PUBLICIDADE E PROPAGANDA (curso sem previsão de matrículas)

Titulação: Bacharelado Duração: 48 meses Área de atuação: 6 - Ciências Sociais Aplicadas Modalidade: PRESENCIAL

O curso forma profissionais aptos para desenvolver um papel fundamental na sociedade, que é a propagação e divulgação de bens, produtos e serviços, além da formação de ideologia.
 

Atuação

  • Planejamento, desenvolvimento, execução e aferição de campanhas de publicidade;
  • Organização de ações de comunicação, como: promoção, merchandising, web marketing e pesquisa mercadológica;
  • Criação, desenvolvimento, produção e midiatização de peças audiovisuais, acústicas, fotográficas e impressas
  • Redação publicitária para os mais diversos meios;
  • Desenvolvimento de posicionamento e capacidade crítica ante as produções de comunicação de massa praticadas pelo mercado publicitário nos seus mais diversos âmbitos;
  • Competência nas diferentes áreas de atuação da publicidade, sendo elas: atendimento, planejamento, pesquisa, mídia, criação, design gráfico, produção gráfica, visual, eletrônica e digital.

 * A grade com as disciplinas poderá ser alterada.

* Os valores estão com 50% de desconto. São válidos para pagamento em dia para todas as mensalidades do curso e para a matrícula. As rematrículas semestrais serão em valor integral.

Fase

Disciplina

CH Ementa
1

ANTROPOLOGIA I

22 ANTROPOLOGIA I
1

Escolas, Tendências e Estilos em Fotografia

44 Escolas, Tendências e Estilos em Fotografia
1

FILOSOFIA I

40 FILOSOFIA I
1

Fundamentos e Composição da Fotografia

44 Fundamentos e Composição da Fotografia
1

HISTÓRIA DA ARTE

40 HISTÓRIA DA ARTE
1

HISTÓRIA DA ARTE

44 HISTÓRIA DA ARTE
1

HISTÓRIA DA CIDADANIA

40 HISTÓRIA DA CIDADANIA
1

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

40 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
1

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

44 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
1

HUMANISMO E CRENÇAS

44 HUMANISMO E CRENÇAS
1

Informática

22 Informática
1

INFORMÁTICA I

40 INFORMÁTICA I
1

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA

40 INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
1

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL

44 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL
1

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

40 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1

PORTUGUÊS I

40 PORTUGUÊS I
1

PORTUGUÊS I

44 PORTUGUÊS I
1

SOCIOLOGIA I

40 SOCIOLOGIA I
1

TEORIA DA COMUNICAÇÃO I

40 TEORIA DA COMUNICAÇÃO I
2

ANTROPOLOGIA I

40 ANTROPOLOGIA I
2

CIÊNCIA POLÍTICA

40 CIÊNCIA POLÍTICA
2

COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

40 COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
2

ECONOMIA POLÍTICA

40 ECONOMIA POLÍTICA
2

ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA

40 ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA
2

Filosofia

22 Filosofia
2

FOTOGRAFIA I

40 FOTOGRAFIA I
2

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔNICO

40 HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔNICO
2

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL

40 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM VISUAL
2

MATERIAIS E PROCESSOS FOTOGRÁFICOS

44 MATERIAIS E PROCESSOS FOTOGRÁFICOS
2

PORTUGUÊS II

40 PORTUGUÊS II
2

PRÁTICA FOTOGRÁFICA I

44 PRÁTICA FOTOGRÁFICA I
2

Projeto Fotográfico I

44 Projeto Fotográfico I
2

PSICOLOGIA I

44 PSICOLOGIA I
2

REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO I

44 REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO I
2

SOCIOLOGIA I

22 SOCIOLOGIA I
2

TECNOLOGIAS EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO

40 TECNOLOGIAS EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO
2

TEORIA DA COMUNICAÇÃO I

44 TEORIA DA COMUNICAÇÃO I
2

TEORIA DA IMAGEM

44 TEORIA DA IMAGEM
3

CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS

40 CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS
3

CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS

22 CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS
3

CYBERCULTURA

44 CYBERCULTURA
3

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

40 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
3

ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA

44 ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA
3

ESTUDOS MIDIÁTICOS

40 ESTUDOS MIDIÁTICOS
3

Ética e Legislação

44 Ética e Legislação
3

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA I

44 FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA I
3

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MÍDIA IMPRESSA

40 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MÍDIA IMPRESSA
3

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CINEMA

40 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CINEMA
3

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE RÁDIO

40 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE RÁDIO
3

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TV

40 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE TV
3

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

22 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
3

OPINIÃO PÚBLICA

40 OPINIÃO PÚBLICA
3

PRÁTICA FOTOGRÁFICA II

44 PRÁTICA FOTOGRÁFICA II
3

PRODUÇÃO DE TEXTO I

40 PRODUÇÃO DE TEXTO I
3

Projeto Fotográfico II

44 Projeto Fotográfico II
3

PSICOLOGIA I

40 PSICOLOGIA I
3

REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO II

44 REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO II
4

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

40 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
4

CINEMA I

40 CINEMA I
4

COMUNICAÇÃO DIGITAL I

44 COMUNICAÇÃO DIGITAL I
4

CULTUTA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

44 CULTUTA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO
4

DIREITO DO CONSUMIDOR

40 DIREITO DO CONSUMIDOR
4

EDIÇÃO E PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS

40 EDIÇÃO E PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS
4

ELEMENTOS DE PRODUÇÃO EM RÁDIO

44 ELEMENTOS DE PRODUÇÃO EM RÁDIO
4

ELEMENTOS DE PRODUÇÃO EM TV

44 ELEMENTOS DE PRODUÇÃO EM TV
4

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA II

44 FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA II
4

MÍDIA IMPRESSA I

40 MÍDIA IMPRESSA I
4

POLÍTICA E COMUNICAÇÃO

40 POLÍTICA E COMUNICAÇÃO
4

PRÁTICA FOTOGRÁFICA III

44 PRÁTICA FOTOGRÁFICA III
4

PRODUÇÃO DE TEXTO II

40 PRODUÇÃO DE TEXTO II
4

Projeto Fotográfico III

44 Projeto Fotográfico III
4

PSICOLOGIA SOCIAL

40 PSICOLOGIA SOCIAL
4

RÁDIO I

40 RÁDIO I
4

REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO III

44 REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO III
4

TV I

40 TV I
5

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I

44 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I
5

COMUNICAÇÃO DIGITAL II

44 COMUNICAÇÃO DIGITAL II
5

COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA

40 COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA
5

CRIAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

44 CRIAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
5

DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

40 DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
5

ÉTICA

40 ÉTICA
5

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CINEMA

44 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CINEMA
5

INTRODUÇÃO AO JORNALISMO ON LINE

40 INTRODUÇÃO AO JORNALISMO ON LINE
5

MANIPULAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGEM

44 MANIPULAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGEM
5

PESQUISA DE MERCADO

40 PESQUISA DE MERCADO
5

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

40 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
5

PRODUÇÃO GRÁFICA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

44 PRODUÇÃO GRÁFICA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
5

RÁDIO I

44 RÁDIO I
5

RADIO II

40 RADIO II
5

REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO IV

44 REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO IV
5

SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

40 SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
5

TV I

44 TV I
5

TV II

40 TV II
6

AGÊNCIA ESTRUTURADA EM PUBLIDIADE E PROPAGANDA

44 AGÊNCIA ESTRUTURADA EM PUBLIDIADE E PROPAGANDA
6

ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

40 ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO
6

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

40 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
6

COMUNICAÇÃO DIGITAL I

40 COMUNICAÇÃO DIGITAL I
6

DIREITO DO CONSUMIDOR

44 DIREITO DO CONSUMIDOR
6

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL

44 EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
6

EMPREENDEDORISMO

40 EMPREENDEDORISMO
6

Fotografia Publicitária

40 Fotografia Publicitária
6

MARKETING POLÍTICO

44 MARKETING POLÍTICO
6

PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO EM PUBLIDIADE E PROPAGANDA

66 PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO EM PUBLIDIADE E PROPAGANDA
6

PLANEJAMENTO EM MÍDIA

40 PLANEJAMENTO EM MÍDIA
6

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

40 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
6

RADIO II

44 RADIO II
6

REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO IV

44 REDAÇÃO EM COMUNICAÇÃO IV
6

TÉCNICAS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA

40 TÉCNICAS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
6

TV II

44 TV II
7

ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA COMUNICAÇÃO

40 ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA COMUNICAÇÃO
7

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

44 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
7

COMUNICAÇÃO INTEGRADA ON LINE

44 COMUNICAÇÃO INTEGRADA ON LINE
7

CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MARCAS

44 CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MARCAS
7

CRIAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

40 CRIAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
7

ECONOMIA POLÍTICA

44 ECONOMIA POLÍTICA
7

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

22 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
7

Estágio Supervisionado I

120 Estágio Supervisionado I
7

PLANEJAMENTO EM MÍDIA

44 PLANEJAMENTO EM MÍDIA
7

PRODUÇÃO GRÁFICA

40 PRODUÇÃO GRÁFICA
7

PROMOÇÃO E MERCHANDISING

40 PROMOÇÃO E MERCHANDISING
7

PROMOÇÃO E MERCHANDISING

44 PROMOÇÃO E MERCHANDISING
7

PUBLICIDADE ON LINE

40 PUBLICIDADE ON LINE
7

TÓPICOS ESPECIAIS I

44 TÓPICOS ESPECIAIS I
7

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

44 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
8

Atividades Curriculares Complementares

160 Atividades Curriculares Complementares
8

Atividades Curriculares Complementares

240 Atividades Curriculares Complementares
8

CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MARCAS

40 CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MARCAS
8

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

44 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
8

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

22 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
8

Estágio Supervisionado II

120 Estágio Supervisionado II
8

GESTÃO DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO

66 GESTÃO DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO
8

MARKETING POLÍTICO

40 MARKETING POLÍTICO
8

TÓPICOS ESPECIAIS II

44 TÓPICOS ESPECIAIS II
8

Trabalho de Conclusão de Curso

300 Trabalho de Conclusão de Curso
8

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

44 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.