RADIOLOGIA - Na Unifacvest você escolhe: PRESENCIAL ou EAD

15/06/2021

Conheça o universo da Radiologia para além do manuseio das chapas de Raio-X

Você já deve ter ouvido a expressão "vou tirar uma chapa" ou ter usado o pedaço de uma delas para olhar para o sol durante a incidência de um eclipse. Essas chapas de acetato cobertas por uma camada de grão de prata tão antigas e tão atuais, marcaram por muitos anos a atividade da radiologia desde que Röntgen (Whilhelm Conrad) descobriu e desenvolveu o Raio - X. Os feitos de Marie Currie aos poucos começam a ser percebidos pelas pessoas com a expansão dos estudos sobre a radiatividade e a sua ideia de Raio-X móvel durante a primeira guerra, implantados via Cruz Vermelha próximos aos fronts de batalha.

A constante evolução da tecnologia e da nanotecnologia expandiu ainda mais a necessidade do tecnólogo em radiologia, sobretudo na indústria, destacando, além da pesada, a alimentícia, a automobilística e a farmacêutica. Na Unifacvest, o curso de Radiologia pela excelência que oferece, obteve conceito máximo no MEC (5 numa escala de 1 a 5). Isto deve-se a ao alto investimento feito na infraestrutura do curso com seus laboratórios, equipamentos e professores da mais alta qualidade.

O curso está estruturado em 3,5 anos. Durante os 7 semestres/fases, conforme destaca o coordenador do curso, Prof. André Kuhn, os alunos têm quatro etapas distintas de aprendizagem: primeira focada na parte teórica, incluindo conhecimentos relacionados às ciências e ao universo científico, física, saúde e anatomia humana e animal, gestão e qualidade do setor de diagnóstico e atitudes de humanização no atendimento radiológico. Na segunda etapa, são desenvolvidas as atividades práticas, os procedimentos e os protocolos da radiologia. Na terceira etapa há uma imersão em Raio - X convencional, veterinário (junto à clínica veterinária), odontológico (junto à clínica odontológica) e industrial (pesada, automobilística, alimentos e farmacêutica); mamografia, tomografia, ressonância magnética, radioterapia, densitometria e administração e gestão de serviços radiológicos. Na quarta e última etapa é feita a clínica integrada, que une atendimento ao público e estágios.

Um dos diferenciais do curso de Radiologia da Unifacvest é a possibilidade da aprendizagem conjunta com os profissionais das áreas específicas de atuação. Na parte prática de radiologia odontológica, os alunos têm interação com os experts daquela área, da mesma forma acontecendo com a radiologia veterinária e com as demais. Isso permite uma aprendizagem focada e de excelência, destaca o professor Felipe Tanikawa.

Outro diferencial é a alta tecnologia disponível nos equipamentos da clínica radiológica, uma das melhores do Brasil em Universidade, o que garantiu ao curso nota máxima no MEC. Dentre os equipamentos destacam-se o panorâmico telerradiográfico, Tomógrafo 3D, Raios - X Periapicais, Processadora digital, Digitalizador, simuladores de Raios - X e toda a infraestrutura para análise diagnóstica.

O curso tem um mercado de trabalho com oferta maior que o número de profissionais no mercado, razão pela qual a evasão quase não existe, salvo quando o aluno não se identifica com o curso, destaca o professor André. Praticamente todos os alunos das últimas fases já estão em estágio remunerado ou trabalhando em atividades na área.

O acadêmico Fernando Ennes enfatiza que "na Unifacvest eu sempre tive a oportunidade de conhecer bons profissionais como o professor Felipe, professor André, professora Juliana. Foram pessoas que me acolheram dentro do curso e tive oportunidade de fazer estágios aqui mesmo. Eu sou muito grato por estar estudando hoje na Unifacvest. Cada ano que vai passando a Unifacvest vai sempre crescendo e investindo no nosso curso e isso é muito importante para o nosso crescimento profissional".

A Unifacvest oferece o curso de Radiologia presencial em Lages ou na modalidade EAD em várias cidades pelo país. No curso presencial em Lages, os alunos têm as aulas teóricas na Sala Virtual e as práticas na clínica radiológica que segue todo o protocolo de biossegurança específica para Covid-19.

O curso EAD tem a parte prática presencial que, em Lages e região, é feita na clínica da Unifacvest. Nas demais cidades, em clínicas próprias nos polos ou conveniadas, tendo a mesma proporção de aulas práticas do curso presencial, com tutor específico formado com especialização na área.

Para a matrícula os interessados podem fazer utilizando o buscador que está no site https://unifacvest.edu.br ou pelo whatsapp (49) 3225-4114.

A comunidade pode fazer uso do diagnóstico por imagens disponível na clínica radiológica através do telefone/whatsapp (49) 99184-4662.

Legenda das imagens:

Foto 1 - Prof. André Kuhn;