Unifacvest esteve presente no evento Reuni Challenge SC

22/09/2021

Acadêmicos dos cursos de Direito e Medicina Veterinária, da Unifacvest participaram do Reuni Challenge SC (Realizando o Empreendedorismo Universitário), a maior competição de empreendedorismo de Santa Catarina. O evento aconteceu entre 10 e 12 de setembro e reuniu alunos de universidades de todo o estado, com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina.

O Reuni Challenge SC, teve o intuito de conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores durante um final de semana através de desafios em formato on-line, onde cada câmpus deveria formar uma equipe de cinco a oito universitários com um ou dois professores. A Unifacvest participou do evento com três equipes, sendo esse, o número máximo de equipes por universidade.

Durante os três dias de competição, as equipes tiveram que desenvolver sua ideia, a fim de solucionar um problema real, passando por todas as etapas e emoções da criação de um negócio, os estudantes contaram com  a ajuda de capacitação e mentorias durante todo o período. Além da experiência e aprendizado, os acadêmicos concorreram também, ao valor de 10 mil reais para a equipe ganhadora.

Ana Flávia Costa Eccard, professora do curso de Direito da Unifacvest, participou do evento com uma das equipes e falou da importância do Reuni para a vida profissional dos acadêmicos participantes, "A participação da Unifacvest possibilitou uma interação com parque tecnológico, observa-se habilidades e competências desenvolvidas,  como, comunicação,  trabalho com foco em resultados,  despertar da liderança entre o grupo, entusiasmo, o verdadeiro sentido de mão na massa, equilíbrio emocional, flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças,  pensamento crítico sobre os problemas enfrentados na região, resiliência profissional, colaboração e trabalho em equipe, comprometimento e capacidade de inovação". A professora destacou ainda, que o encontro do grupo enquanto equipe foi importante para atividades futuras, "É possível observar o estreitamento de laços que permitem a construção do sentimento de pertencimento à instituição. Dessa participação já estamos organizando outras atividades como o encontro quinzenal para discutir os projetos oriundos da participação com mentoria do Orion", finalizou.

Ao final do evento, a equipe organizadora, fez a entrega de menções honrosas às universidades que mais se destacaram em alguns aspectos durante a realização do Reuni, a Unifacvest recebeu o certificado por ter sido a universidade com mais engajamento nas redes sociais mencionando o perfil do Projeto.

A Unifacvest vai investir recursos financeiros e disponibilizar estrutura de trabalho para que os participantes desenvolvam uma startup a partir de uma das ideias apresentadas durante o Reuni, o projeto apresentado por uma das equipes do curso de Direito, foi um aplicativo que concentra todas as informações turísticas sobre a Serra Catarinense, para que os turistas que queiram viajar para essa região tenham mais facilidade e conhecimento sobre o local.

O Reuni Challenge SC, teve realização de Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo de Santa Catarina, NSC, Rede Catarinense de Centros de Inovação e Fapesc, com apoio do Sistema ACAFE, Mettzer e BG Law.

Para quem não estava participando do evento, porém, teve interesse em acompanhá-lo, o Reuni foi gravado e transmitido pelo YouTube, se você não pôde assistir e ficou interessado, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=bZH-hEjLtQE

Legendas:

Imagem 1: Equipes da Unifacvest foram até o Orion Parque para participar da competição.

Imagem 2: As equipes foram formadas por alunos e professores.

Imagens 3 e 4: Alunos e professores das equipes engajaram o perfil do projeto nas redes sociais.

Por Amábile Antunes

Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC