As docentes da Unifacvest, Dra. Arceloni Neusa Volpato, Dra. Simone Regina Dias e Dra. Maria Taís de Melo participaram na noite de quarta-feira, 02/12, de um debate organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC). A conversa mediada pelo presidente da confederação, o Prof. Oswaldo Augusto de Barros, tratou sobre o e-book "Impactos da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida dos professores de Santa Catarina", publicado a partir de uma pesquisa realizada com educadores do estado.
A pesquisa exploratória foi realizada entre os meses de julho e setembro de 2020, contando com a participação de 520 professores atuantes em todas as regiões do estado e vinculados ao Sindicato dos Professores de Santa Catarina. Os trabalhos tiveram como norte os sintomas de estresse apresentados no ambiente de trabalho e os fatores desencadeadores de sintomas no período de distanciamento social.
Inicialmente a Dra. Maria Taís fez uma breve explicação sobre os métodos utilizados na realização da pesquisa e o seu objetivo principal que é a compreensão dos dados relacionados a pandemia e sua interferência na vida dos docentes. Na sequência, a Dra. Simone Dias revelou que a idade, a região onde vivem e a área de ensino em que atuam são fatores favoráveis para os resultados causadores do estresse.
Conforme a pesquisadora, 10% dos entrevistados foram afastados das atividades, a maioria por depressão, estresse e por ter sido diagnosticado com Covid-19. O estudo apontou ainda que 9% dos participantes encontram-se na fase assintomática, 24% em alerta, 26% em resistência e 20% em exaustão, onde apresentam nove ou mais sintomas de estresses.
Em sua fala, a Prof. Dra. Arceloni Volpato fez uma análise sobre os resultados da pesquisa, afirmando que há uma grande defasagem emocional diante do cenário pandêmico. "A pandemia nos lança um desafio para darmos conta das atividades e da nossa situação de vida. Esta pesquisa evidencia que precisamos de ações. É necessário que os gestores fiquem atentos e dêem suporte aos professores", destaca.
Dentre as demandas dos participantes da pesquisa, 20% afirmam que necessitam de recursos tecnológicos para exercer as atividades, 25% de suporte emocional e 27% de capacitação. Sobre isso, Dra. Arceloni afirma que a atenção faz a diferença. "É importante observar a necessidade da formação continuada para que o professor não esteja sozinho no desafio de encontrar soluções e para que possam juntos ampliar seus espaços, estratégias e metodologias", conclui.
A live com o debate sobre a pesquisa está disponível na página da CNTEEC, no Facebook. Acesse pelo link https://fb.watch/28GBci5IOW/.
Por Rafael Oliveira Vargas - RPTME 6697/SC
Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação
Coordenação: Ricardo Leone Martins
Legenda de imagem:: 1)Pesquisadoras da Unifacvest participam de debate promovido pela CNTEECC; 2) Professoras Taís Melo, Simone Dias e Arceloni Volpato