Quatorze de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

14/06/2021

No dia quatorze de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, e esta data tem por objetivo homenagear os já doadores e também incentivar os que não são a contribuírem neste ato tão nobre.

A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2004, para homenagear o nascimento do austriaco Karl Landsteiner (1868-1943), importante imunologista que descobriu o fator RH e várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Os bancos de sangue são fundamentais, pois com eles é possível o atendimento médico para diversos casos, desde o auxílio a pacientes durante cirurgias até atendimentos de feridos em situações extremas, como desastres naturais e conflitos armados, mas infelizmente no Brasil, os estoques têm diminuído consideravelmente.

No ano de 2020, de acordo com o coordenador administrativo do Hemosc em Lages, Maurício Felix Hermes, a doação de sangue no país diminuiu de 15% a 20% em comparação a 2019. Isso se deve principalmente ao medo da população de se contaminar com o vírus Covid-19 ao se deslocar aos pontos de coleta, o que prejudicou os estoques. Por isso, a data ressalta a importância da população se conscientizar e voltar a realizar as doações.

Os centros de doação estão tomando medidas para evitar a disseminação do coronavírus entre seus funcionários e doadores, realizando agendamentos para evitar aglomerações, higienização constante dos locais e distanciamento.

Os critérios para doar sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre dezesseis e sessenta e nove anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os sessenta e cinco anos (menores entre dezesseis e dezoito anos devem estar acompanhados de responsável legal para assinar termo de responsabilidade).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas vinte e quatro horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, por exemplo Carteira de Identidade ou CNH.
  • Homens podem doar sangue a cada dois meses, e mulheres a cada três meses.
  • Pessoas vacinadas para a gripe comum devem aguardar 48 horas após a aplicação via rede pública ou trinta dias se fez em rede particular.
  • Pessoas vacinadas para o novo coronavírus devem aguardar quarenta e oito horas se receberam a vacina Coronavac e sete dias se receberam as vacinas da Pfizer e Oxford/Astrazeneca.

 

Para realizar o agendamento e tirar dúvidas, o doador de Lages pode entrar em contato com o HEMOSC da cidade pelo telefone (49) 32897000 ou também pelo site www.hemosc.org.br, que pode ser acessado para receber essas informações nas demais localidades do estado.

 

                                                                                                                          

Legenda das imagens: Hemosc Lages e Maurício Felix Hermes

 

Por Lucas Silva, bolsista da Unifacvest Press.

Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins
Jornalista Responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC


Galeria de Fotos