ARQUITETURA E URBANISMO - Noturno (Lages/SC)

Titulação: Bacharelado Duração: 60 meses (noturno) | Início das aulas em 17/03/25 Área de atuação: 1 - Ciências Exatas e da Terra Modalidade: PRESENCIAL

A Unifacvest oferece cursos presenciais com a melhor infraestrutra disponível para as aulas no Campus Central em Lages (SC). Temos a melhor biblioteca de Santa Catarina na avaliação do MEC, laboratórios com tecnologia de ponta e clínicas escola para as aulas práticas e estágios dentro da universidade.

O ingresso pode acontecer, conforme a oferta, no verão (fevereiro) e no inverno (julho). Sempre oferecemos 50% de desconto por pontualidade para pagamento da mensalidade até o dia 7 de cada mês.

A Unifacvest é pioneira na oferta de educação mediada por tecnologias. As salas são equipadas com recursos multimídia que permitem a transmissão síncrona das aulas e os conteúdos e materiais educacionais estão todos na Sala Virtual que pode ser acessada a qualquer momento através de smartphones, tablets e microcomputadores.

Durante períodos de emergência sanitária são adotados protocolos de biossegurança, com uso de EPIs para garantir a saúde de alunos e professores, com redução, distanciamento e escalonamento de alunos em sala de aula conforme protocolos e calendários estabelecidos pelo MEC e órgãos reguladores locais.

O currículo dos cursos segue a Portaria MEC Nº 2117/2019 com a oferta de até 40% da carga horária em disciplinas na modalidade EAD garantindo que o futuro profissional desenvolva competências e habilidades de tecnologia da informação & comunicação e uso ético na trafegabilidade digital. Atendendo à legislação 10% da carga horária do curso é composta por atividades curriculares de extensão. 

A Unifacvest oferece estágio curricular obrigatório nas clínicas escola de saúde humana e animal, Casa da Cidadania e Tech (Centro de engenharia e biotecnologia avançada) e tem convênio com organizações e entidades em todo o Brasil.

Com o processo de internacionalização oferta algumas disciplinas bilíngues e oferece programas de mobilidade estudantil e docente (intercâmbio) em vários países, além de um centro de idiomas para aprendizagem de inglês e espanhol e, em breve, entregará para a comunidade um Hotel de Passagem.

Todos os materiais educacionais estão na Sala Virtual que é dinâmica, com realidade virtual, realidade aumentada, gamification, simuladores de laboratórios com operação remota de robôs e acesso livre às bibliotecas digitais da Pearson, Saraiva, Curatoria, e-Livro, Minha Biblioteca e Biblioteca A.

Clique aqui para saber sobre Bolsas de Estudos. 

Fase

Disciplina

CH Ementa
0

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES

300 ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES
0

TOTAL GERAL

3900 TOTAL GERAL
1

DESENHO DE ARQUITETURA 1

60 DESENHO DE ARQUITETURA 1
1

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE I

60 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE I
1

GEOMETRIA DESCRITIVA

40 GEOMETRIA DESCRITIVA
1

INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA

40 INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA
1

MEIOS DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO I

60 MEIOS DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO I
1

METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

60 METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
1

PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA

60 PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
2

DESENHO DE ARQUITETURA II

80 DESENHO DE ARQUITETURA II
2

INTRODUÇÃO AO PROJETO

60 INTRODUÇÃO AO PROJETO
2

MEIOS DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO II

60 MEIOS DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO II
2

PERSPECTIVA

60 PERSPECTIVA
2

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA I

40 TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA I
2

ERGONOMIA

40  ERGONOMIA
2

MAQUETE

40 MAQUETE
3

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM URBANA

40 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM URBANA
3

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE II

60 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE II
3

FUNDAMENTOS TECNOLÓGICOS

40 FUNDAMENTOS TECNOLÓGICOS
3

HISTÓRIA DAS CIDADES

60 HISTÓRIA DAS CIDADES
3

PROJETO DE ARQUITETURA I

60 PROJETO DE ARQUITETURA I
3

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA II

40 TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA II
3

TOPOGRAFIA

60 TOPOGRAFIA
4

SOCIOLOGIA GERAL

40 SOCIOLOGIA GERAL
4

DIREITO URBANÍSTICO

40 DIREITO URBANÍSTICO
4

ELEMENTOS DE CAD PARA PROJETOS

40  ELEMENTOS DE CAD PARA PROJETOS
4

PROJETO DE ARQUITETURA II

60 PROJETO DE ARQUITETURA II
4

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS I

40 RESISTÊNCIA DE MATERIAIS I
4

DESENHO URBANO

40 DESENHO URBANO
4

GEOMORFOLOGIA

40 GEOMORFOLOGIA
4

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

40 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
4

ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL

40 ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL
5

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

30 DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
5

PROJETO DE PAISAGISMO I

60 PROJETO DE PAISAGISMO I
5

CONFORTO TÉRMICO

40  CONFORTO TÉRMICO
5

PROJETO DE ARQUITETURA III

60 PROJETO DE ARQUITETURA III
5

PROJETO DE URBANISMO I

60 PROJETO DE URBANISMO I
5

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II

40 RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II
5

MECÂNICA DE SOLOS

40 MECÂNICA DE SOLOS
5

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

40 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
6

PROJETO DE PAISAGISMO II

60 PROJETO DE PAISAGISMO II
6

SISTEMAS ESTRUTURAIS I

60 SISTEMAS ESTRUTURAIS I
6

CONFORTO LUMINOSO

40 CONFORTO LUMINOSO
6

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

40 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
6

PROJETO DE ARQUITETURA IV

60 PROJETO DE ARQUITETURA IV
6

PROJETO DE URBANISMO II

60 PROJETO DE URBANISMO II
6

EMPREENDEDORISMO

40 EMPREENDEDORISMO
7

ESTRUTURAS DE CONCRETO I

40 ESTRUTURAS DE CONCRETO I
7

CONFORTO ACÚSTICO

40 CONFORTO ACÚSTICO
7

PATRIMÔNIO CULTURAL

40 PATRIMÔNIO CULTURAL
7

PROJETO DE ARQUITETURA V

60 PROJETO DE ARQUITETURA V
7

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS

60 TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
7

INFRAESTRUTURA URBANA

40 INFRAESTRUTURA URBANA
7

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA

30 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
7

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE

20 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE
7

ESTRUTURAS DE MADEIRA

40 ESTRUTURAS DE MADEIRA
8

ESTRUTURAS DE CONCRETO II

40 ESTRUTURAS DE CONCRETO II
8

ARQUITETURA DE INTERIORES

40 ARQUITETURA DE INTERIORES
8

ECONOMIA REGIONAL E URBANA

40 ECONOMIA REGIONAL E URBANA
8

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

40 PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
8

PROJETO DE ARQUITETURA VI

60 PROJETO DE ARQUITETURA VI
8

TÉCNICAS RETROSPECTIVAS

40 TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
8

ESTRUTURAS METÁLICAS

40 ESTRUTURAS METÁLICAS
9

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

30 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
9

ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

50 ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
9

GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

40 GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
9

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

40 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
9

PROJETO INTEGRADO

40 PROJETO INTEGRADO
9

TÓPICOS ESPECIAIS I - ARQUITETURA E URBANISMO

40 TÓPICOS ESPECIAIS I - ARQUITETURA E URBANISMO
9

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - ARQUITETURA E URBANISMO

40 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - ARQUITETURA E URBANISMO
9

FINANCIAMENTO DE INTERVENÇÕES URBANAS

40 FINANCIAMENTO DE INTERVENÇÕES URBANAS
10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ARQUITETURA E URBANISMO

300 ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ARQUITETURA E URBANISMO
10

TÓPICOS ESPECIAIS II - ARQUITETURA E URBANISMO

40 TÓPICOS ESPECIAIS II - ARQUITETURA E URBANISMO
10

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - ARQUITETURA E URBANISMO

40 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - ARQUITETURA E URBANISMO

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.