NUTRIÇÃO - Noturno (Lages/SC)

Titulação: Bacharelado Duração: 48 meses (noturno) | Início das aulas em 17/03/25 Área de atuação: 4 - Ciências da Saúde Modalidade: PRESENCIAL

A Unifacvest oferece cursos presenciais com a melhor infraestrutra disponível para as aulas no Campus Central em Lages (SC). Temos a melhor biblioteca de Santa Catarina na avaliação do MEC, laboratórios com tecnologia de ponta e clínicas escola para as aulas práticas e estágios dentro da universidade.

O ingresso pode acontecer, conforme a oferta, no verão (fevereiro) e no inverno (julho). Sempre oferecemos 50% de desconto por pontualidade para pagamento da mensalidade até o dia 7 de cada mês.

A Unifacvest é pioneira na oferta de educação mediada por tecnologias. As salas são equipadas com recursos multimídia que permitem a transmissão síncrona das aulas e os conteúdos e materiais educacionais estão todos na Sala Virtual que pode ser acessada a qualquer momento através de smartphones, tablets e microcomputdores.

Durante períodos de emergência sanitária são adotados protocolos de biossegurança, com uso de EPIs para garantir a saúde de alunos e professores, com redução, distanciamento e escalonamento de alunos em sala de aula conforme protocolos e calendários estabelecidos pelo MEC e órgãos reguladores locais.

O currículo dos cursos segue a Portaria MEC Nº 2117/2019 com a oferta de até 40% da carga horária em disciplinas na modalidade EAD garantindo que o futuro profissional desenvolva competências e habilidades de tecnologia da informação & comunicação e uso ético na trafegabilidade digital. Atendendo à legislação 10% da carga horária do curso é composta por atividades curriculares de extensão. 

A Unifacvest oferece estágio curricular obrigatório nas clínicas escola de saúde humana e animal, Casa da Cidadania e Tech (Centro de engenharia e biotecnologia avançada) e tem convênio com organizações e entidades em todo o Brasil.

Com o processo de internacionalização oferta algumas disciplinas bilíngues e oferece programas de mobilidade estudantil e docente (intercâmbio) em vários países, além de um centro de idiomas para aprendizagem de inglês e espanhol, e, em breve, entregará para a comunidade um Hotel de Passagem.

Todos os materiais educacionais estão na Sala Virtual que é dinâmica, com realidade virtual, realidade aumentada, gamification, simuladores de laboratórios com operação remota de robôs e acesso livre às bibliotecas digitais da Pearson, Saraiva, Curatoria, e-Livro, Minha Biblioteca e Biblioteca A.

Clique aqui para saber sobre Bolsas de Estudos. 

Fase

Disciplina

CH Ementa
1

ANATOMIA HUMANA I

66 ANATOMIA HUMANA I
1

BIOLOGIA 1

44 BIOLOGIA 1
1

ESTATÍSTICA I

44  ESTATÍSTICA I
1

GENÉTICA I

44  GENÉTICA I
1

INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO

44 INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO
1

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICA DA PESQUISA

22 METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICA DA PESQUISA
1

PORTUGUÊS I

44 PORTUGUÊS I
1

QUÍMICA ORGÂNICA I

44 QUÍMICA ORGÂNICA I
2

ANATOMIA HUMANA II

66 ANATOMIA HUMANA II
2

ANTROPOLOGIA I

22 ANTROPOLOGIA I
2

BIOQUÍMICA I

44 BIOQUÍMICA I
2

EMBRIOLOGIA

44 EMBRIOLOGIA
2

FISIOLOGIA I

44 FISIOLOGIA I
2

HISTOLOGIA HUMANA I

44 HISTOLOGIA HUMANA I
2

PSICOLOGIA I

22  PSICOLOGIA I
2

QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL I

44 QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL I
2

SOCIOLOGIA I

22 SOCIOLOGIA I
3

BIOQUÍMICA II

44 BIOQUÍMICA II
3

BROMATOLOGIA

44 BROMATOLOGIA
3

CONTROLE DE QUALIDADE EM ALIMENTOS

44 CONTROLE DE QUALIDADE EM ALIMENTOS
3

FISIOLOGIA II

44  FISIOLOGIA II
3

IMUNOLOGIA I

44 IMUNOLOGIA I
3

MICROBIOLOGIA I

33 MICROBIOLOGIA I
3

NUTRIÇÃO NORMAL

66  NUTRIÇÃO NORMAL
4

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

44  EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
4

FILOSOFIA I

22 FILOSOFIA I
4

MICROBIOLOGIA II

66 MICROBIOLOGIA II
4

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

44 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
4

PARASITOLOGIA I

44 PARASITOLOGIA I
4

PATOLOGIA

66 PATOLOGIA
4

PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO I

44 PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO I
4

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

44 SEGURANÇA DOS ALIMENTOS
5

CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LIBRAS

22 CONCEPÇÕES E CONTEÚDOS DE LIBRAS
5

CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

22 CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO
5

EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL

44 EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
5

EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

22 EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
5

EPIDEMIOLOGIA

44  EPIDEMIOLOGIA
5

FARMACOLOGIA I

44 FARMACOLOGIA I
5

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

44 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
5

PATOLOGIA DE NUTRIÇÃO II

44 PATOLOGIA DE NUTRIÇÃO II
5

TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS 1

44 TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS 1
5

TERAPIA NUTRICIONAL I

44 TERAPIA NUTRICIONAL I
6

AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL

66  AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL
6

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

22 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
6

EMPREENDEDORISMO

22 EMPREENDEDORISMO
6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - NUTRIÇÃO CLÍNICA

256 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - NUTRIÇÃO CLÍNICA
6

ÉTICA E LEGISLAÇÃO

44 ÉTICA E LEGISLAÇÃO
6

NUTRIÇÃO SOCIAL

66 NUTRIÇÃO SOCIAL
6

PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

66  PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
6

SAÚDE PÚBLICA

44 SAÚDE PÚBLICA
6

TERAPIA NUTRICIONAL II

44 TERAPIA NUTRICIONAL II
7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - NUTRIÇÃO SOCIAL

256 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - NUTRIÇÃO SOCIAL
7

GASTRONOMIA

66 GASTRONOMIA
7

GERENCIAMENTO E UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

66 GERENCIAMENTO E UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
7

NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA

66 NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA
7

NUTRIÇÃO NO ESPORTE I

66 NUTRIÇÃO NO ESPORTE I
7

TÓPICOS ESPECIAIS I - NUTRIÇÃO

44 TÓPICOS ESPECIAIS I - NUTRIÇÃO
7

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - NUTRIÇÃO

42 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - NUTRIÇÃO
8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

256 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
8

ESTUDO EXPERIMENTAL DE ALIMENTOS

66 ESTUDO EXPERIMENTAL DE ALIMENTOS
8

NUTRIÇÃO DA MULHER

66 NUTRIÇÃO DA MULHER
8

NUTRIÇÃO NO ESPORTE II

66 NUTRIÇÃO NO ESPORTE II
8

TÉCNICA E DIETÉTICA

44 TÉCNICA E DIETÉTICA
8

TÓPICOS ESPECIAIS II - NUTRIÇÃO

44 TÓPICOS ESPECIAIS II - NUTRIÇÃO
8

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - NUTRIÇÃO

40 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - NUTRIÇÃO

Cursos de graduação é a terminologia usada para cursos de nível superior. Esse é o primeiro nível de ensino universitário, e assim que o aluno termina sua formação está habilitado para ser um profissional da área escolhida, como psicologia, nutrição ou matemática. Mas, é possível encontrar outras terminologias para se referir a graduação. Afinal, os cursos de graduação são divididos em: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Sendo assim, um aluno formado pode ser chamado de graduado, ou ainda, bacharel, licenciado e tecnólogo (dependendo do formato do curso escolhido).

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferença entre bacharelado e licenciatura, mas a resposta é simples. Os dois formatos possuem a mesma base de ensino, mas se o aluno optar por licenciatura, terá sua grade curricular voltada para disciplinas de didática, psicologia e pedagogia. Ou seja, a licenciatura é voltada para quem tem interesse na docência, em ser professor. Sendo assim, o bacharel pode trabalhar em diversas frentes dentro da sua área, menos dando aula, tarefa que fica para o licenciado.

Mas, nada impede que um estudante curse licenciatura após o curso de bacharelado. Dessa forma, ele estaria habilitado para trabalhar em qualquer frente dentro da sua área. Se esse for o seu objetivo, é interessante conferir com a instituição de ensino, se há equivalência de matérias, pois, como a base de ensino dos cursos é a mesma, você não precisa repetir essas aulas. Assim, pode terminar a licenciatura de forma mais rápida.

Se você está na dúvida se investe em bacharelado ou licenciatura, vale lembrar que a segunda modalidade é voltada para profissionais que tenham interesse em dar aula. Dessa forma, além do conhecimento necessário para a formação na área, o estudando terá disciplinas voltadas a didática, por exemplo. Então, se o seu objetivo é se tornar um professor de um segmento específico, vale apostar na licenciatura. Caso contrário, o bacharelado é a melhor opção.

É normal ter dúvidas e perguntar para outras pessoas: “como você decidiu qual faculdade faria?”. Afinal, essa decisão é difícil e pode afetar toda a sua vida. Então, na hora de fazer a escolha, vale levar alguns pontos em consideração. O primeiro conselho é definir a área que você tem maior aptidão, com base no ensino médio. Por exemplo, se você sempre preferiu matemática e detestava português, procure por profissões dentro da área de exatas. Agora, se for ao contrário, a área de humanas pode ser uma boa opção.

Além de utilizar como base o seu conhecimento e aptidão mostrados no ensino médio, vale pesquisar bastante. Você deve procurar pelas possibilidades de atuação na profissão, como é o mercado de trabalho na área e até mesmo quais são os salários. É claro, não vale fazer a sua escolha apenas com base nos salários, até porque isso é muito subjetivo e depende do seu desempenho. Mas, se você pesquisar antes, não vai se surpreender negativamente depois de formado, por exemplo. Ter acesso a informação é importante para tomar qualquer decisão. Por isso, outra dica é visitar feiras de profissões. Assim, você conseguirá trocar experiências e tirar suas dúvidas com pessoas que estão estudando ou que já estão formadas em diversas áreas.

Muitas vezes, quando falamos sobre um profissional formado em Letras, as pessoas imaginam um professor de português ou língua estrangeira dando aulas em uma escola. Mas a atuação é muito mais ampla. Então, confira onde pode atuar um profissional de Letras:

- Tradução

Se a formação do profissional for na língua local e em uma língua estrangeira, ele estará habilitado para fazer a tradução de conteúdos.

- Revisão 

O profissional também pode optar por revisão de textos. E aqui entra diferentes formatos desde artigos e TCCs até campanhas publicitárias.

- Interpretação

Interpretação também é uma das opções do profissional de Letras. Ele pode fazer a tradução simultânea de reuniões ou até mesmo transmissão ao vivo, tanto para pessoas que não falam o mesmo idioma, quanto utilizando LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

- Redação

Como o profissional conhece as técnicas da língua e dos diferentes formatos de texto, ele se torna apto para trabalhar como redator. Ou seja, pode atuar em jornais, revistas ou agências de comunicação. É bom frisar, que pode ser necessário fazer outros cursos para criar novas habilidades para a função.