Acadêmicos de Engenharia Elétrica da Unifacvest realizam visitas técnicas

01/07/2022

Os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica, da Unifacvest, acompanhados da professora e coordenadora do curso, Franciéli de Sá, professor Leonardo Groff e professora Nathielle Branco, realizaram durante o semestre, visitas técnicas em empresas de Lages-SC e região. As visitas são relacionadas com as disciplinas de cada professor, visando apresentar na prática o que os estudantes aprendem em sala de aula.

No dia 26 de maio, a visita técnica foi realizada na Transmissora Brasileira de Energia (TBE). Já no dia 8 de junho, os acadêmicos foram até a Usina de Cogeração de Energia (ENGIE), ambas empresas localizadas em Lages-SC. E no dia 11 de junho a Usina de Hidrelétrica de Campos Novos-SC, (ENERCAM), foi o destino escolhido.

Durante as visitas, os acadêmicos tiveram a chance de esclarecer as dúvidas sobre o que foi apresentado, tendo a oportunidade de vivenciar na prática os procedimentos realizados na engenharia elétrica. Dentre esses processos aos quais eles acompanharam, estão, a prática de circuitos elétricos, circuitos eletrônicos, linhas de transmissão, sistemas de proteção, controle e monitoramento do sistema interligado nacional de energia elétrica, funcionamento de gerador elétrico aplicado a uma usina termoelétrica, sistemas de automação de supervisão, etapas da geração de energia, desde a tomada da água para a turbina até a subestação elevadora, entre outras diversas atividades.

A coordenadora do curso, Franciéli de Sá, ressaltou a importância das visitas técnicas durante o curso: "É fundamental que os acadêmicos tenham essas oportunidades, importante para acrescentar o conhecimento prático da profissão, pois ver as atividades acontecendo, os deixa familiarizados com as possibilidades de ofício e essas visitas visam exatamente isso, mais conhecimento prático e preparação para o mercado de trabalho". destacou a professora.

Normalmente esse projeto de extensão inicia com os acadêmicos a partir da 5ª fase e permanece até a 9ª fase. Segundo Franciéli, devido ao bom aproveitamento da realização dessas atividades, os professores visam realizar pelo menos três visitas técnicas por semestre e ressalta que já está analisando as visitas para o próximo semestre de 2022.

Imagem 1: Acadêmicos durante visita técnica na empresa TBE

Imagens 2 e 3: Visita técnica na empresa ENGIE

Imagens 4, 5 e 6: Visita técnica na Usina Hidrelétrica

Por Amábile Antunes