Professores da Unifacvest retornam com Semana de Formação Continuada em Sala Virtual

25/01/2021

O ano acadêmico de 2021 da Unifacvest inicia hoje para os docentes com uma semana de formação continuada on-line que tem, como objetivo, apresentar, qualificar e debater as inovações que serão implementadas nos cursos presenciais em Lages (SC) e a integração dos professores aos novos cursos EAD de engenharia, saúde e área jurídica. A temática da semana traz uma pergunta: "o professor ensina e o aluno não aprende. E agora?", focando em uma análise diagnóstica realizada através da avaliação institucional e apresentando metodologias ativas que permitam a construção de competências linguísticas de leitura e autodidaxia, sobretudo com o cenário de uma educação mediada por tecnologias. O Programa no ano de 2020 teve dois momentos e seu ápice em dois eventos internacionais de forma virtual: o III COVAITE e o 6º Simpósio Internacional que trouxeram experiências internacionais na aplicação de metodologias ativas na aprendizagem da educação superior.

Para o reitor Geovani Broering a educação e a universidade que os alunos conhecem hoje é diferente daquela em que os professores foram formados. E o processo de formação continuada não é mais o ato de buscar novas respostas para o que se conhece, mas sim, compreender que novas perguntas estão sendo feitas e que precisamos empreender muito estudo e pesquisa para respondê-las. É esta a diferença que faz a Unifacvest estar à frente do seu tempo e ser reconhecida como uma das cinco melhores do Brasil pelo MEC.

De acordo com a Profª Drª Arceloni Volpato, integrante da Equipe Multidisciplinar que coordena a Formação Continuada, a construção da autodidaxia permite desenvolver no aluno competências para que ele possa gestionar a própria construção do conhecimento.Portanto, durante a formação, os professores farão uma imersão em metodologias que permitem selecionar as estratégias, materiais e mídias que atendam às necessidades desta construção.

As aulas na Unifacvest iniciam no dia primeiro de fevereiro e os calouros ingressam em 01/03/2021. Como o cenário atual é atípico e algumas incertezas cercam o retorno às aulas presenciais em todo o Brasil, a Unifacvest iniciará as aulas de forma remota (on-line e ao vivo na Sala Virtual) e retornará com aulas na universidade ao longo do semestre, conforme as condições de biossegurança permitirem.

Com o processo de internacionalização a oferta de algumas disciplinas em 2021 será bilíngue e iniciarão os programas de mobilidade estudantil e docente (intercâmbio) com vários países, além de um centro de idiomas para aprendizagem de inglês e espanhol. Neste ano os intercâmbios serão virtuais com alunos e professores integrando salas de aula virtuais em outras universidades simultaneamente e a Unifacvest recebendo alunos e professores delas nas suas salas de aula.

A Unifacvest está com matrículas abertas para todos os seus cursos e modalidades. Para saber dos cursos,das modalidades e das cidades que oferecem há um buscador inteligente em unifacvest.edu.br  e também um canal direto pelo whatsapp (49) 3225-4114.

Por Ricardo Leone Martins

Jornalista responsável: Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC

Legenda de imagens: Professores da Unifacvest em atividades remotas no ano de 2020.