EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA - PRESENCIAL (Lages/SC)

Titulação: Licenciatura Duração: 48 meses (noturno) | Início das aulas em 19/08/24 Área de atuação: 7 - Ciências Humanas Modalidade: PRESENCIAL

A Unifacvest oferece cursos presenciais com a melhor infraestrutra disponível para as aulas no Campus Central em Lages (SC). Temos a melhor biblioteca de Santa Catarina na avaliação do MEC, laboratórios com tecnologia de ponta e clínicas escola para as aulas práticas e estágios dentro da universidade.

O ingresso pode acontecer, conforme a oferta, no verão (fevereiro) e no inverno (julho). Sempre oferecemos 50% de desconto por pontualidade para pagamento da mensalidade até o dia 7 de cada mês.

A Unifacvest é pioneira na oferta de educação mediada por tecnologias. As salas são equipadas com recursos multimídia que permitem a transmissão síncrona das aulas e os conteúdos e materiais educacionais estão todos na Sala Virtual que pode ser acessada a qualquer momento através de smartphones, tablets e microcomputadores.

Durante períodos de emergência sanitária são adotados protocolos de biossegurança, com uso de EPIs para garantir a saúde de alunos e professores, com redução, distanciamento e escalonamento de alunos em sala de aula conforme protocolos e calendários estabelecidos pelo MEC e órgãos reguladores locais.

O currículo dos cursos segue a Portaria MEC Nº 2117/2019 com a oferta de até 40% da carga horária em disciplinas na modalidade EAD garantindo que o futuro profissional desenvolva competências e habilidades de tecnologia da informação & comunicação e uso ético na trafegabilidade digital. Atendendo à legislação 10% da carga horária do curso é composta por atividades curriculares de extensão. 

A Unifacvest oferece estágio curricular obrigatório nas clínicas escola de saúde humana e animal, Casa da Cidadania e Tech (Centro de engenharia e biotecnologia avançada) e tem convênio com organizações e entidades em todo o Brasil.

Com o processo de internacionalização oferta algumas disciplinas bilíngues e oferece programas de mobilidade estudantil e docente (intercâmbio) em vários países, além de um centro de idiomas para aprendizagem de inglês e espanhol, e, em breve, entregará para a comunidade um Hotel de Passagem.

Todos os materiais educacionais estão na Sala Virtual que é dinâmica, com realidade virtual, realidade aumentada, gamification, simuladores de laboratórios com operação remota de robôs e acesso livre às bibliotecas digitais da Pearson, Saraiva, Curatoria, e-Livro, Minha Biblioteca e Biblioteca A.

Clique aqui para saber sobre Bolsas de Estudos. 

Fase

Disciplina

CH Ementa
1

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

40 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

20 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1

METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO
1

PORTUGUÊS I

40 PORTUGUÊS I
1

RECREAÇÃO E LAZER

60 RECREAÇÃO E LAZER
1

Anatomia Humana

60 Anatomia Humana
1

Anatomia Humana I

60 Anatomia Humana I
1

ARTE, LAZER, RECREAÇÃO, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO

40 ARTE, LAZER, RECREAÇÃO, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO
1

BIOLOGIA

40 BIOLOGIA
1

Fundamentos Sócio – Antropológicos

60 Fundamentos Sócio – Antropológicos
1

Fundamentos Sócio-Antropológicos

60 Fundamentos Sócio-Antropológicos
1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

40 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
1

Informática

20 Informática
1

INICIAÇÃO ESPORTIVA

40 INICIAÇÃO ESPORTIVA
2

ADAPTAÇÃO ORGÂNICA AO EXERCÍCIO FÍSICO

40 ADAPTAÇÃO ORGÂNICA AO EXERCÍCIO FÍSICO
2

Anatomia Humana II

60 Anatomia Humana II
2

ANTROPOLOGIA I

20 ANTROPOLOGIA I
2

DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO

40 DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO
2

ESPORTES COMPLEMENTARES

40 ESPORTES COMPLEMENTARES
2

ESTATÍSTICA I

60 ESTATÍSTICA I
2

ESTATÍSTICA I

40 ESTATÍSTICA I
2

Fisiologia I

60 Fisiologia I
2

METODOLOGIA DO ENSINO DE ATLETISMO

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE ATLETISMO
2

METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL
2

METODOLOGIA DO ENSINO DE GINÁSTICA

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE GINÁSTICA
2

NATAÇÃO

40 NATAÇÃO
2

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA I
2

PRIMEIROS SOCORROS

40 PRIMEIROS SOCORROS
2

PRODUÇÃO DE TEXTO I

20 PRODUÇÃO DE TEXTO I
2

SOCIOLOGIA I

20 SOCIOLOGIA I
3

ADAPTAÇÃO ORGÂNICA AO EXERCÍCIO FÍSICO

40 ADAPTAÇÃO ORGÂNICA AO EXERCÍCIO FÍSICO
3

ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM

40 ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM
3

ATLETISMO

40 ATLETISMO
3

CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS

20 CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS
3

DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO

40 DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO
3

DIDÁTICA GERAL

60 DIDÁTICA GERAL
3

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

20 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
3

EDUCAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA

40 EDUCAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA
3

ESPORTES COMPLEMENTARES

40 ESPORTES COMPLEMENTARES
3

ÉTICA

40 ÉTICA
3

Fisiologia I

40 Fisiologia I
3

GINÁSTICA

40 GINÁSTICA
3

METODOLOGIA DO ENSINO DE ATIVIDADES RITMICAS

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE ATIVIDADES RITMICAS
3

METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTEBOL

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTEBOL
3

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

60 PRÁTICA PEDAGÓGICA II
4

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

40 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA
4

DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA

40 DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA
4

Eletiva I

60 Eletiva I
4

FILOSOFIA E ÉTICA

40 FILOSOFIA E ÉTICA
4

FILOSOFIA I

20 FILOSOFIA I
4

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

40 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
4

FUTSAL

40 FUTSAL
4

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA E ANOS INICIAIS

40 METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA E ANOS INICIAIS
4

METODOLOGIA DO ENSINO DE VOLEIBOL

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE VOLEIBOL
4

NUTRIÇÃO

40 NUTRIÇÃO
4

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

60 PRÁTICA PEDAGÓGICA III
4

PSICOLOGIA DO ESPORTE

40 PSICOLOGIA DO ESPORTE
4

PSICOLOGIA I

20 PSICOLOGIA I
4

Psicomotricidade

40 Psicomotricidade
4

QUALIDADE DE VIDA

40 QUALIDADE DE VIDA
4

VOLEIBOL

40 VOLEIBOL
5

BIOMECÂNICA

60 BIOMECÂNICA
5

CINESIOLOGIA

60 CINESIOLOGIA
5

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

20 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
5

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

40 EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
5

Eletiva II

60 Eletiva II
5

Estágio Supervisionado I

130 Estágio Supervisionado I
5

ESTUDOS DE DESVIOS POSTURAIS

40 ESTUDOS DE DESVIOS POSTURAIS
5

EXERCÍCIOS RESISTIDOS

40 EXERCÍCIOS RESISTIDOS
5

FUTEBOL

40 FUTEBOL
5

HANDEBOL

40 HANDEBOL
5

MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

40 MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
5

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

40 METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
5

METODOLOGIA DO ENSINO DE BASQUETEBOL

60 METODOLOGIA DO ENSINO DE BASQUETEBOL
5

METODOLOGIA DO ENSINO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS
5

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

60 PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
6

BASQUETEBOL

40 BASQUETEBOL
6

CINESIOLOGIA

60 CINESIOLOGIA
6

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL

40 EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
6

EDUCAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA

40 EDUCAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA
6

Eletiva III

60 Eletiva III
6

EMPREENDEDORISMO

20 EMPREENDEDORISMO
6

Estágio Supervisionado II

130 Estágio Supervisionado II
6

MARKETING ESPORTIVO

40 MARKETING ESPORTIVO
6

METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES MARCIAIS

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES MARCIAIS
6

METODOLOGIA DO ENSINO DE HANDEBOL

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE HANDEBOL
6

METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO

40 METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
6

PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESCOLARES E COMUNITÁRIOS

40 PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESCOLARES E COMUNITÁRIOS
6

PRÁTICA PEDAGÓGICA V

60 PRÁTICA PEDAGÓGICA V
6

REABILITAÇÃO DESPORTIVO-MOTORA

40 REABILITAÇÃO DESPORTIVO-MOTORA
6

TÉCNICO EM ARTES MARCIAIS

40 TÉCNICO EM ARTES MARCIAIS
6

TREINAMENTO DESPORTIVO

40 TREINAMENTO DESPORTIVO
7

ADMINISTRAÇÃO DE ACADEMIAS

60 ADMINISTRAÇÃO DE ACADEMIAS
7

ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO

40 ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO
7

CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS

40 CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS
7

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

20 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
7

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

40 EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
7

EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL

40 EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL
7

EDUCADOR FÍSICO E O NASF

40 EDUCADOR FÍSICO E O NASF
7

Estágio Supervisionado I

200 Estágio Supervisionado I
7

Estágio Supervisionado III

140 Estágio Supervisionado III
7

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

40 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
7

Linguagem Brasileira de Sinais

40 Linguagem Brasileira de Sinais
7

PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESPORTIVOS

40 PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESPORTIVOS
7

PRÁTICA PEDAGÓGICA VI

60 PRÁTICA PEDAGÓGICA VI
7

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

40 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
7

PSICOLOGIA DO ESPORTE

40 PSICOLOGIA DO ESPORTE
7

QUALIDADE DE VIDA

40 QUALIDADE DE VIDA
7

TCC I

40 TCC I
7

TÓPICOS ESPECIAIS I

40 TÓPICOS ESPECIAIS I
7

Vivencias I

40 Vivencias I
8

ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA E PERSONAL TRAINNING

60 ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA E PERSONAL TRAINNING
8

Atividades Curriculares Complementares

160 Atividades Curriculares Complementares
8

Atividades Curriculares Complementares

240 Atividades Curriculares Complementares
8

BIOMECÂNICA

40 BIOMECÂNICA
8

CULTUTA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

20 CULTUTA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO
8

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE

40 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE
8

Estágio Supervisionado II

200 Estágio Supervisionado II
8

GINÁSTICA LABORAL

40 GINÁSTICA LABORAL
8

NUTRIÇÃO

40 NUTRIÇÃO
8

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVA

40 ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVA
8

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO

60 PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO
8

PRÁTICA PEDAGÓGICA VII

60 PRÁTICA PEDAGÓGICA VII
8

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS

60 PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS
8

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

60 PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
8

TCC

60 TCC
8

TCC II

40 TCC II
8

TÓPICOS ESPECIAIS II

40 TÓPICOS ESPECIAIS II
8

Trabalho de Conclusão de Curso

60 Trabalho de Conclusão de Curso
8

VIVÊNCIAS II

40 VIVÊNCIAS II
9

ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA

40 ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA
9

ATIVIDADES FÍSICAS PARA GRUPOS ESPECIAIS

40 ATIVIDADES FÍSICAS PARA GRUPOS ESPECIAIS
9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V

80 ESTÁGIO SUPERVISIONADO V
9

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO

40 PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DESPORTIVO
9

TÉCNICO DE ATLETISMO

40 TÉCNICO DE ATLETISMO
9

TÉCNICO DE FUTSAL

40 TÉCNICO DE FUTSAL
9

TÉCNICO DE GINÁSTICA

40 TÉCNICO DE GINÁSTICA
9

TÉCNICO DE HANDEBOL

40 TÉCNICO DE HANDEBOL
9

TÉCNICO DE NATAÇÃO

40 TÉCNICO DE NATAÇÃO
10

Atividades Curriculares Complementares

200 Atividades Curriculares Complementares
10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI

80 ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI
10

GEREONTOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS

40 GEREONTOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS
10

REABILITAÇÃO DESPOTIVO-MOTORA

40 REABILITAÇÃO DESPOTIVO-MOTORA
10

TÉCNICO DE BASQUETEBOL

40 TÉCNICO DE BASQUETEBOL
10

TÉCNICO DE FUTEBOL

40 TÉCNICO DE FUTEBOL
10

TÉCNICO DE VOLEIBOL

40 TÉCNICO DE VOLEIBOL
10

Trabalho de Conclusão de Curso

60 Trabalho de Conclusão de Curso

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.