Release: Unifacvest concede o Título de Doutor Honoris Causa ao Governador Jorginho dos Santos Mello na sexta, 6
Nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, o magnífico Reitor da Unifacvest, prof. Dr. Geovani Broering outorga o Título de Doutor Honoris Causa ao Excelentíssimo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello.
A solenidade de concessão que acontece no Teatro da Universidade foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário - CONSUN no dia 30 de setembro de 2024.
A concessão da outorga consta do Artigo 176 do Regimento Interno da Unifacvest, verbis: “Os títulos honoríficos atribuídos, aprovados pelo CONSUN, mediante proposta encaminhada pelo Reitor, são: I. ‘Doutor Honoris Causa’ [...]”.
A reunião do CONSUN que autorizou a outorga foi realizada, estando presentes os seguintes conselheiros: Geovani Broering, Soraya Lemos Erpen Broering, Júlia Erpen Broering, Ricardo Leone Martins, Renato Rodrigues, Rafael Floriani, José Correia Gonçalves, Henrique Vicente de Bitencourt, Cristiane Andreza e Suiane Teles dos Santos. Também presente, o Presidente da Mantenedora Victor Erpen Broering.
Broering anunciou a Comenda ao Governador publicando que comunicava, “com orgulho, que o CONSUN confirmou por unanimidade, a indicação minha e da família Erpen Broering para conceder-lhe o Título de Doutor Honoris Causa pelo trabalho realizado para o Desenvolvimento de Santa Catarina e de todos os catarinenses, em especial, pelo investimento firme, massivo e decidido na Educação Superior, beneficiando milhares de acadêmicos”.
No convite para as autoridades públicas, civis e eclesiásticas e aos docentes e acadêmicos, concluiu: “ este Ato contribuirá para estreitarmos, cada vez mais, as parcerias que estamos construindo ao longo dos últimos anos, pois como tenho dito, a Unifacvest é uma Universidade para a Comunidade”.
Jorginho dos Santos Mello é natural de Ibicaré, cidade do meio-oeste catarinense. Nasceu em 15 de julho de 1956 e é filho de Oscar dos Santos Mello e Célia Maria Mello. É pai de Bruno e Felipe Freitas Mello e avô de Laurinha, Vítor e Jorge luiz.
Formado em Estudos Sociais, Administração e Direito atuou como bancário, administrador e advogado.
Foi Gerente e Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), entre 1975 e 2002.
Iniciou a vida política aos 18 anos, eleito Vereador de Herval d’Oeste em 1976. Foi o mais jovem Presidente de Câmara do Brasil, entre 1977 e 1978.
Exerceu a função de tesoureiro da União de Vereadores de Santa Catarina, em 1979.
Foi Conselheiro do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), de Florianópolis, em 1999.
Elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, integrando a 13ª Legislatura (1995-1999). Foi Reeleito Deputado Estadual para a 14ª Legislatura (1999-2003). Para a 15ª Legislatura (2003-2007). Para a 16ª Legislatura (2007-2011). Nessa Legislatura, tomou posse no cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina entre fevereiro/2009 e janeiro/2010 e, nessa condição, assumiu como Governador interino do Estado de Santa Catarina no período de 9 a 20 de outubro de 2009. Foi, também, vice-presidente da Alesc entre fevereiro/2010 e janeiro/2011.
Elegeu-se Deputado Federal por Santa Catarina para a 54ªLegislatura (2011-2015). No ano de 2011, foi eleito o segundo parlamentar mais atuante do Congresso Nacional, de acordo com a Revista Veja. Na Câmara participou da aprovação de dois projetos relevantes: do Programa Nacional de Ensino Técnico (PRONATEC) e das alterações do SUPERSIMPLES, sendo relator na Comissão de Constituição e Justiça.
Reelegeu-se Deputado Federal por Santa Catarina para a 55ª Legislatura (2015-2019). Presidiu a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebida. Contribuiu para a aprovação do projeto que aperfeiçoou o Supersimples.
Nas eleições de 2018, Jorginho Mello foi eleito Senador por Santa Catarina e tomou posse à 56ª Legislatura (2019-2023).
Foi eleito em 2022 para ser o 45° Governador do Estado de Santa Catarina no período Republicano.
Como Governador, imita o seu nascimento. Tem pressa. Nasceu com sete meses e o seu nome, no diminutivo, é uma homenagem do seu pai ao amigo da família, seu Jorge, conta com orgulho.
Na administração do Estado teve pressa para garantir aos estudantes catarinenses a bolsa integral para cursar o ensino superior.
Essa pressa para qualificar todos os catarinenses com formação superior é reconhecida nesta data, pelo Centro Universitário Unifacvest, que lhe concede o Título de Doutor Honoris Causa pelo notável desenvolvimento da educação superior dos catarinenses, sobretudo pelos investimentos no programa FUMDES.
Por Ricardo Leone Martins
Arte: Marcelo Marin
Foto: acervo Secom/SC
Fontes: Alesc, Câmara dos Deputados e Secom/SC.