Unifacvest realiza evento voltado aos acadêmicos do curso de Direito

31/05/2022

Aconteceu na última quarta-feira, no Teatro da Unifacvest, uma aula especial para os acadêmicos do curso de Direito. Ministrada por Katsumi Yamaguchi, vereadora de Lages-SC e Dr. Alexandre Takaschima, Juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O tema abordado, foi o Direito Penal e a Violência Doméstica. 
A primeira palestra com Katsumi Yamaguchi, ressaltou a importância de ser abordado todas as formas de violência, devido a muitas vezes, mulheres estarem sendo vítimas de agressão e não perceberam do que se trata, "Normalmente as pessoas pensam que violência é quando o agressor deixa marcas físicas na vítima, e nós precisamos nos mobilizar para entender o que é violência e saber como agir", destacou Katsumi explicando algumas formas de agressão como, violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, entre outras. 
Dando continuidade as palestras, Dr. Takaschima evidenciou como a sociedade ainda é muito machista e violenta contra as mulheres. Trazendo alguns dados da cidade de Lages-SC, ele relatou que no período de 1º de janeiro a 1º de maio de 2022, foram pedidos mais de 400 medidas protetivas na cidade, isso sem contar os casos em que não chegam até a Justiça. Ele ainda enfatizou a importância que os futuros profissionais de Direito têm na missão de trabalhar com essas causas, "Na  Vara da Família e na Vara Criminal os futuros profissionais vão trabalhar com muita violência doméstica, por isso é tão importante que cada um de vocês se prepare para esse ofício". 
O Juiz ainda orientou sobre o aplicativo PMSC Cidadão que contém um botão de pânico, para ser utilizado caso uma mulher esteja sofrendo algum tipo de violência doméstica, nesse caso basta acionar o botão para que a polícia encontre a vítima através do GPS do celular. Encerrando a sua palestra, Dr. Takaschima destacou que, "a Lei Maria da Penha ainda é muito necessária, pois infelizmente mulheres ainda estão morrendo pelo simples fato de serem mulheres", concluiu.  
Logo após o encerramento da aula, os acadêmicos do curso de Direito, puderam participaram do evento organizado pela OAB Lages, ministrado por Marcio Sachet, Mestre em Direito pela UFSC, membro do IBDP e do ICDP e Advogado, que trouxe a temática Advocacia nos tribunais. Em sua palestra, Sachet abordou alguns temas, como, pronunciamentos judiciais recorríveis, tutela provisória, julgamento ampliado, recurso adesivo e tribunais em movimento. Ao final da noite foram sorteados, pela vereadora Katsumi, 40 exemplares do livro Vade Mecaum para todos os acadêmicos que participaram das atividades voltadas para o curso de Direito no Teatro da Unifacvest. 


Por: Amábile Antunes                                                  
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Jornalista responsável: Patrícia Dias - RPTME 6701/SC
Coordenação: Ricardo Leone Martins


Galeria de Fotos