Força, superação e empatia marcaram o ano na clínica de Fisioterapia da Unifacvest

29/12/2020

Mesmo diante da pandemia, a Unifacvest seguiu realizando os atendimentos nas clínicas localizadas no Campus Saúde. Cumprindo todas as orientações do Ministério da Saúde e os decretos estadual e municipal, os serviços aconteceram com redução na capacidade habitual dos espaços, mas sem deixar de ser desempenhados com qualidade e eficácia. Os atendimentos efetuados pelos acadêmicos durante as aulas práticas e estágios contaram sempre com a orientação de professores especialistas em cada área.

Ao longo do ano, 67 alunos realizaram cerca de 5.950 atendimentos na clínica de fisioterapia. Visando a melhora da capacidade residual funcional, a cardiorrespiratória foi uma das áreas mais requisitadas pela comunidade, indo ao encontro do desenvolvimento pulmonar, da higiene brônquica e da melhora da obstrução alveolar. Nesta especialidade, a Unifacvest também ofertou atendimentos para pacientes que contraíram a Covid-19, visando a promoção da qualidade de vida através do fortalecimento muscular dos pulmões.

Os acadêmicos de fisioterapia atenderam também pacientes nas áreas de ortopedia, pilates, hidroterapia e neurologia adulto e infantil. Um dos pacientes atendidos foi o pequeno Artur Pavan que nasceu com agenesia femoral. Através da área de neurologia infantil, o garoto de 10 anos frequentou a clínica semanalmente, onde foram realizados exercícios de equilíbrio, fortalecimento e de dissociação. A história dele foi conhecida no mês de setembro, durante a semana da luta nacional da pessoa com deficiência. Confira em https://bit.ly/2VRA117.

Os espaços amplos e os modernos equipamentos são dois dos diferenciais da clínica de fisioterapia da Unifacvest. Dentre as salas totalmente projetadas está a de pilates, que é considerado atualmente um dos ramos da fisioterapia com mais ascensão no mercado de trabalho.

Os estágios na área são orientados pela Profª. Mariele Silveira que afirma que o processo de ensino e preparação dos acadêmicos em meio a pandemia foi um grande desafio. "Todos os dias o medo e a exposição tomavam conta, porém a força, a superação, o cuidado e a empatia de cada aluno se sobressaíram", destaca. Conforme a docente, o objetivo de formar bons profissionais foi alcançado. "Hoje eles estão saindo da universidade totalmente preparados para qualquer desafio que possa surgir. Apesar de todas as dificuldades, a sensação que fica é de dever cumprido", conclui.

Os atendimentos na clínica de fisioterapia encerraram no dia 18 de dezembro e tem retorno previsto para o dia 18 de janeiro. Para mais informações acesse as redes sociais da Unifacvest ou o site https://www.unifacvest.edu.br/.

 

Por Rafael Oliveira Vargas - Jornalista RPTME 6697/SC
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação <press@unifacvest.edu.br>
Coordenação: Ricardo Leone Martins

                                                                                              

Legenda de imagem: 1. Professora Mariele Silveira orienta acadêmicos durante estágio.


Galeria de Fotos