1 | PSICOLOGIA, PROFISSÃO E SOCIEDADE | 40 |  |
A formação profissional do psicólogo. Principais campos de atuação profissional. A intervenção social do psicólogo e os desdobramentos sociais. A interação do psicólogo com outros profissionais. As dificuldades para o exercício pleno da profissão. As instituições que regulamentam a profissão. O futuro da psicologia e a criação de novas áreas de atuação.
1 | SOCIOLOGIA I | 40 |  |
A sociologia como ciência e suas relações com as demais disciplinas. Organização e processos sociais. Estrutura e estratificação social. Mobilidade e mudanças sociais. Os clássicos: Marx, Weber e Durkheim. A cultura. Variabilidade das orientações culturais; as evoluções tecnológicas. As formas organizacionais: a organização econômica, a organização social, a organização política. Indivíduo, Cultura e Sociedade.
1 | BIOLOGIA | 40 |  |
Estrutura e função celulares. Ciclo celular. Núcleo e divisão celular. Gametogênese. Reprodução e fecundação. Anexos embrionários. Período embrionário. Período fetal.
1 | DINÂMICA DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS | 60 |  |
Os grupos e sua dinâmica: organização, funcionamento e mudanças. A comunicação e seus problemas. Percepção de si e do outro. Técnicas vivenciais em grupo.
1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 40 |  |
Análise histórico-crítica sobre o processo de desenvolvimento do homem e da educação desde a Antigüidade até nossos dias. Concepções de história, de História da educação na perspectiva histórico-crítica. Teoria e movimentos pedagógico-educacionais.
1 | HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 40 |  |
A relação da Psicologia com as outras ciências. O período pré-científico e a base filosófica. O dualismo mente-corpo. A influência fisiológica e a história do condicionamento respondente e operante. Os primeiros experimentos e a criação do laboratório de psicologia experimental. As principais escolas: behaviorismo, gestaltismo e humanismo. A psicologia no Brasil e os pioneiros. O futuro da Psicologia.
1 | INFORMÁTICA I | 40 |  |
Informática Aplicada: introdução à hardware e software; sistemas operacionais mais correntes. Aplicativos: editores de texto, planilhas eletrônicas, editores de slides. Internet, navegadores. Perspectivas do desenvolvimento da informática. Aplicações práticas. Softwares.
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 40 |  |
O conhecimento: importância, origem, tipos, fatos e teorias. Os caminhos do conhecimento: os métodos. A busca do conhecimento: pesquisa, projeto de pesquisa e etapas. O trabalho de pesquisa, seu conteúdo, redação e apresentação. Os resultados do conhecimento: tipos de produção intelectual e formas de publicação: livros e artigos em revistas.
1 | PORTUGUÊS I | 40 |  |
Linguagem, língua e sua contextualização histórica. Origem da escrita. A comunicação por meio da palavra oral e escrita. Linguagem figurada e analogias. Funções da linguagem. Níveis de linguagem. Organização e estudo de textos descritivos.
1 | PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 60 |  |
Estudo e descrição dos processos psicológicos básicos: percepção, consciência, pensamento, emoção, memória, linguagem, motivação. Introdução aos conceitos de comportamento, inteligência e aprendizagem em psicologia.
2 | DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL | 40 |  |
Determinantes básicas do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. Teorias e modelos de crescimento econômico capitalista nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos. Indicadores econômicos e sociais. Questão ambiental e ecodesenvolvimento.
2 | EMBRIOLOGIA | 40 |  |
Embriologia geral. Processos de gametogênese e de fecundação. Caracterização dos períodos do desenvolvimento humano: pré - embrionário, embrionário fetal. Organização morfo – funcional dos anexos embrionários. Estudo das mal formações e de agentes teratogênicos. Morfogênese de face membros.
2 | ESTATÍSTICA I | 40 |  |
Estatística Descritiva: Método Estatístico, Distribuição de Freqüência, Medidas de tendência central, Distribuição Normal, Correlação, Regressão Linear Simples. Testes de Hipóteses: Teste Qui-Quadrado, Teste para Proporção, Teste para a Média, Teste para Variância, Teste t. Intervalos de confiança.
2 | ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 40 |  |
Lei 9394/96 e seus desdobramentos. Estrutura e organização do ensino na educação básica.
2 | FILOSOFIA I | 40 |  |
Ciência e Senso Comum. Ciência Formal e Ciência Empírica. Ciência Pura e aplicada Introdução às idéias centrais dos principais pensadores gregos. Formas de desenvolvimento da filosofia na Idade Média. A Filosofia no cenário do pensamento moderno. A filosofia no cenário do pensamento contemporâneo. O pensamento filosófico latino-americano. Rápida introdução ao pensamento filosófico oriental.
2 | FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS EM PSICOLOGIA | 40 |  |
Filosofia, ciências naturais e humanas. Concepções do conhecimento científico. Emergência da Psicologia como ciência. Reflexos teórico-práticos contemporâneos das matrizes do pensamento psicológico.
2 | Genética | 40 |  |
Histórico e desenvolvimento da genética. Características e propriedades do material genético. Regulação gênica e diferenciação celular. Cromossomos humanos normais e aberrações cromossômicas. Padrões de herança genética. Genética e câncer. Aconselhamento genético. Terapia gênica. Noções de engenharia genética na medicina questões atuais de debate.
2 | Genética I | 40 |  |
Histórico e desenvolvimento da genética. Características e propriedades do material genético. Regulação gênica e diferenciação celular. Cromossomos humanos normais e aberrações cromossômicas. Padrões de herança genética. Genética e câncer. Aconselhamento genético. Terapia gênica. Noções de engenharia genética na medicina questões atuais de debate.
2 | PESQUISA EM PSICOLOGIA | 40 |  |
A importância da pesquisa científica. Pesquisa básica e aplicada. Pesquisa Experimental e naturalística. Observação e controle das variáveis. Formulação de hipóteses. Quantificação, registro e mensuração do comportamento. Uso de instrumentos: folhas de anotações padronizadas, fotografias e câmara de vídeo. Antropormofismo e o viés do pesquisador. A interpretação final dos resultados.
2 | POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO | 40 |  |
A Educação Brasileira E O Sistema Educacional: Aspectos Históricos, Legais, Políticos E A Dimensão Organizacional. A Política Educacional No Contexto Das Políticas Públicas: A Educação Básica, A Formação De Professores Das Séries Iniciais E A Carreira, A Gestão Democrática Da Escola, A Avaliação Institucional.
2 | PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 40 |  |
Contribuição das diversas áreas do conhecimento na formação do profissional da educação possibilitando que este visualize e reconheça a importância destes olhares nas atividades do cotidiano escolar.
2 | PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM | 40 |  |
Teorias da Aprendizagem: gestáltica, funcionalista e behaviorista. Tipos de Aprendizagem: imitação, ensaio-e-erro, condicionamento operante e respondente, mapas cognitivos e aprendizagem latente. Motivação. Memória e o papel das estruturas cerebrais. O pensamento criativo. Tendências na investigação da aprendizagem em humanos e animais
2 | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 40 |  |
A história da Psicologia Experimental e os primeiros experimentos na área. Métodos de pesquisa em psicologia: estudos de campo e de laboratório. A análise molar e molecular do comportamento. O controle das variáveis: variáveis dependente e independente. A importância do modelo animal para a compreensão do comportamento humano. Características do pensamento científico e da pseudo-ciência. A postura ética do experimentador.
3 | ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO | 40 |  |
A historia do condicionamento operante e respondente. As diferenças entre reflexo e comportamento complexo. Controle dos estímulos. Esquemas e contingência de reforçamento. Discriminação, generalização e extinção da resposta. A aplicabilidade dos conceitos e os avanços científicos da Análise Experimental do Comportamento.
3 | ANATOMIA V (SISTEMA NERVOSO) | 40 |  |
Noções gerais de anatomia e fisiologia humana. Localizações anatômicas, morfologia e funcionalidade dos sistemas orgânicos. Mudanças fisiológicas produzidas por alterações do psiquismo. Sistema Nervoso, Sistema Sensorial e Sistema Endócrino. Bases Biológicas. Hormônios e comportamento. Fisiologia e fisiopatologia. Glândulas endócrinas e suas funções.
3 | ANTROPOLOGIA I | 40 |  |
Campo e abrangência da ciência antropológica contemporânea. A ciência antropológica e o conceito de Cultura. Antropologia e Comunicação. Cultura e Identidade. Identidade Cultural nacional e na serra catarinense. Análise das principais temáticas antropológicas contemporâneas: cultura e identidade, etnicidade, relações de gênero, guerras culturais, grupos urbanos, formas de violência, patrimônio cultural.
3 | COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE | 40 |  |
A natureza semiótica da sociedade humana. Cultura e representações sociais. Relações sociais e comunicação; a natureza social do fenômeno comunicacional. Os processos fundamentais da comunicação e a construção social da realidade. Os meios de comunicação nas sociedades de massas. A comunicação no pensamento social: principais correntes sociológicas e antropológicas e políticas. O papel do comunicador na sociedade: a dimensão política do oficio de comunicador.
3 | PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 40 |  |
Planejamento, organização e articulação do Projeto Político Pedagógico a partir da sistematização das diversas áreas do conhecimento.
3 | PRODUÇÃO DE TEXTO I | 40 |  |
A comunicação humana. Comunicação e estilo. Redação, ortografia, pontuação, concordância verbal, concordância nominal. O emprego e a colocação pronominal. Redação técnica.
3 | PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE | 40 |  |
A personalidade e o contexto histórico. Características individuais e seus efeitos na aprendizagem, percepção e relacionamento interpessoal. Personalidade e diferenças de gênero. Aspectos ontogenéticos e o desenvolvimento da personalidade. Tendências atuais na investigação do perfil dos indivíduos. Fatores sócio-culturais e biológicos que afetam o desenvolvimento da personalidade. Subjetividade, Identidade e Constituição do Sujeito.
3 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I | 40 |  |
Teorias do desenvolvimento infantil: naturalismo e empirismo. Capacidade motora e cognitiva do recém-nascido. Aquisição da linguagem e o processo de socialização. Traumas no nascimento e seus efeitos ao longo do crescimento. A interação da criança com os pais e a formação do vínculo afetivo. Brincadeira e desenvolvimento Adolescência e puberdade. Aspectos biológicos da adolescência e da maturidade. Mudanças de atitude e a inserção do adolescente na vida adulta. Distúrbios comportamentais. Crescimento corporal, papéis sociais e a percepção de si mesmo. O surgimento da sexualidade no adolescente. Modos de intervenção psicoterapêutica.
3 | PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO I | 40 |  |
Aspectos psicológicos do trabalho. O sistema organizacional. O campo da Psicologia Organizacional. Fundamentos do comportamento individual nas organizações. Fundamentos do comportamento grupal nas organizações.
3 | PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA | 40 |  |
A psicologia social no Brasil; As categorias fundamentais da Psicologia Social; Grupo e formas do Coletivo; Psicologia Social Comunitária – Histórico e definição.
3 | TESTES PSICOLÓGICOS (PSICOMETRIA) | 40 |  |
Conceitos de testes psicológicos. Histórico dos testes psicológicos. Os principais testes de inteligência e de aptidão. Utilidades e limitações do uso dos testes psicológicos. Implicações éticas da aplicação e uso dos testes.
4 | CONCEPÇÃO E CONTEÚDO DE LIBRAS | 40 |  |
Fundamentos da educação de surdos. História da educação dos surdos. Lingua Brasileira de Sinais. Escrita de Sinais. Lingüística aplicada ao Ensino de Línguas. Aquisição da Linguagem. Sociolingüística. Ensino de língua materna. Semântica e Pragmática.
4 | DIREITO CIVIL VIII (ECA) | 40 |  |
O direito da Criança e do Adolescente como revolução paradigmática. Princípios do Direito da Criança e do Adolescente – Fontes do Direito da Criança e do Adolescente: a normativa interna e internacional; os fatores sociais e políticos. A doutrina sócio-jurídica da proteção integral. Caráter jusfundamentalista do Direito da Criança e do Adolescente. Prevenção e prevenção especial. A Política de atendimento. Atos infracionais. Direitos individuais e garantias processuais. Medidas sócio-educativas. Justiça da infância e da juventude. Ministério Público e Advogado. Procedimentos. Crimes e infrações administrativas.
4 | ÉTICA | 40 |  |
Ética e filosofia. Ética e ciência. Aspectos éticos do exercício profissional do psicólogo. Princípios fundamentais: leis e códigos. Responsabilidade nas relações do psicólogo com o cliente, com a instituição e outros profissionais, e com a sociedade.
4 | FUNDAMENTOS DAS PSICOLOGIAS FENOMENOLÓGICAS | 60 |  |
Correntes principais que fundamentam as psicologias fenomenológicas. Contextualização histórica, origem e fundamentos da fenomenologia e dos existencialismos. O método fenomenológico e a filosofia existência. A contribuição da fenomenologia e dos existencialistas para a psicologia. Principais expoentes: vida, obra e seus pressupostos.
4 | PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 40 |  |
– Experiência pedagógicas alternativas desenvolvidas no Brasil e exterior – Teorias de educação segundo: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, José Carlos Libâneo; Célestin Freinet; Pistrak; León Tolstói e Aida Vasquez e Fernando Oury. – Análise da prática pedagógica
4 | PSICOFISIOLOGIA | 40 |  |
Métodos de investigação em psicofisiologia. Principais estruturas e funções do SNC. Motivação e emoção. Consciência e distúrbios do sono: insônia, hipersonia, pesadelos, pavor noturno e outros. Comportamento ingestivo: obesidade, anorexia e fobias alimentares. Hormônios, gravidez e amamentação. Doenças do cérebro e seus efeitos no comportamento. Novas técnicas de visualização do cérebro e mudanças na compreensão da doença mental.
4 | PSICOLOGIA DA SAÚDE I | 40 |  |
Introdução a Psicologia da Saúde. Definição de Psicologia da Saúde. Histórico da Psicologia da Saúde. Papel do Psicólogo na Saúde. Saúde Pública; SUS, PSF. Complexidade de Atenção em Saúde. Saúde Comunitária e Saúde Mental (CAPS)
4 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II | 40 |  |
O idoso, do ponto de vista histórico e social. As necessidades do idoso: dependência física e psicológica. O papel do idoso na cultura ocidental e não ocidental. Alterações no humor e depressão. Principais doenças da velhice e perda da capacidade intelectual. O idoso no ambiente familiar e as diferenças de gênero. Procedimentos psicoterapêuticos.
4 | PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR | 60 |  |
Histórico da Psicologia Escolar no Brasil. Atuação do Psicólogo escolar. A política das pré-escolas, escolas de 1º e 2º graus, públicas e particulares. Equipes interdisciplinares. Relações: professor/aluno, psicólogo e outros profissionais. Fracasso escolar. Necessidades de intervenção.
4 | PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO II | 40 |  |
A reestruturação produtiva. Condições de trabalho e produtividade. Ambiente, estrutura, tecnologia e comportamento humano. Mudanças e intervenção no contexto organizacional. Interfaces da vida pessoal e no trabalho. Seleção e recrutamento de pessoal. Analise do trabalho. Cultura e clima organizacional. Pesquisa de clima organizacional. Diagnóstico organizacional. Avaliação de desempenho. Treinamento (capacitação).Temas de psicologia Organizacional ( desenvolvimento de equipe, liderança, conflitos, transtornos mentais no trabalho,programas de saúde emocional, competência emocional no trabalho, comunicação, tomadas de decisões e criatividade,...)
4 | PSICOPATOLOGIA I | 60 |  |
Histórico. Critérios de normalidade e evolução do conceito de doença mental. Modelos psico-biológicos da doença mental. Perspectivas psicodinâmicas das principais síndromes psicopatológicas. Transtornos psicológicos modernos: Psicossomática, adições, pânico, estresse, depressão. Propostas de tratamento. Metodologia de observação psicológica. Psicopatologia na psicanálise.
5 | Didática Geral | 40 |  |
Evolução histórica e tendências atuais da Didática. A relação pedagógica no contexto do ensino. A organização do processo ensino-aprendizagem. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.
5 | FUNDAMENTOS DAS PSICOLOGIAS FENOMENOLÓGICAS | 60 |  |
Correntes principais que fundamentam as psicologias fenomenológicas. Contextualização histórica, origem e fundamentos da fenomenologia e dos existencialismos. O método fenomenológico e a filosofia existência. A contribuição da fenomenologia e dos existencialistas para a psicologia. Principais expoentes: vida, obra e seus pressupostos.
5 | FUNDAMENTOS DE PSICANÁLISE I | 60 |  |
Conceitos fundamentais da psicanálise: Inconsciente, transferência, repetição e pulsão. Segunda tópica: Id , Ego e Superego. Os da psicanálise freudiana: Seus seguidores e abordagens pós-freudianas.
5 | FUNDAMENTOS EM PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA | 40 |  |
Fundamentos científicos da terapia comportamental. Avaliação e diagnóstico comportamental. Estratégia psicoterapêutica da assertividade, terapia de casais, crianças e orientação aos pais. O relacionamento do terapeuta com o cliente. E o tratamento de distúrbios do comportamento.
5 | NEUROPSICOLOGIA | 40 |  |
Fundamentos em neuroanatomia e neurofisiologia. Sensação, percepção linguagem e pensamentos. Exame neurológico e o exame neuropsicológico. Demanda em neuropsicologia; fundamentos da reabilitação neurológica. Trabalho interdisciplinar. Neurociências da clinica em saúde mental
5 | PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 40 |  |
Planejamento como ato de reflexão e intervenção na prática pedagógica.
5 | PSICOLOGIA DA SAÚDE II | 40 |  |
Saúde Ocupacional: Conceitos; saúde e trabalho; ambiente de trabalho, condições de trabalho acidentes de trabalho e doença ocupacional; fatores de risco no trabalho. Relação dos fatores psicossociais com a saúde mental no trabalho. Definição da saúde mental no trabalho. Distúrbios psíquicos no trabalho. Prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador. Programas de prevenção às doenças e acidentes no trabalho; O papel do psicólogo na equipe multiprofissional no campo da saúde e trabalho. Psicologia Hospitalar: Psicologia Hospitalar como parte da psicologia da saúde. Histórico da psicologia hospitalar no Brasil. O hospital como instituição. Adoecimento e morte no hospital. Diferentes contextos do exercício profissional do psicólogo no hospital: pediatria, oncologia, obstetrícia, neonatologia, cirurgias. Atribuições do psicólogo no hospital.
5 | PSICOPATOLOGIA II | 40 |  |
O conceito de saúde mental e os modos e prevenção, tratamento e reabilitação psicológica. Técnicas de entrevista, anamnese. Princípios de diagnóstico psicológicos. O papel do psicológico na instituição hospitalar e em equipes multidisciplinares. Análise de quadros clínicos. Elaboração de laudos psicológicos.
5 | TÉCNICAS DE ENTREVISTA E PSICODIAGNÓSTICO | 60 |  |
Psicodiagnóstico: conceitos teóricos, modelos, objetivos, contextualização e aspectos intersubjetivos. Estudo crítico de tópicos e questões específicas em psicodiagnóstico. Enquadre; Contrato; Anamnese; Entrevistas; Instrumentos psicrométricos e projetivos de avaliação; Diagnostico diferencial; Devolutiva; Informe diagnóstico Elaboração de relatórios e laudos: exercício prático e reflexões éticas sobre a utilização e sobre a devolução individual e multidisciplinar. Instrumentalização e treinamento na execução de psicodiagnóstico e processo de aconselhamento, utilizando-se de testes e técnicas aplicadas pela psicologia em suas diversas áreas de atuação.
5 | TESTES PROJETIVOS | 60 |  |
Testes de personalidade e técnicas projetivas. Psicodiagnóstico de Rorschach: Histórico, descrição e aplicação. Interpretação de protocolos. O psicodiagnóstico de Rorschach na psicopatologia. Outras técnicas projetivas.
6 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO - OBSERVAÇÃO | 80 |  |
Da observação natural à observação participante. O papel da observação na atuação do psicólogo. Práticas de observação em diferentes contextos sociais. Planejamento, relato e análise de prática de observação. Confecção de relatório. Questões éticas relacionadas à prática de observação em psicologia.
6 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ENSINO FUNDAMENTAL | 150 |  |
Estágio realizado em escolas que ofereçam Ensino Fundamental, num total de 150 horas, de acordo com o regulamento de estágio
6 | Farmacologia I | 40 |  |
Princípios básicos da química dos fármacos, sua ação no organismo humano e interação destes nos tratamentos psicológicos.
6 | FUNDAMENTOS DE PSICANÁLISE II | 40 |  |
Conceitos fundamentais da psicanálise: Inconsciente, transferência, repetição e pulsão. Segunda tópica: Id , Ego e Superego. Os da psicanálise freudiana: Seus seguidores e abordagens pós-freudianas.
6 | GESTALT-TERAPIA | 40 |  |
O surgimento da Gestalt-terapia. A visão de homem e a fundamentação filosófica. Fundamentos básicos e principais conceitos. A contribuição de outras áreas para o desenvolvimento da Gestalt-terapia.
6 | PRÁTICA PEDAGÓGICA V | 40 |  |
Inserção, observação sistemática e intervenção no cotidiano escolar.
6 | PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE | 40 |  |
Histórico dos cursos de formação de professores. Identidade do professor: os saberes pedagógicos.Diferentes abordagens dos conteúdos.Processo de formação: da prescrição e reflexão.Possibilidades metodológicas dos conteúdos pedagógicos no ensino médio.
6 | PSICOLOGIA DAS NECESSIDADES ESPECIAIS | 60 |  |
Definição, classificação e características do comportamento excepcional. Aspectos neurológicos. Quadros clínicos: Paralisia cerebral e as seqüelas sensoriais e comportamentais, deficiência mental, o indivíduo superdotado, deficiências físicas, sensoriais, motoras, auditivas e visuais. Transtornos da linguagem. Métodos de diagnóstico. Intervenção e o processo de reabilitação. O funcionamento de uma equipe multidisciplinar. Treinamento de pais e professores para lidar com a criança excepcional. Informações epidemiológicas.
6 | PSICOLOGIA E INSTITUIÇÕES | 40 |  |
Psicologia e instituição. Instituição e saúde mental. Instituições sociais, jurídicas, desportivas, organizacionais e suas instituições. As psicologias institucionais: a diversidade de modelos teóricos-práticos para intervenção em instituições.
6 | PSICOLOGIA E PSICOTERAPIA FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL | 60 |  |
Fundamentos básicos fenomenológico-existenciais em psicoterapia. Principais abordagens que se utilizam da inspiração fenomenológica-existencial e suas características particulares ( teóricas e técnicas). Pressupostos básicos na relação terapeuta-cliente nas abordagens de inspiração fenomenológico-existencial.
6 | Psicomotricidade | 40 |  |
Desenvolvimento psicomotor da criança. Atividade psicomotora e pedagogia com finalidade terapêutica, recreativa e laborativa da criança, do adulto e do idoso.
6 | PSICOTERAPIA INFANTIL | 40 |  |
Aspectos históricos das psicoterapias infantis. Contribuições dos principais teóricos. O jogo e as dramatizações como auto-expressão da criança. O mundo de contradições na ótica infantil. A descoberta das inúmeras possibilidades de estar no mundo. O papel do terapeuta. O ambiente do espaço terapêutico.
6 | TÉCNICAS PSICODRAMÁTICAS | 40 |  |
A história do psicodrama e o surgimento no Brasil. Fundamentos científicos da prática psicodramática. Instrumentos, técnicas, etapas e contextos. As situações psicodramáticas. Criatividade espontaneidade. O relacionamento do psicoterapeuta com protagonistas. Psicodiagnóstico. Aplicabilidade e abrangência das técnicas psicodramáticas na escola e na instituição.
7 | CLÍNICA PSICANALÍTICA I | 60 |  |
Práxis psicanalítica. Aspectos éticos. Verdade histórica e construções.
7 | COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 40 |  |
A noção de idéia psicológica. Nascimento a ciência psicológica e social. Personalidade. Comportamento humano. Funcionamento e desenvolvimento de grupos. Aspectos que influenciam no treinamento em grupo. Liderança.
7 | DINÂMICA DAS INTERAÇÕES GRUPAIS | 60 |  |
Teoria sobre a organização e funcionamento grupal. Relacionamento interpessoal e fenômenos grupais. Técnicas de dinâmica de grupos aplicáveis em instituições. Treinamento supervisionado de coordenação e observação de grupos.
7 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE | 40 |  |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS POLÍTICOS, EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DA EUCAÇÃO INCLUSIVA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM VYGOTSKY.
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ANÁLISES INSTITUCIONAIS | 80 |  |
Elaboração de instrumentos de levantamento de informações. Análise da instituição. Diagnostico de necessidades. Elaboração de proposta de intervenção.
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - ENSINO MÉDIO | 150 |  |
Estágio realizado em escolas que ofereçam Ensino Médio, num total de 150 horas, de acordo com o regulamento de estágio
7 | PSICOTERAPIA FAMILIAR | 60 |  |
Definição, função e formação de família. Vínculos e dinâmicas familiares. Análise do contexto psicológico em que se desenvolve o casal e a família: conflitos. Fundamentos da orientação familiar. Abordagens das principais teorias e técnicas de psicoterapia familiar. Postura e papel profissional.
7 | Saúde Pública | 40 |  |
A evolução e o campo da saúde pública na organização da atenção à saúde. Conceitos e instrumentos de saúde pública. História da saúde pública no Brasil. Reforma sanitária e o SUS. Princípios do SUS e desafios contemporâneos em sua implementação. Gestão em saúde e controle social. NOAS. Modelos de atenção à saúde. PSF, PACS, e outros programas em saúde coletiva. Cidades saudáveis e agenda 21 na política da saúde.
7 | SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL | 40 |  |
Análise histórica da Orientação Profissional, identidade e o papel do orientador profissional, teorias da Orientação Profissional. Teorias e técnicas de orientação profissional.
7 | TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL | 60 |  |
História e epistemologia da terapia cognitivo comportamental, conceito de realidade, construção de significados, teoria das emoções, teoria da personalidade, teoria dos transtornos psiquiátricos, técnicas selecionadas.
8 | Atividades Curriculares Complementares | 160 |  |
palestras, semanas acadêmicas, cursos de curta duração, atividades comunitárias, encontros, atividades ligadas às disciplinas. Atividades desenvolvidas ao longo do curso, desde a primeira fase
8 | CLÍNICA PSICANALÍTICA II | 60 |  |
O “Caso Dora” como paradigma da histeria. A fobia por cavalos, do “pequeno Hans”. O “Homem dos ratos” e a neurose obsessiva. O historial de Schreber como paradigma da psicose.
8 | EMPREENDEDORISMO | 40 |  |
O processo empreendedor. História do empreendedorismo. Conceito e funcionamento. Idéias e oportunidades. Fontes de novas idéias. Identificando oportunidades. Selecionando idéias: análise preliminar. Influência tecnológica na seleção das idéias. Teste e definição. Plano de negócios: elaboração, depuração e funcionamento. Necessidades de apoios: técnico e financeiro. Apoio à gestão do plano. Constituição o negócio: questões legais e de mercado. Os controles: planos de investimentos, e os demonstrativos proforma.
8 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PSICODIAGNÓSTICO | 80 |  |
Vivência do processo de diagnóstico e prognóstico e elaboração da estratégia de intervenção na dinâmica de ajuda, através de técnicas psicoterápicas
8 | PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 60 |  |
A relação homem, linguagem e comunicação. Análise dos principais modelos do processo de comunicação interpessoal. Captura da linguagem sócio-afetiva pelos signos e símbolos. Processos psicológicos que se configuram: a empatia, o encontro, a identificação patológica, o narcisismo. A publicidade e a percepção: a persuasão.
8 | PSICOLOGIA DO ESPORTE | 40 |  |
Tarefas da psicologia do esporte e o psicólogo. Relacionamento interpessoal e coesão da equipe. Comportamento e técnicas que podem mudar o desempenho e o prazer dos atletas e esportistas. Exercícios e a área emocional: ansiedade, depressão, agressividade, e auto-conceito.
8 | PSICOLOGIA DO TRÂNSITO | 60 |  |
História da psicologia no transito. Possibilidades de atuação e benefícios sociais. A Influência do fator humano nos acidentes de transito. Programa preventivo para condutores acidentados e infratores, Comportamento agressivo e acidentes no transito. Conflitos no transito. Técnicas dos instrumentos psicológicos utilizados na avaliação psicológica no trânsito.
8 | PSICOLOGIA JURÍDICA | 40 |  |
Histórico da psicologia jurídica. As relações do psicólogo com a justiça. A psicologia e o universo das leis. Vertentes da atuação do psicólogo jurídico fora dos limites institucionais. A atuação do psicólogo nas varas de família, infância e juventude: laudos informes sobre guarda de menores. Regulamentação de visitas, pensão alimentícia. O menor infrator – como examiná-lo. Atuação do psicólogo jurídico em matéria civil e criminal: crime e relação causal. Psicologia carcerária. Redação de laudos, informes e pareceres .Estudar a Psicologia enquanto ciência e suas interfaces com o Direito. A Psicologia Jurídica à luz do Direito e da Lei. A Psicologia Jurídica como ferramenta de trabalho inter e transdisciplinar, a serviço da mediação entre o indivíduo, seus conflitos e as relações e instituições jurídicas.
8 | Saúde Pública | 40 |  |
A evolução e o campo da saúde pública na organização da atenção à saúde. Conceitos e instrumentos de saúde pública. História da saúde pública no Brasil. Reforma sanitária e o SUS. Princípios do SUS e desafios contemporâneos em sua implementação. Gestão em saúde e controle social. NOAS. Modelos de atenção à saúde. PSF, PACS, e outros programas em saúde coletiva. Cidades saudáveis e agenda 21 na política da saúde.
8 | TANATOLOGIA | 40 |  |
Aspectos sócio-antropológicos da morte. Religiosidade e a atitude do homem diante da morte. Eutanásia e a morte no contexto familiar e hospitalar. O relacionamento dos parentes com o doente terminal. O luto diante da morte abrupta e decorrente de doença crônica. Intervenção psicoterapêutica e preparação para a morte.
8 | TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL | 60 |  |
História e epistemologia da terapia cognitivo comportamental, conceito de realidade, construção de significados, teoria das emoções, teoria da personalidade, teoria dos transtornos psiquiátricos, técnicas selecionadas.
8 | Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |  |
Construção do projeto do trabalho de conclusão de curso, Qualificação do projeto, Avaliação do comitê de ética. Coleta de dados. Organização dos dados.
9 | ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA SAÚDE | 40 |  |
Conceitos básicos de administração empresarial, hospitalar e pública no aspecto da saúde. Organogramas, fluxogramas, recursos humanos, sistemas de comunicação, almoxarifado e técnicas de liderança.
9 | ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS II | 40 |  |
Gestão de pessoal em ambientes competitivos. A administração de pessoal em transição. O trabalho e a criatividade. Formas alternativas de remuneração. Treinamento e desenvolvimento: as novas técnicas. Modernização e desemprego. Cenários futuros para a administração de pessoal.
9 | EMPREENDEDORISMO | 40 |  |
O processo empreendedor. História do empreendedorismo. Conceito e funcionamento. Idéias e oportunidades. Fontes de novas idéias. Identificando oportunidades. Selecionando idéias: análise preliminar. Influência tecnológica na seleção das idéias. Teste e definição. Plano de negócios: elaboração, depuração e funcionamento. Necessidades de apoios: técnico e financeiro. Apoio à gestão do plano. Constituição o negócio: questões legais e de mercado. Os controles: planos de investimentos, e os demonstrativos proforma.
9 | ESTAGIO SUPERVISIONADO – PROCESSOS CLÍNICOS | 240 |  |
Triagem, psicodiagnóstico e atendimento clínico. Vivência do processo de diagnóstico e prognóstico e elaboração da estratégia de intervenção na dinâmica de ajuda, através de técnicas psicoterápicas
9 | PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 60 |  |
A relação homem, linguagem e comunicação. Análise dos principais modelos do processo de comunicação interpessoal. Captura da linguagem sócio-afetiva pelos signos e símbolos. Processos psicológicos que se configuram: a empatia, o encontro, a identificação patológica, o narcisismo. A publicidade e a percepção: a persuasão.
9 | PSICOLOGIA DO TRÂNSITO | 60 |  |
História da psicologia no transito. Possibilidades de atuação e benefícios sociais. A Influência do fator humano nos acidentes de transito. Programa preventivo para condutores acidentados e infratores, Comportamento agressivo e acidentes no transito. Conflitos no transito. Técnicas dos instrumentos psicológicos utilizados na avaliação psicológica no trânsito.
10 | ADMINISTRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DA SAÚDE | 40 |  |
Conceitos básicos de administração empresarial, hospitalar e pública no aspecto da saúde. Organogramas, fluxogramas, recursos humanos, sistemas de comunicação, almoxarifado e técnicas de liderança.
10 | Atividades Curriculares Complementares | 200 |  |
palestras, semanas acadêmicas, cursos de curta duração, atividades comunitárias, encontros, atividades ligadas às disciplinas. Atividades desenvolvidas ao longo do curso, desde a primeira fase
10 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PSICOLOGIA INSTITUCIONAL | 320 |  |
Análise e sensibilização quanto ao papel do psicólogo nas instituições. Análise e intervenção em processos institucionais: identificação e diferenciação dos modos de funcionamento e das formas organizacionais bem como das relações produzidas. Experiências em unidades organizacionais simples.
10 | TANATOLOGIA | 40 |  |
Aspectos sócio-antropológicos da morte. Religiosidade e a atitude do homem diante da morte. Eutanásia e a morte no contexto familiar e hospitalar. O relacionamento dos parentes com o doente terminal. O luto diante da morte abrupta e decorrente de doença crônica. Intervenção psicoterapêutica e preparação para a morte.
10 | Trabalho de Conclusão de Curso | 60 |  |
Construção do projeto do trabalho de conclusão de curso, Qualificação do projeto, Avaliação do comitê de ética. Coleta de dados. Organização dos dados.