PEDAGOGIA (curso sem previsão de matrículas)

Titulação: Licenciatura Duração: 48 meses Área de atuação: 7 - Ciências Humanas Modalidade: PRESENCIAL

O Curso de Pedagogia oferece a formação do pedagogo, com base na docência, enfatizando as várias possibilidades de organização e de desenvolvimento da prática pedagógica desempenhada por este profissional em diferentes práticas educativas.

As possibilidades de aprofundamento oferecidas pelo Curso podem ser identificadas no conjunto de disciplinas oferecidas como formação profissional, conhecimentos nas especificidades educacionais e eletivas, contextualizado na abordagem filosófica, histórica, sociológica, antropológica, biológica e através de adequações contemporâneas com disciplinas de  CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LIBRAS, METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO A DIVERSIDADE.
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL : 
 
EDUCAÇÃO INFANTIL:  Habilitação para o exercício da profissão com crianças de 0 a 6 anos, objetivando a construção, com elas, da autonomia pelo conhecimento e pelo lúdico;
 
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Habilitando para o exercício da profissão com crianças de 6 a 10 anos (ou de 1ª a 5ª série, com a Lei de 9 anos para o ensino fundamental), objetivando mediar a intervenção crítica e reflexiva necessária para garantir a alfabetização e o letramento;
 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Habilitando para o exercício da profissão com jovens e adultos a partir dos 14 anos, objetivando intervir com eles para a compreensão da necessidade da formação continuada para a cidadania na sociedade do conhecimento, através das metodologias presenciais e a distância.
 
O PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA PODERÁ ATUAR, AINDA:
 
  • Na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não escolares; 
  • Na produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional; 
  • Nas áreas emergentes do campo educacional. 
ATIVIDADES CURRICULARES:
 
São desenvolvidas atividades curriculares complementares, como seminários, palestras, debates, mini-cursos, e oficinas:
  • Laboratório de Informática Educacional;
  • Laboratório de Internet;
  • Laboratório Estúdio de Redação;
  • Laboratório Estúdio de Rádio;
  • Laboratório Estúdio de Televisão;
  • Biblioteca com livros, fitas, vhs, cds e dvds;
  • Brinquedoteca na Casa da Cidadania;
  • Laboratório de Biologia Humana;
  • Cursos e eventos para atividades curriculares complementares;
  • Tecnologia multimídia digital em sala de aula.
CIDADANIA
  • Desenvolvimento de atividades de estágio curricular supervisionado na Casa da Cidadania com o tratamento de dificuldades de aprendizagem;
  • Pedagogia em Ação: programa de atividade acadêmicas, pedagógicas e sociais desenvolvido nas escolas da região, com atividades de pesquisa, lazer, contadores de história, manicure infantil (higiene pessoal), palestras, pintando o sete na sala de arte, sala de música, sala de discussão social, parque de recreação e saúde no bairro;
  • Projeto de Vivência: oportuniza a prática pedagógica nas escolas de nossa região com abordagens cognitivas contemporâneas.
  • Projeto visita as escolas: com cursos de capacitação e intercambio entre as disciplinas do curso e a comunidade.

 

 * A grade com as disciplinas poderá ser alterada.

* Os valores estão com 50% de desconto. São válidos para pagamento em dia para todas as mensalidades do curso e para a matrícula. As rematrículas semestrais serão em valor integral.

Fase

Disciplina

CH Ementa
1

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SISTEMAS E POLÍTICAS I

40 EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SISTEMAS E POLÍTICAS I
1

EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

40 EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
1

FILOSOFIA I

40 FILOSOFIA I
1

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

40 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
1

FUNDAMENTOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

40 FUNDAMENTOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA

40 INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA
1

JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA

40 JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA
1

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

40 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1

PORTUGUÊS I

40 PORTUGUÊS I
1

SOCIOLOGIA I

40 SOCIOLOGIA I
2

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

40 COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
2

CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS

40 CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS
2

CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

40 CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
2

CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

40 CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
2

CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA

40 CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA
2

CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

40 CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
2

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SISTEMAS E POLÍTICAS II

40 EDUCAÇÃO BRASILEIRA: SISTEMAS E POLÍTICAS II
2

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

40 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2

INFORMÁTICA I

40 INFORMÁTICA I
2

PRODUÇÃO DE TEXTO I

40 PRODUÇÃO DE TEXTO I
3

ANTROPOLOGIA I

40 ANTROPOLOGIA I
3

ARTE, LAZER, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO

40 ARTE, LAZER, CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO
3

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

40 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
3

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

40 METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
3

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

40 METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
3

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
3

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA
3

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

40 METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
3

PRIMEIROS SOCORROS

40 PRIMEIROS SOCORROS
4

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

40 ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
4

CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E NOVAS TECNOLOGIAS

40 CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E NOVAS TECNOLOGIAS
4

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

40 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA
4

Didática Geral

40 Didática Geral
4

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE

40 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE
4

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

40 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

40 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
4

HIGIENE E PUERICULTURA

40 HIGIENE E PUERICULTURA
4

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA I
4

PSICOLOGIA I

40 PSICOLOGIA I
5

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

40 ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
5

ECOLOGIA

40 ECOLOGIA
5

GESTÃO E COORDENAÇÃO EDUCACIONAL

40 GESTÃO E COORDENAÇÃO EDUCACIONAL
5

PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESCOLARES E COMUNITÁRIOS

40 PLANEJAMENTO DE EVENTOS ESCOLARES E COMUNITÁRIOS
5

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

40 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
5

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA II
5

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA III
5

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

40 PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
5

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

40 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
5

Saúde Pública

40 Saúde Pública
6

AVALIAÇÃO I

40 AVALIAÇÃO I
6

EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL

40 EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL
6

ÉTICA

40 ÉTICA
6

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

40 PESQUISA EM EDUCAÇÃO
6

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
6

Vivencias I

40 Vivencias I
7

ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM

40 ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM
7

CIÊNCIA POLÍTICA

40 CIÊNCIA POLÍTICA
7

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

40 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
7

DIREITO CIVIL VIII (ECA)

40 DIREITO CIVIL VIII (ECA)
7

EMPREENDEDORISMO

40 EMPREENDEDORISMO
7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

300 ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EDUCAÇÃO INFANTIL

300 ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EDUCAÇÃO INFANTIL
7

PRÁTICA PEDAGÓGICA V

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA V
7

QUALIDADE DE VIDA

40 QUALIDADE DE VIDA
7

VIVÊNCIAS II

40 VIVÊNCIAS II
8

ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS

40 ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS
8

Atividades Curriculares Complementares

240 Atividades Curriculares Complementares
8

DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO

40 DANÇA, RITMO E EXPRESSÃO
8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - JOVENS E ADULTOS

300 ESTÁGIO SUPERVISIONADO - JOVENS E ADULTOS
8

NUTRIÇÃO

40 NUTRIÇÃO
8

PRÁTICA PEDAGÓGICA VI

40 PRÁTICA PEDAGÓGICA VI
8

Trabalho de Conclusão de Curso

60 Trabalho de Conclusão de Curso
8

Vivencias III

20 Vivencias III
8

VIVÊNCIAS V

20 VIVÊNCIAS V

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.