HISTÓRIA (curso sem previsão de matrículas)

Titulação: Licenciatura Duração: 48 meses Área de atuação: 7 - Ciências Humanas Modalidade: PRESENCIAL

História é a ciência que estuda, organiza e narra os fatos importantes, o cotidiano e a vida dos povos e da humanidade. Para formar profissionais capacitados nessa área, o CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST conta com Doutores e Mestres formados nas mais bem conceituadas universidades brasileiras.

Atuação:

  • Como professor, no ensino fundamental e médio da rede pública e privada;
  • Como pesquisador, em museus, fundações culturais, bibliotecas, órgãos públicos de pesquisa, etc.

 * A grade com as disciplinas poderá ser alterada.

Coordenação: Rafael Araldi Vaz

E-mail: prof.rafael.vaz@unifacvest.edu.br

Não temos bolsas próprias. Aceitamos Prouni, Uniedu e Fies.

Fase

Disciplina

CH Ementa
1

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

40 COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
1

FILOSOFIA I

40 FILOSOFIA I
1

HISTÓRIA ANTIGA I

40 HISTÓRIA ANTIGA I
1

HISTÓRIA DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

40 HISTÓRIA DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
1

INFORMÁTICA I

40 INFORMÁTICA I
1

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS

40 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
1

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

40 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1

PORTUGUÊS I

40 PORTUGUÊS I
1

PRÉ-HISTÓRIA GERAL

40 PRÉ-HISTÓRIA GERAL
1

SOCIOLOGIA I

40 SOCIOLOGIA I
2

ANTROPOLOGIA I

40 ANTROPOLOGIA I
2

CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS

40 CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS
2

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SISTEMAS E POLÍTICAS I

40 EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SISTEMAS E POLÍTICAS I
2

ÉTICA

40 ÉTICA
2

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

40 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
2

HISTÓRIA ANTIGA II

40 HISTÓRIA ANTIGA II
2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

40 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
2

PRIMEIROS SOCORROS

40 PRIMEIROS SOCORROS
2

PRODUÇÃO DE TEXTO I

40 PRODUÇÃO DE TEXTO I
2

TEORIA DA HISTÓRIA I

40 TEORIA DA HISTÓRIA I
3

CIÊNCIA POLÍTICA

40 CIÊNCIA POLÍTICA
3

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

40 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
3

Didática Geral

40 Didática Geral
3

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

40 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
3

HISTÓRIA DA ÁFRICA

40 HISTÓRIA DA ÁFRICA
3

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

40 PESQUISA EM EDUCAÇÃO
3

PRODUÇÃO DE TEXTO II

40 PRODUÇÃO DE TEXTO II
3

PSICOLOGIA I

40 PSICOLOGIA I
3

TEORIA DA HISTÓRIA II

40 TEORIA DA HISTÓRIA II
4

CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E NOVAS TECNOLOGIAS

40 CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E NOVAS TECNOLOGIAS
4

Educação Ambiental

40 Educação Ambiental
4

GEOGRAFIA HUMANA

40 GEOGRAFIA HUMANA
4

HISTÓRIA DA ARTE

40 HISTÓRIA DA ARTE
4

HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS

40 HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS
4

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

40 HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
4

HISTÓRIA MEDIEVAL I

40 HISTÓRIA MEDIEVAL I
4

METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA

40 METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA
4

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA I
4

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

40 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
5

ECONOMIA POLÍTICA LATINO-AMERICANA

40 ECONOMIA POLÍTICA LATINO-AMERICANA
5

EMPREENDEDORISMO

40 EMPREENDEDORISMO
5

ESTUDOS REGIONAIS

40 ESTUDOS REGIONAIS
5

HISTÓRIA DO BRASIL I

40 HISTÓRIA DO BRASIL I
5

HISTÓRIA MEDIEVAL II

40 HISTÓRIA MEDIEVAL II
5

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

40 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
5

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

40 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
5

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA II
5

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

40 PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
6

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I

40 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I
6

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

40 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
6

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

40 HISTÓRIA DA AMÉRICA II
6

HISTÓRIA DE SANTA CATARINA I

40 HISTÓRIA DE SANTA CATARINA I
6

HISTÓRIA DO BRASIL II

40 HISTÓRIA DO BRASIL II
6

HISTÓRIA MODERNA I

40 HISTÓRIA MODERNA I
6

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA III
6

Vivencias I

40 Vivencias I
7

Estágio Supervisionado I

100 Estágio Supervisionado I
7

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL II

40 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL II
7

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

40 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
7

HISTÓRIA DO BRASIL III

40 HISTÓRIA DO BRASIL III
7

HISTÓRIA MODERNA II

40 HISTÓRIA MODERNA II
7

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
7

VIVÊNCIAS II

40 VIVÊNCIAS II
8

Atividades Curriculares Complementares

240 Atividades Curriculares Complementares
8

Estágio Supervisionado II

200 Estágio Supervisionado II
8

HISTÓRIA DE SANTA CATARINA II

40 HISTÓRIA DE SANTA CATARINA II
8

HISTÓRIA DO BRASIL IV

40 HISTÓRIA DO BRASIL IV
8

PRÁTICA PEDAGÓGICA V

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA V
8

Trabalho de Conclusão de Curso

60 Trabalho de Conclusão de Curso

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.