Psiquiatria Geral

Duração: 728 h/a

Descrição

 

A Psiquiatria é uma especialidade médica que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. A meta principal da presente especialidade é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isto, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. Por outro lado, a avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias, sendo que os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

Curso oferecido em parceria com a PRAVOCÊ PÓS-GRADUAÇÃO

 

Mais informações sobre o curso AQUI.


Se você está no ensino superior, provavelmente, já ouviu falar sobre essa modalidade de curso. Mas se ficou se perguntando: o que é pós graduação? Não se preocupe, vamos te explicar. E a explicação está no próprio nome, ele é um curso que se faz após a graduação. Ou seja, para você se matricular e fazer essa especialização, é necessário ter concluído um curso de nível superior.

A pós-graduação tem três modalidades: MBA, mestrado ou doutorado. Porém, é normal encontrar apenas o termo “pós-graduação” em um curso. Quando for assim, saiba que é uma especialização voltada para o mercado de trabalho, mas direcionada a um público mais abrangente que o MBA.

O curso de pós-graduação vai te proporcionar um conhecimento mais aprofundado e direcionado, diferente do que foi aprendido na faculdade. Ainda é possível escolher por um curso de pós que vá aperfeiçoar suas técnicas para o mercado de trabalho ou outro com uma ênfase maior em pesquisa e demais estudos acadêmicos.

Para começar a responder a pergunta “O que é MBA?”, você precisa saber que essas siglas significam Master Business Administration e o termo foi bastante difundido nos Estados Unidos. Mas, o MBA nada mais é do que uma pós-graduação Lato Sensu. Ele vai te proporcionar o aperfeiçoamento na área escolhida, mas sempre com foco no mercado de trabalho. Por isso, os estudantes de MBA já devem estar empregados no setor da especialização.

O MBA é referente, especificamente, à área de Business, ou seja, de gestão empresarial e negócios. A indicação do curso é para profissionais com pelo menos três anos de experiência no mercado de trabalho, e que já tenham cargos mais consolidados como gerentes, diretores e presidentes.

Se você ainda ficou com dúvida sobre o que diferencia MBA das outras pós-graduações, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Como mencionamos anteriormente o MBA é um dos formatos de pós-graduação, assim como mestrado e doutorado. Mas a principal diferença é que o MBA é direcionado para o mercado de trabalho, com assuntos voltados para a prática do dia-a-dia. Por essa razão é indicado para quem já está consolidado na área, principalmente para cargos mais altos como gerentes, diretores e presidentes. Já o doutorado e o mestrado são mais voltados para a pesquisa e estudos acadêmicos.

É possível encontrar várias opções de Pós Graduação em Gestão, como: Gestão de Pessoas, Gestão de Finanças, Gestão em Segurança Pública e Gestão Empreendedora. Esses cursos oferecem meios para que o estudante aprenda práticas contemporâneas e consiga assim melhorar os resultados organizacionais. Normalmente, os cursos são no formato de MBA e voltado para cargos de liderança.

Agora que você já sabe a diferença entre os formatos dos cursos de pós, pode estar pensando: posso fazer duas pós graduações ao mesmo tempo? E a resposta para essa pergunta é: sim! Se você tiver tempo disponível para os dois cursos, essa é uma ótima forma de ter acesso a muito conhecimento e se desenvolver mais rapidamente. É interessante verificar se a instituição de ensino escolhida possui algum valor especial para esse combo.

Agora se a sua dúvida é: posso fazer pos graduação junto com a graduação? Infelizmente, a resposta é não. Você precisa ter um curso de nível superior associado a área escolhida na pós-graduação. Porém, se você já se formou em uma primeira graduação, pode fazer um curso de pós associado a esse curso e mesclar com o ensino de outra graduação.

Se você quer atualizar seu currículo com um curso de especialização é normal se questionar sobre quanto tempo dura uma pós-graduação. Porém, esse tempo depende da instituição escolhida, e principalmente, do formato do curso. Os mestrados costumam durar de 18 a 24 meses, já o doutorado de 24 a 48 meses. Mas, os cursos de MBA, que também são nomeados apenas como pós-graduação, possuem cerca de 360 horas aula. É um formato diferente, muitas vezes, o aluno pode montar sua grade com base no tempo disponível e no valor da mensalidade.