Dermatologia

Duração: 728 h/a

Descrição

 

Existem mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) brasileiro, dentre elas, a dermatologia é uma das cinco especialidades mais procuradas e de acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ela está entre as dez especialidades médicas mais bem remuneradas no país, o que a torna um grande atrativo para os médicos. O aumento do número de faculdades de medicina e o número reduzido de vagas de residências médicas gera a necessidade de outras formas de capacitação. Essa demanda reprimida de especialistas pode ser suprida através de cursos de especialização e pós-graduação em Instituições de Ensino Superiores devidamente qualificadas. O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, mucosas, cabelos e unhas. Existem mais de 3.000 doenças dermatológicas, dentre elas, as doenças crônicas como psoríase e vitiligo, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou doenças venéreas, a oncologia cutânea, a hanseníase e outras doenças de saúde coletiva. Além disso, o dermatologista é o profissional devidamente qualificado para o tratamento das desordens estéticas. O curso de Pós-Graduação em Dermatologia oferece aos alunos um conteúdo programático extenso ministrado por professores altamente qualificados com título de especialista, mestrado e/ou doutorado na área. O curso prioriza um grande número de aulas práticas sob a supervisão direta dos profissionais devidamente qualificados, o que habilita o profissional o exercício da dermatologia, capacitando-o a reconhecer clinicamente as dermatoses e estimulando-o a desenvolver estratégias para a correta tomada de decisão. Dessa maneira, o profissional se sentirá seguro para a sua atuação profissional e estará preparado para a realização da prova de título de especialista em dermatologia (TED, com geração da satisfação e, consequentemente, realização profissional).

Curso oferecido em parceria com a PRAVOCÊ PÓS-GRADUAÇÃO

 

Mais informações sobre o curso AQUI.


Se você está no ensino superior, provavelmente, já ouviu falar sobre essa modalidade de curso. Mas se ficou se perguntando: o que é pós graduação? Não se preocupe, vamos te explicar. E a explicação está no próprio nome, ele é um curso que se faz após a graduação. Ou seja, para você se matricular e fazer essa especialização, é necessário ter concluído um curso de nível superior.

A pós-graduação tem três modalidades: MBA, mestrado ou doutorado. Porém, é normal encontrar apenas o termo “pós-graduação” em um curso. Quando for assim, saiba que é uma especialização voltada para o mercado de trabalho, mas direcionada a um público mais abrangente que o MBA.

O curso de pós-graduação vai te proporcionar um conhecimento mais aprofundado e direcionado, diferente do que foi aprendido na faculdade. Ainda é possível escolher por um curso de pós que vá aperfeiçoar suas técnicas para o mercado de trabalho ou outro com uma ênfase maior em pesquisa e demais estudos acadêmicos.

Para começar a responder a pergunta “O que é MBA?”, você precisa saber que essas siglas significam Master Business Administration e o termo foi bastante difundido nos Estados Unidos. Mas, o MBA nada mais é do que uma pós-graduação Lato Sensu. Ele vai te proporcionar o aperfeiçoamento na área escolhida, mas sempre com foco no mercado de trabalho. Por isso, os estudantes de MBA já devem estar empregados no setor da especialização.

O MBA é referente, especificamente, à área de Business, ou seja, de gestão empresarial e negócios. A indicação do curso é para profissionais com pelo menos três anos de experiência no mercado de trabalho, e que já tenham cargos mais consolidados como gerentes, diretores e presidentes.

Se você ainda ficou com dúvida sobre o que diferencia MBA das outras pós-graduações, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Como mencionamos anteriormente o MBA é um dos formatos de pós-graduação, assim como mestrado e doutorado. Mas a principal diferença é que o MBA é direcionado para o mercado de trabalho, com assuntos voltados para a prática do dia-a-dia. Por essa razão é indicado para quem já está consolidado na área, principalmente para cargos mais altos como gerentes, diretores e presidentes. Já o doutorado e o mestrado são mais voltados para a pesquisa e estudos acadêmicos.

É possível encontrar várias opções de Pós Graduação em Gestão, como: Gestão de Pessoas, Gestão de Finanças, Gestão em Segurança Pública e Gestão Empreendedora. Esses cursos oferecem meios para que o estudante aprenda práticas contemporâneas e consiga assim melhorar os resultados organizacionais. Normalmente, os cursos são no formato de MBA e voltado para cargos de liderança.

Agora que você já sabe a diferença entre os formatos dos cursos de pós, pode estar pensando: posso fazer duas pós graduações ao mesmo tempo? E a resposta para essa pergunta é: sim! Se você tiver tempo disponível para os dois cursos, essa é uma ótima forma de ter acesso a muito conhecimento e se desenvolver mais rapidamente. É interessante verificar se a instituição de ensino escolhida possui algum valor especial para esse combo.

Agora se a sua dúvida é: posso fazer pos graduação junto com a graduação? Infelizmente, a resposta é não. Você precisa ter um curso de nível superior associado a área escolhida na pós-graduação. Porém, se você já se formou em uma primeira graduação, pode fazer um curso de pós associado a esse curso e mesclar com o ensino de outra graduação.

Se você quer atualizar seu currículo com um curso de especialização é normal se questionar sobre quanto tempo dura uma pós-graduação. Porém, esse tempo depende da instituição escolhida, e principalmente, do formato do curso. Os mestrados costumam durar de 18 a 24 meses, já o doutorado de 24 a 48 meses. Mas, os cursos de MBA, que também são nomeados apenas como pós-graduação, possuem cerca de 360 horas aula. É um formato diferente, muitas vezes, o aluno pode montar sua grade com base no tempo disponível e no valor da mensalidade.