Unifacvest investe em educação mediada por tecnologias

19/01/2021

O ano acadêmico de 2021 da Unifacvest inicia oficialmente no primeiro dia de fevereiro para os veteranos dos cursos presenciais no campus central em Lages (SC). Os calouros entram no mês de março. Como o cenário atual é atípico e algumas incertezas cercam o retorno às aulas presenciais em todo o Brasil, a Unifacvest está investindo pesado no novo conceito de educação mediada por tecnologias. Na prática as inovações que foram implantadas em 2020 com as atividades geradas nas plataformas digitais, com os professores e alunos em home class, serão implementadas com a geração das aulas diretamente do campus central, com ou sem alunos nas salas de aula.

Para isto todas as salas de aula, mais de duas centenas, estão sendo equipadas com um kit tecnológico que inclui microcomputador, tela e projetor de imagens e sons, webcam, suportes flexíveis e conexão de alta velocidade para envio e recebimento de dados. Isto permitirá que os professores possam ministrar suas aulas com liberdade de movimentos entre os alunos que estarão nas salas de aula sem prejuízo nas imagens para aqueles que estiverem acompanhando remotamente em home class.

Este avanço no investimento de recursos para uma educação mediada por tecnologias veio para ficar, afirma com orgulho o reitor da Unifacvest, professor Geovani Broering, independentemente de as aulas retornarem à presencialidade costumeira. Ou seja, os acadêmicos da Unifacvest terão acesso ao longo da sua vida acadêmica a todo o acervo de aulas cursadas na graduação, podendo revê-las sempre que quiserem. E os professores, com todo o conteúdo armazenado em nuvem podem ter acesso rápido para reeditar e transcrever seus conteúdos com vistas às publicações em revistas científicas. Pois, conforme ressalta o reitor, nossos professores têm vasta formação em pesquisa e, todo pesquisador, constrói aprendizagens em todo o seu tempo na academia, tornando a sala de aula um celeiro de produções científicas.

Este novo conceito de educação permitirá que alunos e professores em situação de adversidades na biossegurança continuem com suas atividades mesmo que a presença seja virtual. Nada parou e nada vai parar na Unifacvest, garante o reitor, otimista com os resultados gerados em 2020, primeiro ano de universidade remota da história contemporânea.

As atividades práticas em laboratório também serão, paulatinamente, capturadas pelas lentes e passarão por um processo de mapeamento digital 3D para alimentar as plataformas de realidade virtual, mista e ampliada usadas em 2020 pelos alunos dos cursos presenciais e, em 2021, também para os alunos dos cursos EAD das áreas das engenharias e saúde.

Durante o período de emergência sanitária são adotados protocolos de biossegurança, com uso de EPIs para garantir a saúde de alunos e professores, com redução, distanciamento e escalonamento de alunos em sala de aula, através de inscrição prévia on-line, conforme protocolos e calendários estabelecidos pelo MEC e órgãos reguladores locais.

O currículo dos cursos segue a Portaria MEC Nº 2117/2019 com a oferta de disciplinas na modalidade EAD garantindo que o futuro profissional desenvolva competências e habilidades de tecnologia de informação & comunicação e uso ético na trafegabilidade digital.

A Unifacvest oferece estágio curricular obrigatório nas clínicas escola de saúde humana e animal, Casa da Cidadania e Tech (Centro de engenharia e biotecnologia avançada) e tem convênio com organizações e entidades em todo o Brasil.

Com o processo de internacionalização a oferta de algumas disciplinas em 2021 será bilíngue e iniciarão os  programas de mobilidade estudantil e docente (intercâmbio) com vários países, além de um centro de idiomas para aprendizagem de inglês e espanhol. Neste ano os intercâmbios serão virtuais com alunos e professores integrando salas de aula virtuais em outras universidades simultaneamente e a Unifacvest recebendo alunos e professores delas nas suas salas de aula.

Todos os materiais educacionais dos cursos presenciais estão na Sala Virtual que é dinâmica, com realidade virtual, realidade aumentada, gamification, simuladores de laboratórios com operação remota de robôs e bibliotecas digitais da Pearson e da Saraiva. Os materiais podem ser impressos gratuitamente.

Este conjunto de recursos tecnológicos e de infraestrutura, aliado ao melhor corpo docente do Brasil faz da Unifacvest o melhor centro universitário privado do Brasil através do reconhecimento do MEC no ranqueamento anual.

A Unifacvest está com matrículas abertas para todos os seus cursos e modalidades. Para saber dos cursos, das modalidades e das cidades que oferecem há um buscador inteligente em unifacvest.edu.br e também um canal direto pelo whatsapp (49) 3225-4114.

Por Ricardo Leone Martins

Jornalista responsável: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC