Retomada presencial começa com professores na Unifacvest

30/07/2021

A retomada das atividades presenciais na Unifacvest foi estabelecida com a Formação Continuada dos docentes na quarta e quinta-feira, 28 e 29 de julho, no Teatro da universidade, quando os professores tiveram as orientações da Equipe Multidisciplinar sobre a logística que será utilizada a partir de segunda-feira, 02/08, com o início do segundo semestre.

O Reitor da Unifacvest, professor Geovani Broering, apresentou as circunstâncias do retorno presencial dos alunos através de eventos testes, para aqueles que optarão em estar na universidade, em razão do avanço da vacinação contra a COVID - 19 e destacou a importância do diploma do ensino superior, narrando situações de egressos que, depois de formados, tiveram uma valorização salarial superior a 300% e passaram a ganhar mais que a soma das remunerações do seu grupo familiar. Destacou ainda a necessidade do avanço na educação com novas ferramentas de tecnologia e informação e os investimentos feitos neste período em todas as salas para que as aulas possam ser transmitidas ao vivo direto da Unifacvest. Citou que desde o início da pandemia foram transmitidas e gravadas quase 20 mil aulas na Sala Virtual. O pró-reitor de Pesquisa e Extensão, professor Renato Rodrigues enfatizou a importância das atividades de extensão desenvolvidas em todos os cursos e os espaços de publicação das produções de alunos e professores em todas as revistas científicas disponíveis na Unifacvest.

O programa de Formação Continuada da Unifacvest nesta etapa foi organizado pela Equipe Multidisciplinar com a participação parceira do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais. As atividades, além das informações logísticas de retomada das aulas presenciais apresentadas pela Equipe Multidisciplinar, abordaram os aspectos de pesquisa, produção e inovação; estratégias e metodologias de ensino para a construção de conhecimento e professor como empreendedor. A Comissão Própria de Avaliação Institucional apresentou os avanços que a Unifacvest tem alcançado ao longo dos anos com a participação efetiva do diagnóstico identificado pela participação efetiva de alunos e professores durante o processo avaliativo, enfatizaram as professoras Cláudia Barbosa (presidente) e Diangeli Gallert (membro).

A coordenadora do Mestrado em Práticas Transculturais, Arceloni Volpato, na sua exposição, destacou a importância da produção acadêmica dos professores e as plataformas internacionais de hospedagem como requisitos para o desenvolvimento da inovação institucional. Os professores Ines Araldi, Soeli Zembruski e Ricardo Leone durante uma mesa de conversa analisaram os dados de um survey que levantou com os docentes e discentes as experiências de aprendizagem durante o uso da Plataforma Educativa remota. Já o professor Roberto Paludo abordou a necessidade do professor ser um empreendedor na atividade docente, identificando cenários possíveis para garantir que a aprendizagem seja o elo intermediador com as demandas do mercado profissional.

A Formação Continuada foi encerrada pelo coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento Sustentável, professor Leonardo Rabelo, manifestando o compromisso do novo curso em organizar a próxima etapa da formação continuada com o professores do programa.

A partir de 02 de agosto inicia o segundo semestre letivo da Unifacvest, com aulas exclusivamente on-line até 20/08/2021. A partir de 23/08/2021 todas as noites 100 turmas estarão presentes no campus central e os alunos estarão presencialmente a cada quinze dias nas aulas. Os que não estiverem na universidade acompanharão às aulas pela sala virtual ao vivo.Esta fase é chamada de eventos testes que acontecerão até dezembro para que em fevereiro de 2022 todos os alunos retornem definitivamente às aulas presenciais, com segurança e completamente inoculados contra a Covid-19. Para participar das aulas presenciais os alunos devem preencher um formulário na Plataforma Unimestre que estará disponível na segunda, dia 02/08. Caso decidam permanecer em casa, deverão assistir às aulas no mesmo horário presencial pois haverá registro de frequência virtual.

Os protocolos de biossegurança com exigência de máscara, álcool gel e EPIs continuam, bem como o limite de ocupação de 40% nas salas de aulas e dependências da universidade. Professores e alunos residentes fora de Lages serão aconselhados a permanecer em suas cidades e no sistema remoto, exceto para a avaliação presencial de 07 a 10/12/2021, evitando trânsito de novas variantes do corona vírus.

Legenda das imagens: 1) Prof. Geovani Broering; 2) Prof. Renato Rodrigues; 3) Profª Arceloni Volpato; 4) Professores Soeli Zembruski, Ricardo Leone e Ines Araldi; 5) Professoras Cláudia Barbosa e Diangeli Gallert; 6) Professor Roberto Paludo; 7) Professor Leonardo Rabelo; 8) professores na formação continuada.

Por Ricardo Leone Martins, coordenador da Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação Jornalista Responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC