1 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 40 | |
Método Científico. Eficiência e Produtividade no adquirir de conhecimentos. Conhecimento Indutivo e Dedutivo. Abordagem das concepções metodológicas atuais. Técnicas para elaboração de resumos, resenhas, artigos, monografias e trabalhos científicos.
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 20 | |
Como elaborar projeto de pesquisa, direcionado para o trabalho de conclusão de curso. Como realizar as análises e elaborar relatório de pesquisa e artigo. Instrumentalização teórica, técnica e prática para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
1 | METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO | 40 | |
História da natação, considerações gerais da natação brasileira nos dias de hoje, fundamentos básicos da natação adaptação ao meio líquido, desenvolver imersões, desenvolver flutuação, respiração, iniciação dos quatro estilos.
1 | PORTUGUÊS I | 40 | |
Linguagem, língua e sua contextualização histórica. Variação lingüística e os níveis de linguagem. Funções da linguagem. O processo comunicativo e os componentes essenciais da comunicação. O significado das palavras no contexto: denotação e conotação. Dificuldades mais freqüentes na língua portuguesa. Tipos de discurso. Leitura, interpretação e produção de textos. Mecanismos de coesão e coerência textual. Acentuação gráfica e novo acordo ortográfico.
1 | RECREAÇÃO E LAZER | 60 | |
Estudos da recreação e lazer - tempo livre. Jogos: classificação e teorias. Organização, planejamento e desenvolvimento de atividades recreativas. Seleção de atividades e processos pedagógicos.
1 | Anatomia Humana | 60 | |
Osteologia. Sindesmologia. Miologia. Sistema Respiratório. Sistema Cárdio-Circulatório.
1 | Anatomia Humana I | 60 | |
Introdução ao estudo da anatomia humana. Sistema sensoriais, aparelho locomotor (sistemas esquelético, articular e muscular).
1 | ARTE, LAZER, RECREAÇÃO, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO | 40 | |
Trabalhar o jogo, a brincadeira na escola , a arte, o lazer e a corporeidade como instrumentos educacionais, possibilitando o academico a refletir e entender sobre a importancia destes na formação dos indivíduos.
1 | BIOLOGIA | 40 | |
Níveis de Organização da Estrutura Biológica. Organização Celular. Técnicas de Estudo das Células. Organização Molecular, Morfológica e Funcional das Membranas Celulares e Especializações de Superfície. Organização Molecular e Morfo-funcional dos Componentes Citoplasmáticos e do Núcleo Interfásico. Integração Funcional dos Componentes Celulares. Especialização Celular.
1 | Fundamentos Sócio – Antropológicos | 60 | |
Campo e abrangência da ciência antropológica contemporânea. A ciência antropológica e o conceito de Cultura. Antropologia e Comunicação. Cultura e Identidade. Identidade Cultural nacional e na serra catarinense. Análise das principais temáticas antropológicas contemporâneas: cultura e identidade, etnicidade, relações de gênero, guerras culturais, grupos urbanos, formas de violência, patrimônio cultural. Conceitos e fundamentos da sociologia. A sociologia como objeto e método. A sociologia como ciência e suas relações com as demais disciplinas. Organização e processos sociais. Estrutura e estratificação social. Mobilidade espacial e social. Mudanças sociais. Elementos teóricos e metodológicos dos clássicos: Marx, Weber e Durkheim. A cultura. Variabilidade das orientações culturais; as evoluções tecnológicas. As formas organizacionais: a organização econômica, a organização social, a organização política. A função social da empresa. Indivíduo, Cultura e Sociedade.
1 | Fundamentos Sócio-Antropológicos | 60 | |
Campo e abrangência da ciência antropológica contemporânea. A ciência antropológica e o conceito de Cultura. Antropologia e Comunicação. Cultura e Identidade. Identidade Cultural nacional e na serra catarinense. Análise das principais temáticas antropológicas contemporâneas: cultura e identidade, etnicidade, relações de gênero, guerras culturais, grupos urbanos, formas de violência, patrimônio cultural. Conceitos e fundamentos da sociologia. A sociologia como objeto e método. A sociologia como ciência e suas relações com as demais disciplinas. Organização e processos sociais. Estrutura e estratificação social. Mobilidade espacial e social. Mudanças sociais. Elementos teóricos e metodológicos dos clássicos: Marx, Weber e Durkheim. A cultura. Variabilidade das orientações culturais; as evoluções tecnológicas. As formas organizacionais: a organização econômica, a organização social, a organização política. A função social da empresa. Indivíduo, Cultura e Sociedade.
1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 40 | |
Estudo da evolução histórica da Educação Física e dos Desportos, da antiguidade aos tempos modernos. Influência do desporto e da educação física nos principais acontecimentos da história. Tendência da Educação Física no mundo moderno. Estudo das principais áreas de atuação e conteúdos abordados na Educação Física
1 | Informática | 20 | |
Noções gerais de informática. Organização de um sistema de computação. Terminologia e definição. Estudo dos conceitos elementares de informática, aplicativos básicos e sua utilização. Seleção de aplicativos e prática em computadores relacionada com direito, envolvendo rotinas e procedimentos profissionais específicos.
1 | INICIAÇÃO ESPORTIVA | 40 | |
Fundamentos pedagógicos da iniciação esportiva. Métodos convencionais e alternativos de iniciação esportiva. Iniciação esportiva para população especial. Fundamentação da prática esportiva para crianças e adolescentes. Análises de situações concretas no campo dos esportes e da Educação Física.
2 | ADAPTAÇÃO ORGÂNICA AO EXERCÍCIO FÍSICO | 40 | |
Fenômenos fisiológicos ocorrentes no organismo em adaptação ao exercício. Fornecimento e utilização de energia durante o exercício. Fatores que afetam a função fisiológica, a transferência: meio ambiente e atividade física, recursos ergogênicos. Tópicos relacionados à fisiologia do exercício: composição corporal, envelhecimento e atividade física, exercício físico e crianças, mulher e esporte de alto rendimento, doping, radicais livres e antioxidantes na atividade física, crescimento maturação e desempenho, excesso de treinamento, periodização do exercício.
2 | Anatomia Humana II | 60 | |
Estudo morfofuncional do sistema circulatório (cardiovascular e linfático), digestório, respiratório, endócrino, urogenital, renal e reprodutor.
2 | ANTROPOLOGIA I | 20 | |
Campo e abrangência da ciência antropológica contemporânea. A ciência antropológica e o conceito de cultura. Antropologia e comunicação. Cultura e identidade. Identidade cultural nacional e na serra catarinense: cultura e identidade, etnicidade, relação de gêneros, guerras culturais, grupos urbanos, formas de violência, patrimônio cultural.
2 | DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO | 40 | |
Histórico e Manifestações das Danças no mundo e no Brasil; Dança na Escola – integração, socialização e improvização; Estilos e Modalidades da Dança; Danças Folclóricas, Brasileiras e Regionais; Danças de Salão.Dança de Academia.
2 | ESPORTES COMPLEMENTARES | 40 | |
Regras e técnicas do tênis de mesa; generalidades dos esportes de aventura; regras dos jogos de tabuleiros: dama, trilha, xadrez, regras do truco. Resgate de atividades lúdicas antigas
2 | ESTATÍSTICA I | 60 | |
Aplicação das técnicas e dos instrumentos estatísticos. Série e gráficos estatísticos. Medidas de tendência Central, de Posição e de dispersão. Teoria elementar de probabilidade. Variabilidade. Amostras. Testes de Significância de Método estatístico aplicados á Educação Fisica.
2 | ESTATÍSTICA I | 40 | |
Conceitos e objetivos da estatística. Estatística descritiva e inferencial. Probabilidades, variáveis. Noções de amostragem e distribuições amostrais. Sistema de informações de estatísticas vitais e indicadores de saúde. Estimação populacional, amostra, tipo de variáveis, notação de somatória, arredondamento de dados relativos: base móvel e fixa, distribuição de freqüências, gráficos, medidas de posição, medidas de dispersão, medidas de assimetria e curtose, análise bidimensional. Elaboração, análise e interpretação de gráficos e tabelas. Estimação e testes de hipótese. Análise de variância. Controle estatístico da qualidade.
2 | Fisiologia I | 60 | |
Fundamentos de fisiologia dos sistemas nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório e endócrino. Metabolismo energético. Nutrição & Transferência de Energia: macronutrientes e micronutrientes, fundamentos da transferência de energia humana, transferência de energia humana durante a atividade física, mensuração do dispêndio de energia humana, dispêndio de energia durante o repouso e em atividade física, avaliação das capacidades de geração de energia durante a atividade física. Sistemas Fisiológicos de Apoio: o sistema pulmonar e atividade física, o sistema cardiovascular e atividade física. Adaptações da capacidade funcional em relação ao treinamento com exercícios físicos: treinamentos dos sistemas energéticos aeróbicos e anaeróbicos, treinamento muscular.
2 | METODOLOGIA DO ENSINO DE ATLETISMO | 40 | |
O atletismo na escola e na sociedade, Histórico do atletismo, classificação do atletismo, considerações sobre as corridas, classificação das corridas, corridas de resistência, corridas de velocidade, com obstáculos, marcha atlética, os saltos, os arremessos.
2 | METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL | 40 | |
Histórico do futsal. Exercícios para aprendizado dos fundamentos do futsal. Terminologia do futsal. Noções de regras oficiais do futsal, prennchimento de súmulas. A utilização do futsal como instrumento educacional.
2 | METODOLOGIA DO ENSINO DE GINÁSTICA | 40 | |
Planos de movimentos. Descrição dos movimentos Capacidades motoras. Desenvolvimento das capacidades motoras na escola. Aplicações práticas com diversos materiais.
2 | NATAÇÃO | 40 | |
História da natação, considerações gerais da natação brasileira nos dias de hoje, fundamentos básicos da natação adaptação ao meio líquido, desenvolver imersões, desenvolver flutuação, respiração, iniciação dos quatro estilos.
2 | PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 40 | |
Compreender as diversas áreas que compõem o Curso de Educação Física, fazendo com que os alunos possam associar a relação teoria e prática. Trabalhando como se dá os aspectos de interdisciplinaridade e ligações teóricas e metodológicas entre as disciplinas existentes no curso.
2 | PRIMEIROS SOCORROS | 40 | |
Situações de urgência e emergência. Primeiros socorros e assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência; traumatismo; fraturas; hemorragias; mordedura por animais peçonhentos; reanimação cardíaca e respiratória; epilepsia; desmaios e convulsões. Medidas de prevenção de acidentes.
2 | PRODUÇÃO DE TEXTO I | 20 | |
Conceituação de texto. Mecanismos de coesão e coerência do texto. Análise das condições de produção de texto referenciais, planejamento e produção de tais textos, com base em parâmetros da linguística textual. Prática de elaboração de resumos, esquemas e resenhas. Concepções de leitura. Os sujeitos da leitura e da produção. Interpretação e produção de vários gêneros textuais que circulam na sociedade.
2 | SOCIOLOGIA I | 20 | |
Origem da Sociologia. Sociologia como ciência e métodos de investigação social. Sociedade e Estado: a visão liberal e a visão marxista. Indivíduo e sociedade. Estado e classes sociais no Brasil.
3 | ADAPTAÇÃO ORGÂNICA AO EXERCÍCIO FÍSICO | 40 | |
Fenômenos fisiológicos ocorrentes no organismo em adaptação ao exercício. Fornecimento e utilização de energia durante o exercício. Fatores que afetam a função fisiológica, a transferência: meio ambiente e atividade física, recursos ergogênicos. Tópicos relacionados à fisiologia do exercício: composição corporal, envelhecimento e atividade física, exercício físico e crianças, mulher e esporte de alto rendimento, doping, radicais livres e antioxidantes na atividade física, crescimento maturação e desempenho, excesso de treinamento, periodização do exercício.
3 | ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM | 40 | |
Teorias da Aprendizagem, Memória, Comportamento, Atenção. Motricidade. Linguagem. Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem. Aspectos que influenciam na aprendizagem. Concepções de aprendizagem
3 | ATLETISMO | 40 | |
O atletismo na escola e na sociedade, Histórico do atletismo, classificação do atletismo, considerações sobre as corridas, classificação das corridas, corridas de resistência, corridas de velocidade, com obstáculos, marcha atlética, os saltos, os arremessos.
3 | CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS | 20 | |
A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação em vários contextos sociais dos sujeitos surdos. Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005. Introdução a Libras: características da língua, seu uso e variações regionais. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
3 | DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO | 40 | |
Histórico e Manifestações das Danças no mundo e no Brasil; Dança na Escola – integração, socialização e improvização; Estilos e Modalidades da Dança; Danças Folclóricas, Brasileiras e Regionais; Danças de Salão. Dança de Academia.
3 | DIDÁTICA GERAL | 60 | |
História e evolução do conceito de didática. Abordagens da didática em Educação Física e Desporto. O processo ensino-aprendizagem na Educação Física e no Desporto. Exploração das habilidades e competências aplicadas à Educação Física e ao Desporto.
3 | EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 20 | |
Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Compreender os grupos étnicos “minoritários” e processos de colonização e pós-colonização. Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação anti-racista. Currículo e política curriculares. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Etnia/Raça e a indissociabilidade de outras categorias da diferença. Cultura e hibridismo culturais. As etnociências na sala de aula. Movimentos Sociais e educação não formal. Pesquisas em educação no campo da educação e relações étnico-raciais.
3 | EDUCAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA | 40 | |
Morfologia Corporal. Somatotipo. Grau de gordura corporal. Massa corporal, sobrepeso e obesidade. Controle de massa corporal. Composição corporal - Princípios, Técnicas e Aplicações. Aspectos étnicos da composição corporal.
3 | ESPORTES COMPLEMENTARES | 40 | |
Regras e técnicas do tênis de mesa; generalidades dos esportes de aventura; regras dos jogos de tabuleiros: dama, trilha, xadrez, regras do truco. Resgate de atividades lúdicas antigas.
3 | ÉTICA | 40 | |
A evolução histórica do conceito de ética e seus fundamentos filosóficos. Função da ética. Ética como prescrição de condutas. Porque a ética é necessária e importante. Ética e moral. A pessoa como substância individual e como existência relacional. Dignidade da pessoa humana. Comportamento ético. Ética e o indivíduo. Ética, dimensão grupal e social. Ética e convivência humana. Ética e educação. Ética e cultura. O tratamento social das questões éticas e morais dentro das organizações. Dilemas éticos. Código de ética.
3 | Fisiologia I | 40 | |
Introdução à Fisiologia Humana. Estudos dos processos e mecanismos fisiológicos dos sistemas do organismo humano (Sistema Respiratório, Cardiovascular, Linfático, Nervoso e Músculo-Esquelético).
3 | GINÁSTICA | 40 | |
Planos de movimentos. Descrição dos movimentos Capacidades motoras. Desenvolvimento das capacidades motoras básicas. Aplicações práticas com diversos materiais.
3 | METODOLOGIA DO ENSINO DE ATIVIDADES RITMICAS | 40 | |
Histórico. Adequação postural, alinhamento e posições. Ritmos, planos, sentidos e direções. Montagem de séries e iniciação coreográfica. Utilização de aparelhos e materiais para desenvolvimento e valoração da atividade rítmica. Noções de ginástica rítmica desportiva.
3 | METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTEBOL | 40 | |
Histórico do Futebol. Montagem de séries de exercícios em seqüência pedagógica para aprendizado dos fundamentos do futebol (passe, drible, chute, deslocamentos e cabeceio). Nomenclatura específica para o futebol. Generalidades sobre sistemas de ataque e defesa. Noções de regras.
3 | PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 60 | |
Definir conceitualmente os aspectos inerentes à prática pedagógica, relacionando a atividade do profissional da educação física. Trabalhando as questões de prática X teoria; o ambiente escolar; relações na escola; relação família e escola. A epistemologia na construção da ação docente.
4 | DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA | 40 | |
Conceitos básicos da área do desenvolvimento humano. Principais teorias do desenvolvimento humano. Caracterização da área de desenvolvimento e aprendizagem motora e suas relações com o crescimento. Conhecimento do processo de crescimento, maturação e envelhecimento ao longo da vida. Introdução ao aprendizado de habilidades motoras relacionadas com a atividade esportiva. Bases teóricas e práticas da avaliação motora.
4 | DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA | 40 | |
Conceitos básicos da área do desenvolvimento humano. Principais teorias do desenvolvimento humano. Caracterização da área de desenvolvimento e aprendizagem motora e suas relações com o crescimento. Conhecimento do processo de crescimento, maturação e envelhecimento ao longo da vida. Introdução ao aprendizado de habilidades motoras relacionadas com a atividade esportiva. Bases teóricas e práticas da avaliação motora.
4 | Eletiva I | 60 | |
o conteúdo da displina é definida a cada semestre pelo NDE e professores
4 | FILOSOFIA E ÉTICA | 40 | |
Fundamentos filosóficos. Conhecimento. Ciência. Política. Moral. Lógica. Objetividade dos valores. Campos de estudo e análise da ética. Cenários novos. Tendências filosóficas.
4 | FILOSOFIA I | 20 | |
Origens e panorama histórico da filosofia. O objeto da filosofia. A filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea. Grandes pensadores da filosofia. A evolução do pensamento filosófico. A filosofia hoje.
4 | FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 40 | |
Fundamentos de fisiologia dos sistemas nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório e endócrino. Metabolismo energético. Nutrição & Transferência de Energia: macronutrientes e micronutrientes, fundamentos da transferência de energia humana, transferência de energia humana durante a atividade física, mensuração do dispêndio de energia humana, dispêndio de energia durante o repouso e em atividade física, avaliação das capacidades de geração de energia durante a atividade física. Sistemas Fisiológicos de Apoio: o sistema pulmonar e atividade física, o sistema cardiovascular e atividade física. Adaptações da capacidade funcional em relação ao treinamento com exercícios físicos: treinamentos dos sistemas energéticos aeróbicos e anaeróbicos, treinamento muscular.
4 | FUTSAL | 40 | |
Histórico do futsal. Exercícios para aprendizado dos fundamentos do futsal. Terminologia do futsal. Noções de regras oficiais do futsal, preenchimento de súmulas. A utilização do futsal como instrumento educacional.
4 | METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA E ANOS INICIAIS | 40 | |
Objetivos da Educação Física na Educação Infantil. Concepção de infância. O movimento na Educação Infantil. O professor de Educação Física na Educação Infantil. A criança e o movimento. Atividades relacionadas à Educação Infantil.
4 | METODOLOGIA DO ENSINO DE VOLEIBOL | 40 | |
Aspectos gerais da arbitragem e interpretação das regras oficiais. Princípios dos sistemas de ataque e defesa. Noções básicas do processo de treinamento dos fundamentos técnicos da modalidade. Trabalho do técnico de voleibol. Sistemas de jogo aplicados ao voleibol.
4 | NUTRIÇÃO | 40 | |
Introdução ao estudo da Nutrição e da Alimentação. Relação entre atividade física normal, treinamento e nutrição. Composição corporal. Nutrição para o esporte de alto rendimento, recursos ergogênicos, radicais livres e antioxidantes na atividade física. Merenda escolar. Nutrição e saúde.
4 | PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 60 | |
Compreender a prática pedagógica e suas contribuições nas diversas áreas do conhecimento, reconhecendo a sua importância nas atividades do cotidiano escolar. Inserção e observação do contexto educativo, reunindo análise da realidade escolar através de pesquisas. Formas de articulação do professor e seus alunos, incorporando no trabalho as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais. Modelos pedagógicos. Questões da mudança no contexto educativo. Conhecer as diretrizes da prática docente em diferentes perspectivas
4 | PSICOLOGIA DO ESPORTE | 40 | |
Conhecimento téorico e prático do ser humano em situações de prática de atividade física e de esportes. A prática da atividade física e do esporte e a relação com o Stress. Alterações comportamentais e psicológicas a partir da atividade física e do esporte.
4 | PSICOLOGIA I | 20 | |
Psicologia: histórico, objeto e métodos. Processos psicológicos básicos. As diferentes concepções do fenômeno psíquico. Campos tradicionais de aplicação e tendências atuais da psicologia. Formação profissional. Psicologia e sociedade.
4 | Psicomotricidade | 40 | |
Desenvolvimento psicomotor da criança. Atividade psicomotora e pedagógica com finalidade terapêutica, recreativa e laborativa da criança, do adulto e do idoso.
4 | QUALIDADE DE VIDA | 40 | |
Concepções básicas voltadas para saúde. Conceito de qualidade de vida. Modo de vida estilo de vida relacionado a qualidade de vida. Qualidade de vida e o mundo do trabalho. Ergonomia e qualidade de vida. A era do estilo de vida. Envelhecimento e qualidade de vida. Qualidade de vida e fator nutrição. Qualidade de vida e stress. Escolhas e decisões para uma vida com qualidade.
4 | VOLEIBOL | 40 | |
Aspectos gerais da arbitragem e interpretação das regras oficiais. Princípios dos sistemas de ataque e defesa. Noções básicas do processo de treinamento dos fundamentos técnicos da modalidade. Trabalho do técnico de voleibol. Sistemas de jogo aplicados ao voleibol.
5 | BIOMECÂNICA | 60 | |
Sistema de alavancas. Análise e decomposição das resultantes advindas do movimento normal. Biomecânica do movimento humano.
5 | CINESIOLOGIA | 60 | |
Funcionabilidade dos ossos, músculos e articulações. Mecânica óssea e articular. Alavancas mecânicas do corpo humano. Cadeias Cinemáticas do corpo humano. Ações musculares agonistas e antagonistas. Princípios físicos aplicados à mecânica do movimento humano e do gesto desportivo.
5 | EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | 20 | |
Direitos Humanos. Origem dos direitos humanos. Condição heliocêntrica dos direitos humanos. Direitos humanos e direitos fundamentais. A paternidade histórica dos direitos fundamentais. As dimensões de direitos. Eficácia e aplicabilidade dos direitos fundamentais. Problemas contemporâneos dos direitos fundamentais: epistêmicos, substanciais e institucionais. Direitos formalmente e materialmente fundamentais. Os direitos humanos e os direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Atualidade dos direitos humanos.
5 | EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA | 40 | |
Processo ensino-aprendizagem na Educação Física Adaptada. Momentos e Problemas na educação física para portadores de necessidades especiais - mentais, coordenativas, áudio-comunicativas e físicas.
5 | Eletiva II | 60 | |
o conteúdo da displina é definida a cada semestre pelo NDE e professores
5 | Estágio Supervisionado I | 130 | |
DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE ESTÁGIO
5 | ESTUDOS DE DESVIOS POSTURAIS | 40 | |
A coluna vertebral, seus componentes e funções sobre a postura corporal. Os segmentos corporais, seus componentes e funções sobre a postura corporal. Alterações posturais. Avaliação postural. Exercícios de prevenção e reeducação postural.
5 | EXERCÍCIOS RESISTIDOS | 40 | |
Periodização no trabalho com exercícios resistidos. Trabalhos com grupos musculares específicos. Especificidades relacionadas com os exercícios resistidos. Treinamento de força em crianças, adolescentes e idosos. Utilização de materiais alternativos no treinamento de sobrecarga.
5 | FUTEBOL | 40 | |
Histórico do Futebol. Montagem de séries de exercícios em seqüência pedagógica para aprendizado dos fundamentos do futebol (passe, drible, chute, deslocamentos e cabeceio). Nomenclatura específica para o futebol. Generalidades sobre sistemas de ataque e defesa. Noções de regras.
5 | HANDEBOL | 40 | |
História do Handebol; - Fundamentos básicos do Handebol; - Regras do Handebol; - Prática do jogo (tática elementar); - Exercícios de defesa e ataque; - Posicionamento em quadra.
5 | MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 40 | |
Avaliação do mecanismo do corpo. Testes de aptidão físico-motora. Testes ergométricos. Avaliação e alteração dos sistemas orgânicos durante a atividade física. Análises de provas físico-atléticas. Prescrição de Atividades Físicas para atletas, adolescentes, sedentários e grupos portdores de necessidades especiais.
5 | METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | 40 | |
Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio. Atividades relacionadas ao Ensino Fundamental e Médio. Processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio. Conhecimentos e competências no Ensino Fundamental e Médio. Integração da Educação Física à proposta da escola.
5 | METODOLOGIA DO ENSINO DE BASQUETEBOL | 60 | |
Histórico do Basquetebol. Exercícios pré-desportivos para aprendizado dos fundamentos - dibles, passes, arremessos, bandejas e rebotes. Noções de ataque e defesa. Noções de regras.
5 | METODOLOGIA DO ENSINO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS | 40 | |
Periodização no trabalho com exercícios resistidos. Trabalhos com grupos musculares específicos.. Especificidades relacionadas com os exercícios resistidos. Treinamento de força em crianças, adolescentes e idosos. Utilização de materiais alternativos no treinamento de sobrecarga.
5 | PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 60 | |
Compreender as formas de construção do processo de formação docente e suas implicações na atividade docente do profissional da educação física. Aprofundamento nas questões de pesquisa, através da utilização de questionário, que buscará analisar as contribuições da formação docente á prática pedagógica. Tendências atuais de formação e profissionalização frente aos novos desafios.
6 | BASQUETEBOL | 40 | |
Histórico do Basquetebol. Exercícios pré-desportivos para aprendizado dos fundamentos - dribles, passes, arremessos, bandejas e rebotes. Noções de ataque e defesa. Noções de regras.
6 | CINESIOLOGIA | 60 | |
Fisiologia da contração muscular. Centro de gravidade e equilíbrio. Cinesiologia da postura, marcha, corrida, salto e da vida diária. Conhecimento e experiência prática das provas de função muscular, analisando corretamente suas compensações, encurtamentos e debilidades.
6 | EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL | 40 | |
Crise ambiental e movimento ecológico. Aspectos históricos do Direito Ambiental. Ética Ambiental. Princípios de Direito Ambiental: prevenção e precaução, desenvolvimento sustentável, informação e participação, poluidor-pagador, função socioambiental da propriedade, cooperação e solidariedade intergeracional. A proteção do ambiente na Constituição Federal. Competências Ambientais. Dano Ambiental. Reação à danosidade ambiental: responsabilidade civil ambiental, responsabilidade penal Ambiental e responsabilidade administrativa ambiental. Direito Ambiental Internacional: tratados internacionais sobre meio ambiente, Agenda 21, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Direito Ambiental comparado. Tutela jurisdicional do meio ambiente. Política Nacional de Recursos Hídricos. Política Nacional Urbana. Política Nacional da Biodiversidade. Política Nacional de Educação Ambiental. Regime do patrimônio florestal e áreas especialmente protegidas. Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
6 | EDUCAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA | 40 | |
Morfologia Corporal. Somatotipo. Grau de gordura corporal. Massa corporal, sobrepeso e obesidade. Controle de massa corporal. Composição corporal - Princípios, Técnicas e Aplicações. Aspectos étnicos da composição corporal.
6 | Eletiva III | 60 | |
o conteúdo é definido a cada semestre pelo NDE e professores
6 | EMPREENDEDORISMO | 20 | |
O processo empreendedor. História do empreendedorismo. Conceito e funcionamento. Ideias e oportunidades. Fontes de novas idéias. Identificando oportunidades. Selecionando idéias: análise preliminar. Influência tecnológica na seleção de idéias. Teste e definição. Plano de negócios: elaboração, depuração e funcionamento. Necessidades de apoios: técnico e financeiro. Apoio à gestão do plano. Constituição do negócio: questões legais e de mercado. Os controles: planos de investimentos e os demonstrativos proforma.
6 | Estágio Supervisionado II | 130 | |
DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE ESTÁGIO
6 | MARKETING ESPORTIVO | 40 | |
Os quatro “Ps” do marketing. Marketing esportivo. Políticas de incentivo ao esporte. Legislação Esportiva. Evento esportivo. Economia esportiva. Tecnologia esportiva. Comunicação esportiva. Prospecção de patrocinadores.
6 | METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES MARCIAIS | 40 | |
Noções gerais e regras de judô, karatê, boxe, jiu-jitsu, boxe-tailândes, taekwondo.
6 | METODOLOGIA DO ENSINO DE HANDEBOL | 40 | |
História do Handebol; - Fundamentos básicos do Handebol; - Regras do Handebol; - Prática do jogo (tática elementar); - Exercícios de defesa e ataque; - Posicionamento em quadra.
6 | METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO | 40 | |
Condicionamento físico, tático e técnico de atletas. Especificidades desportivas quanto ao somatotipo, competição, variações climáticas e ambientais. Treinamento de capacidades físicas específicas.
6 | PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESCOLARES E COMUNITÁRIOS | 40 | |
Projetos de Eventos Escolares e Comunitários. Atividades Ocupacionais na área de esporte e recreação. Meio ambiente e sua relação com o esporte escolar e a recreação. Políticas Públicas para eventos comunitários
6 | PRÁTICA PEDAGÓGICA V | 60 | |
Compreender o processo de construção dos saberes docentes e suas implicações na atividade docente do profissional da educação física. Aprofundamento nas questões de pesquisa, através da utilização de entrevista, que buscará analisar os saberes constituídos pelos professores e a relação com a prática pedagógica. Através de atividades práticas compreender a fundamentação teórica dos conceitos estudados.
6 | REABILITAÇÃO DESPORTIVO-MOTORA | 40 | |
Noções gerais de fisioterapia. Provas e funções musculares. Atividade física corretiva. Esportes assimétricos e prescrição de exercícios compensatórios. Massoterapia. Hidroterapia. Termoterapia.
6 | TÉCNICO EM ARTES MARCIAIS | 40 | |
Noções gerais e regras de judô, karatê, boxe, jiu-jitsu, boxe-tailândes, taekwondo. Condicionamento físico, Estratégias e táticas para competição.
6 | TREINAMENTO DESPORTIVO | 40 | |
Condicionamento físico, tático e técnico de atletas. Especificidades desportivas quanto ao somatotipo, competição, variações climáticas e ambientais. Treinamento de capacidades físicas específicas.
7 | ADMINISTRAÇÃO DE ACADEMIAS | 60 | |
Funções administrativas. Administração de pessoas. Administração de materiais e logística. Administração financeira. Administração de academias e gestão esportiva.
7 | ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO | 40 | |
Envelhecimento populacional, consequências epidemiológicas e determinantes do envelhecimento. Mudanças biopsicosociais do indivíduo em processo de envelhecimento. Avaliação física do idoso.
7 | CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS | 40 | |
Fundamentos da educação de surdos. História da educação dos surdos. Lingua Brasileira de Sinais. Escrita de Sinais. Lingüística aplicada ao Ensino de Línguas. Aquisição da Linguagem. Sociolingüística. Ensino de língua materna. Semântica e Pragmática.
7 | DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL | 20 | |
Concepções de desenvolvimento, de estado e de sociedade para atingir as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, na ótica da gestão ambiental, da economia social e da natureza, meio ambiente: conceitos, Gestão ambiental: Passivo social ambiental, Ativo social e ambiental, política das tendências tecnológicas. Políticas de tendências Econômicas, Desenvolvimento econômico, social, economia empresarial.
7 | EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE | 40 | |
Conceito.Fontes, princípios e campo de aplicação da educação ambiental. Impacto ambiental e a atividade física. Educação: saúde e movimento social e esportivo.
7 | EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL | 40 | |
Processo ensino-aprendizagem - Momentos e Problemas na educação física para portadores de necessidades especiais - mentais, coordenativas, áudio-comunicativas e físicas.
7 | EDUCADOR FÍSICO E O NASF | 40 | |
O papel do educador físico no NASF. Qualidade de vida e prevenção do adoecimento. Desenvolvimento de atividades (práticas e/ou educativas) que atendam a toda comunidade. Questões metodológicas e pedagógicas para atuação do professor de Educação Física nas políticas públicas de saúde.
7 | Estágio Supervisionado I | 200 | |
Desenvolver atividades de observação, participação e intervenção Spa´s, Clínicas de Repouso, de Recuperação e de Fisioterapia, Asilos, Hospitais e Postos de Saúde
7 | Estágio Supervisionado III | 140 | |
DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE ESTÁGIO
7 | ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 40 | |
Concepções vigentes sobre a Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Legislação específica para a Educação Física. Lei de diretrizes e bases da educação brasileira
7 | Linguagem Brasileira de Sinais | 40 | |
Fundamentos da educação de surdos. História da educação dos surdos. Lingua Brasileira de Sinais. Escrita de Sinais. Lingüística aplicada ao Ensino de Línguas. Aquisição da Linguagem. Sociolingüística. Ensino de língua materna. Semântica e Pragmática.
7 | PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESPORTIVOS | 40 | |
Projetos de Eventos Esportivos. Atividades Ocupacionais na área de esporte e recreação. Meio ambiente e sua relação com o esporte. Políticas Públicas para eventos esportivos
7 | PRÁTICA PEDAGÓGICA VI | 60 | |
Teorias da Educação Física e do esporte. As principais inovações da prática educativa contemporânea: metodologias, técnicas de ensino e processos avaliativos diversificados. A atuação do professor de educação física no processo de ensino-apredizagem. Elaboração e execução de projetos pedagógicos, para a Educação Básica. Atividades interdisciplinares. Práticas significativas e contextualizadas.
7 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
A importância da psicologia para o trabalho pedagógico. As contribuições da psicologia social: Identidade. Interação grupal, estigma, preconceito. As contribuições da psicanálise: desejo, emoção, afetividade.
7 | PSICOLOGIA DO ESPORTE | 40 | |
Tarefas da psicologia do esporte e o psicólogo. Relacionamento interpessoal e coesão da equipe. Comportamento e técnicas que podem mudar o desempenho e o prazer dos atletas e esportistas. Exercícios e a área emocional: ansiedade, depressão, agressividade, e auto-conceito.
7 | QUALIDADE DE VIDA | 40 | |
Saúde e qualidade de vida; Atividade física, aptidão física e saúde; Estilo de vida, saúde e qualidade de vida; Orientações para a prática de atividade física; Benefícios da prática de atividades físicas, Atividade física e ecologia, Fatores motivacionais para a pratica de atividade física. Avaliação da aptidão física e da atividade física habitual; Atividade física saúde e doenças crônicas; Atividade física envelhecimento e qualidade de vida.
7 | TCC I | 40 | |
Produção do pré-projeto de TCC. Metodologia científica do projeto de pesquisa. Fases do projeto de pesquisa. Seminários de discussão sobre os temas escolhidos pelos acadêmicos. Orientação e encaminhamento do projeto.
7 | TÓPICOS ESPECIAIS I | 40 | |
Semestralmente o Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Física discutirá e decidirá a ementa, buscando a atualização de conteúdos já trabalhados, em decorrência de modificações, atualizações, temas emergentes.
7 | Vivencias I | 40 | |
Visão teórico-metodológica e legal da educação inclusiva. Vivência de práticas educativas em classes de pessoas com necessidades educativas especiais. Construção de proposta de intervenção pedagógica
8 | ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA E PERSONAL TRAINNING | 60 | |
História e evolução das atividades de academia. Anamnese, fundamentos e estruturação de exercícios. Descrição e interpretação de exercícios com e sem materiais. Alongamento e flexibilidade. Definições e aplicações práticas. Personal Trainer: o mercado de trabalho. Aspectos legais e éticos. Postura profissional. Educação do cliente em relação ao comportamento saudável. Estratégias de Marketing aplicados no serviço do Personal Trainer.
8 | Atividades Curriculares Complementares | 160 | |
Atividades desenvolvidas complementarmente ao curso, tais como: seminários, palestras, cursos de curta duração, monitoria, entre outras.
8 | Atividades Curriculares Complementares | 240 | |
participação em eventos de ensino, extensão, pesquisa, trabalho social, seminários, palestras, visita de campo
8 | BIOMECÂNICA | 40 | |
Princípios mecânicos aplicados às técnicas desportivas. Vantagens e desvantagens mecânicas de alavancas. Análise biomecânica. Cinemática e Dinâmica desportiva. Prescrição de exercícios para correção de fundamentos desportivos mediante análise biomecânica.
8 | CULTUTA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 20 | |
Formação da Identidade Nacional; a Semana de Arte Moderna; Cultura e patrimônio na região sul; Patrimônio Histórico e Cultural; A trajetória histórica das ações de preservação de bens culturais. Concepções de patrimônio cultural. Legislação e mecanismos de proteção do patrimônio cultural; Patrimônio Material e Imaterial.
8 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE | 40 | |
Ampliação a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. Crescimento, satisfação pessoal e a inserção social de todos
8 | Estágio Supervisionado II | 200 | |
Desenvolver atividades de observação, participação e intervenção em Academias, Locais de Treinamento (Equipes esportivas municipais, escolinhas de esporte, e acompanhamento de personal training), Administração Esportiva e Hotéis.
8 | GINÁSTICA LABORAL | 40 | |
Princípios e aplicações. Fundamentos e conteúdos da ginástica laboral. Metodologia e técnicas de Atividade Física na Empresa. Princípios do treinamento físico, fisiológicos e biomecânicos relacionados às atividades laborais. Ergonomia. Vivência prática de exercícios com e sem materiais na Ginástica Laboral.
8 | NUTRIÇÃO | 40 | |
Introdução ao estudo da Nutrição e da Alimentação. Relação entre atividade física normal, treinamento e nutrição. Composição corporal. Nutrição para o esporte de alto rendimento, recursos ergogênicos, radicais livres e antioxidantes na atividade física. Merenda escolar. Nutrição e saúde.
8 | ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVA | 40 | |
Regulamentação da Educação Física e do Desporto. Teoria e prática da Organização da Educação Física e dos Desportos. Promoções de competições desportivas - elaboração, execução e avaliação de projetos. Princípios gerais da administração. Administração desportiva. Marketing desportivo. Estratégias de marketing em Educação Física e Desportos.
8 | PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO | 60 | |
Bases Pedagógicas do Treinamento Esportivo. Esporte na Infância e na Adolescência. Planificação e periodização do treinamento esportivo. Aplicações esportivas.
8 | PRÁTICA PEDAGÓGICA VII | 60 | |
Prática educativa contemporânea: metodologias, técnicas de ensino e processos avaliativos diversificados. A atuação do professor de educação física no processo de ensino-aprendizagem. Elaboração e execução de projetos pedagógicos para a Educação Básica
8 | PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS | 60 | |
Parâmetros para prescrição de exercícios em grupos especiais. Elaboração, planejamento e acompanhamento de exercícios para grupos especiais.
8 | PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE | 60 | |
O professor de educação física e a construção do saber. Educação Física: contribuições à formação profissional. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Formação e desenvolvimento profissional de professores de educação física. Educação Física na escola: questões e reflexões. Educação Física: desenvolvendo competências. A formação dos docentes de educação física e seus saberes profissionais. Fundamentos de uma proposta de formação continuada de professores articulada ao propósito da mudança da prática pedagógica.
8 | TCC | 60 | |
Tema desenvolvido pelo aluno, seguindo o regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso
8 | TCC II | 40 | |
Produção do artigo científico como TCC. Metodologia científica do artigo científico. Orientação sobre os temas escolhidos pelos acadêmicos. Orientação e encaminhamento do artigo científico.
8 | TÓPICOS ESPECIAIS II | 40 | |
Semestralmente o Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Física discutirá e decidirá a ementa, buscando a atualização de conteúdos já trabalhados, em decorrência de modificações, atualizações, temas emergentes.
8 | Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | |
DE ACORDO COM O CONTEÚDO ESCOLHIDO PELO ALUNO E ORIENTADO PELO PROFESSOR
8 | VIVÊNCIAS II | 40 | |
Ação filosófica e visão teórica-metodológica e legal da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e jovens e adultos. Vivência de práticas educativas em escolas públicas ou privadas. Construção de proposta de intervenção pedagógica. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A Práxis educativa contemporânea.
9 | ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA | 40 | |
Aspectos estruturais e administrativos de uma academia. Ginástica aeróbica e localizada. Ginástica estética. Ginástica laboral. Dança e expressão corporal. Atividade Física para redução de massa corporal.
9 | ATIVIDADES FÍSICAS PARA GRUPOS ESPECIAIS | 40 | |
Aspectos gerais das necessidades especiais - mentais, coordenativas, áudio-comunicativas e físicas. Adaptação de atividades físicas e recreativas para portadores de necessidades especiais. Atividades físicas para terceira idade e gestantes.
9 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO V | 80 | |
DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE ESTÁGIO
9 | PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO | 40 | |
Planejamento da sessão de treinamento. Os ciclos de treinamento. O Programa anual de treinamento. Planejamento em longo prazo. Desempenho em competições.
9 | TÉCNICO DE ATLETISMO | 40 | |
Métodos convencionais e alternativos de Treinamento. Preparação de equipes. Aspectos físicos, técnicos e/ou táticos.
9 | TÉCNICO DE FUTSAL | 40 | |
Arbitragem e Regras Oficiais. Sistemas táticos de ataque e defesa. Fundamentação técnica do atleta de futsal. Goleiro. Trabalho do técnico de futsal.
9 | TÉCNICO DE GINÁSTICA | 40 | |
Histórico e Terminologia específica da ginástica olímpica. Aparelhos para a prática de ginástica olímpica. Procedimentos para iniciação a ginástica olímpica. Seqüências e progressões pedagógicas em provas de solo e aparelhos.
9 | TÉCNICO DE HANDEBOL | 40 | |
Sistemas e táticas de Ataque e Defesa. Contra-ataque simples e sustentado. Trabalho do pivô e do goleiro. Trabalho do técnico de handebol. Regras oficiais e noções de arbitragem.
9 | TÉCNICO DE NATAÇÃO | 40 | |
Natação para bebês, gestantes, obesos e portadores de necessidades especiais. Biribol. Pólo Aquático. Recreação Aquática. Hidroginástica.
10 | Atividades Curriculares Complementares | 200 | |
SEMINÁRIOS, PALESTRAS, MINI-CURSOS ETC. PREVISTOS NO REGULAMENMTO DE ACC
10 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI | 80 | |
DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE ESTÁGIO
10 | GEREONTOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS | 40 | |
Considerações epidemiológicas e demográficas sobre o envelhecimento populacional. História dos idosos em diferentes épocas e na sociedade brasileira Mitos, fatos e teorias do envelhecimento. Envelhecimento Humano: definições e terminologias Aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano. Doenças mais comuns no envelhecimento. Sexualidade e o idoso Nutrição, atividade física e o idoso Cidadania e o idoso
10 | REABILITAÇÃO DESPOTIVO-MOTORA | 40 | |
Noções gerais de fisioterapia. Provas e funções musculares. Atividade física corretiva. Esportes assimétricos e prescrição de exercícios compensatórios. Massoterapia. Hidroterapia. Termoterapia.
10 | TÉCNICO DE BASQUETEBOL | 40 | |
Noções de arbitragem e interpretação das regras oficiais. Sistemas defensivos e ofensivos. Fundamentação do pivô. Trabalho do técnico de basquetebol.
10 | TÉCNICO DE FUTEBOL | 40 | |
Arbitragem e Regras Oficiais. Sistemas táticos de ataque e defesa. Fundamentação técnica do atleta de futebol. Goleiro. Trabalho do técnico de futebol.
10 | TÉCNICO DE VOLEIBOL | 40 | |
Aspectos gerais da arbitragem e interpretação das regras oficiais. Princípios dos sistemas de ataque e defesa. Trabalho do técnico de voleibol.
10 | Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | |
DE ACORDO COM O TEMA DO ALUNO E ORIENTAÇÃOES DO PROFESSOR