ENGENHARIA QUÍMICA - INSCREVA-SE JÁ NO PROCESSO SELETIVO 2021

Titulação: Bacharelado Duração: 60 meses Área de atuação: 3 - Engenharias Modalidade: PRESENCIAL

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver processos industriais que empreguem transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Esse profissional também pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo com a normatização e o desenvolvimento sustentável. 

 

Atuação

  • Criar e aprimorar produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias e adaptando as que estão em operação.
  • Definir normas e métodos de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva. Reciclar e tratar resíduos industriais. Desenvolver tecnologias limpas.
  • Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.
  • Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.
  •  * A grade com as disciplinas poderá ser alterada.

Coordenadores:

Prof. Victor Broering

E-mail: victor.broering@unifacvest.edu.br

Prof. Darlan Nardi

E-mail: prof.darlan.nardi@unifacvest.edu.br

Não temos bolsas próprias. Aceitamos Prouni, Uniedu e Fies.

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INSCREVA-SE JÁ NO PROCESSO SELETIVO 2021

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Fase

Disciplina

CH Ementa
0

TOTAL

3600 TOTAL
0

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES

300 ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES
0

TOTAL GERAL

3900 TOTAL GERAL
1

TOTAL

40 TOTAL
1

FÍSICA I

40 FÍSICA I
1

SOCIOLOGIA I

20 SOCIOLOGIA I
1

ANTROPOLOGIA I

20 ANTROPOLOGIA I
1

QUÍMICA GERAL I

40 QUÍMICA GERAL I
1

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL

40 PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL
1

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR I

40 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR I
1

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E PROJETOS I

40 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E PROJETOS I
1

DESENHO TÉCNICO

40 DESENHO TÉCNICO
1

PORTUGUÊS

40 PORTUGUÊS
1

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

20 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1

CÁLCULO 1

40 CÁLCULO 1
2

FÍSICA II

40 FÍSICA II
2

QUÍMICA GERAL II

40 QUÍMICA GERAL II
2

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL II

40 PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL II
2

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR II

40 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR II
2

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E PROJETOS II

40 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E PROJETOS II
2

DESENHO TÉCNICO II

40 DESENHO TÉCNICO II
2

LABORATÓRIO DE FÍSICA I

40 LABORATÓRIO DE FÍSICA I
2

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL

40 LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL
2

LABORATÓRIO DE QUÍMICA I

40 LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
2

Cálculo II

40 Cálculo II
3

CÁLCULO III

80 CÁLCULO III
3

FÍSICA III

60 FÍSICA III
3

ESTATÍSTICA I

40 ESTATÍSTICA I
3

CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL

40 CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL
3

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS I

40 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS I
3

FILOSOFIA I

20 FILOSOFIA I
3

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS I

40 RESISTÊNCIA DE MATERIAIS I
3

LABORATÓRIO DE QUÍMICA II

40 LABORATÓRIO DE QUÍMICA II
3

LABORATÓRIO DE FÍSICA II

40 LABORATÓRIO DE FÍSICA II
4

CÁLCULO IV

80 CÁLCULO IV
4

FÍSICA IV

60 FÍSICA IV
4

ESTATÍSTICA II

40 ESTATÍSTICA II
4

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II

40 RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II
4

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS II

40 EQUAÇÕES DIFERENCIAIS II
4

METROLOGIA

40 METROLOGIA
4

ELETRICIDADE

40 ELETRICIDADE
4

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL

40 EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
5

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

20 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
5

FENÔMENOS DE TRANSPORTE I

40 FENÔMENOS DE TRANSPORTE I
5

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

40 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
5

EMPREENDEDORISMO

20 EMPREENDEDORISMO
5

CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LIBRAS

20 CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LIBRAS
5

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

20 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
5

ÉTICA E LEGISLAÇÃO

40 ÉTICA E LEGISLAÇÃO
5

QUÍMICA INORGÂNICA I

40 QUÍMICA INORGÂNICA I
5

QUÍMICA ANALÍTICA I

40 QUÍMICA ANALÍTICA I
5

SEGURANÇA DO TRABALHO

40 SEGURANÇA DO TRABALHO
5

FÍSICO-QUÍMICA

40 FÍSICO-QUÍMICA
6

FENÔMENOS DE TRANSPORTE II

40 FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
6

QUÍMICA ANALÍTICA II

40 QUÍMICA ANALÍTICA II
6

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA

40 LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
6

ANÁLISE INSTRUMENTAL

40 ANÁLISE INSTRUMENTAL
6

CINÉTICA QUÍMICA

40 CINÉTICA QUÍMICA
6

TERMODINÂMICA I

40 TERMODINÂMICA I
6

CIÊNCIA DOS MATERIAIS

40 CIÊNCIA DOS MATERIAIS
6

QUÍMICA ORGÂNICA I

40 QUÍMICA ORGÂNICA I
6

MATERIAIS E CORROSÃO

40 MATERIAIS E CORROSÃO
7

MECÂNICA I

40 MECÂNICA I
7

TERMODINÂMICA II

40 TERMODINÂMICA II
7

GESTÃO DA QUALIDADE

40 GESTÃO DA QUALIDADE
7

QUÍMICA ORGÂNICA II

40 QUÍMICA ORGÂNICA II
7

BALANÇO DE MASSA E ENERGIA

40 BALANÇO DE MASSA E ENERGIA
7

FENÔMENOS DE TRANSPORTE III

40 FENÔMENOS DE TRANSPORTE III
7

ORÇAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA

40 ORÇAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA
7

ELETROTÉCNICA GERAL

40 ELETROTÉCNICA GERAL
7

CIÊNCIA DO AMBIENTE

40 CIÊNCIA DO AMBIENTE
8

ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS

40 ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS
8

ENGENHARIA AMBIENTAL

40 ENGENHARIA AMBIENTAL
8

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS

40 INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS
8

MÁQUINAS TÉRMICAS

40 MÁQUINAS TÉRMICAS
8

OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

40 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
8

PROCESSOS INDUSTRIAIS

40 PROCESSOS INDUSTRIAIS
8

REATORES QUÍMICOS

40 REATORES QUÍMICOS
8

SÍNTESE E ANÁLISE ORGÂNICA

40 SÍNTESE E ANÁLISE ORGÂNICA
9

ENGENHARIA BIOQUÍMICA

40 ENGENHARIA BIOQUÍMICA
9

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II

40 OPERAÇÕES UNITÁRIAS II
9

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA

40 LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA
9

TÓPICOS ESPECIAIS I

40 TÓPICOS ESPECIAIS I
9

LABORATÓRIO DE REATORES QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS

60 LABORATÓRIO DE REATORES QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS
9

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

40 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
10

TÓPICOS ESPECIAIS II

40 TÓPICOS ESPECIAIS II
10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

300 ESTÁGIO SUPERVISIONADO
10

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

40 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.