POPULISMOS EM DEBATE NA UNIFACVEST

27/09/2021

Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco & Carina Barbosa Gouvêa apresentam e debatem o livro resultante de pesquisa dos autores sobre “Populismos”.

Populistas buscam se alçar à posição de corajosos arautos do povo que lutam, sobretudo, contra a elite política para protegê-lo da corrupção e espoliação endêmicas e sistêmicas do mundo político. Empenhamo-nos em contribuir com a compreensão teórica e empírica das características subjacentes à fachada do pretenso poder popular exercido por líderes populistas e, por isso, nos propusemos a não apenas examinar e compilar as mais variadas definições conceituais, como apresentamos uma definição teórica na qual reconhecemos uma miríade de propriedades variáveis de populismos que são estratégias comumente utilizadas em contextos políticos específicos com o intuito de ampliar a força política do movimento. O passo seguinte foi aplicar a definição de populismos nas ações políticas e normativas empreendidas por Bolsonaro e constatamos que a tentativa de legitimar uma governança populista se caracteriza, também, pelo uso do moralismo político e religioso, do impulsionamento desenfreado de desinformações e "fake news", da polarização e da militarização da política. Durante a pandemia, que ainda perdura, muitos disseram,  que o populismo iria se esmorecer diante da necessidade de os governantes serem confrontados com a urgência da tomada racional de decisões de redução de danos. Não sabemos se os populismos vão esmorecer ou se fortalecer, o que sabemos, porém, é identificar os movimentos que rompem com paradigmas essenciais da democracia e, por conseguinte, evitar que a desintegração democrática se decante.

A obra explora três campos:

• Oferece uma definição conceitual de populismo;
  • Apresenta uma metodologia que permite mapear o populismo em um contexto político específico;
  • Aplica a definição ao caso específico do Brasil no governo Jair Messias Bolsonaro.

O debate será mediado pelo pró-reitor de pesquisa e extensão da Unifacvest, Prof. Renato Rodrigues e acontece no dia 8 de outubro de 2021 às 18h e integra as atividades da Escola de Altos Estudos dos programas de Pós-Graduação "stricto sensu" em Direito e Desenvolvimento Sustentável & Práticas Transculturais.

O Webinário será pelo ZOOM <https://bit.ly/3nTZHJz> e as inscrições através da Sala Virtual da Unifacvest.

Sobre os autores:

PEDRO H. VILLAS BÔAS CASTELO BRANCO

Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(IESP-UERJ); Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (PPGD/UVA). Doutor em Ciência Política (IUPERJ),Mestre em Direito (PUC- Rio). Coordenador do Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP/UERJ)

CARINA BARBOSA GOUVÊA

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); Pós Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); Doutora e Mestre em Direito pela UNESA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria da Separação dos Poderes e Crise do Sistema Democrático Brasileiro vinculado ao PPGD/UFPE. Vice Líder do Grupo de Pesquisas Direito Internacional e Direitos Humanos CNPq/UFPE. Vice-presidente da comissão de bioética e biodireito da OAB.