://web.whatsapp.com/send?phone=554932254114

Para saber mais:

O que é o CPC - Conceito Preliminar de Curso

Utilizado para avaliar os cursos de graduação, o CPC conta com uma escala que vai de 1 a 5, sendo as notas a partir de 3 consideradas satisfatórias. Instituições com média inferior a 3 devem passar por uma visita de avaliação do MEC. A nota 5 é o nível mais alto de qualidade. As universidades com nota baixa no CPC podem ser descredenciadas pelo MEC caso obtenham pontuação entre 1 e 2 em mais de uma avaliação. Outro fator que culmina no descredenciamento é a baixa oferta de cursos e a falta de qualidade no ensino e na estrutura física.

Como é calculado o CPC

O conceito é calculado com base no resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) do ano anterior à sua divulgação. Além do Enade, o cálculo do CPC também analisa a infraestrutura necessária ao funcionamento do curso, a qualidade das instalações, a quantidade e qualificação dos docentes. Com essas informações e dados é realizada uma conta para chegar ao Conceito Preliminar do Curso e aos indicadores do ensino superior no Brasil.

CPC na faixa

É o arredondamento da nota para valores inteiros entre 1 a 5, arredondando os décimos para melhor compreensão pública.

Por Ricardo Leone Martins

Jornalista responsável: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC