Breve Histórico

Breve Histórico

A Sociedade de Educação Nossa Senhora Auxiliadora Ltda - SENSAL, mantenedora do Centro Universitário Unifacvest, foi instituída como pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, em 01/06/2001, com sede e foro à Avenida Marechal Floriano, 947, no centro da cidade de Lages/SC, estando registrada na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina sob n. 42203030022, em 30/07/2001, e inscrita no CNPJ 04.608.241/0001-79.

Anteriormente, as então Faculdades Integradas Facvest eram mantidas pela Sociedade Lageana de Educação (SLE), que também era a mantenedora de outras faculdades isoladas de Lages. Por meio da Portaria n. 1.029, de 13/12/2007, publicada no DOU de 14/12/2007, a SLE cedeu suas faculdades à SENSAL. Pela Portaria n. 84, de 31/01/2008, publicada no DOU de 01/02/2008, ocorreu a unificação das faculdades da antiga mantenedora, por força da Portaria n. 864, de 30/06/2011, publicada no DOU de 01/07/2011, com sede na Avenida Marechal Floriano, 947, Centro, Lages/SC.

Seu perfil é voltado para a preparação de mão de obra para atender as demandas do mercado. Preocupada com a má condição socioeconômica da região serrana, passou a oferecer alguns cursos, a preços baixos, para atender as classes menos abastadas da sociedade. A partir de 2012, como estratégia política para enfrentar a concorrência de ensino a distância de outras IES, começou a oferecer alguns cursos com valor muito abaixo do mercado.

A Missão da IES, expressa em seu PDI, é: “Educar, produzir e disseminar o conhecimento universal, contribuindo para o desenvolvimento humano, a democracia e a cidadania, formando o estudante para a vida.”

A instituição vem atendendo a população residente na microrregião de Lages, estendendo-se ao restante de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná. Por conta do PROUNI, também tem recebido alunos oriundos de outros estados da federação.

A presença da Unifacvest na região significou um estancamento no processo emigratório de lageanos para o litoral catarinense. Até o final dos anos 1990, Lages e Região passaram por um processo de estagnação sócio-econômica. Os investimentos públicos eram baixos na região, já que a prioridade do governo estadual era pelo litoral catarinense.

Com a instalação da Unifacvest há 25 anos foi possível romper com a exclusividade de atendimento e oferecer à região mais de 4.000 novas vagas no ensino superior, distribuídas entre 33 cursos e habilitações. Além disso, centenas de bolsas de estudo da Instituição foram concedidas aos alunos, oportunizando a que mais pessoas de baixa renda ingressassem no ensino superior. Tal fato, por força da competição, obrigou as demais instituições de ensino superior de Lages a ampliar suas vagas e a reverem os valores das anuidades. Para a comunidade de Lages e região, isto significou uma reversão no processo emigratório, já que a busca de ensino em universidades públicas e gratuitas no litoral catarinense tornava-se mais caro do que  ocupar uma vaga num curso superior em Lages. Hoje, cerca de 70% dos alunos da Unifacvest recebem algum tipo de bolsa de estudo.

A localidade onde hoje está sediada a Unifacvest era um bairro em processo de degradação crescente, não recebendo a atenção necessária de investidores e do poder público, o que significava a depreciação dos imóveis da região. Com a instalação da Unifacvest, o bairro se valorizou bruscamente. Os imóveis triplicaram seus valores. Estabelecimentos comerciais foram criados no entorno da Unifacvest, o que propiciou certo dinamismo nas atividades econômicas da localidade e da cidade de forma geral.

O estancamento da emigração e a vinda de alunos de outras regiões e estados contribuíram para que o comércio de Lages se revigorasse e oferecesse maiores oportunidades de emprego e renda. Novos investimentos em infra-estrutura foram realizados.

Em consequência, as famílias locais também se beneficiaram, uma vez que seus filhos puderam se estabelecer na cidade diminuindo os custos de locomoção, moradia, alimentação e serviços educacionais de nível superior.

Porém, independente desses revezes políticos, a Unifacvest procura firmar uma posição que a diferencie das demais instituições de educação superior pelo seu comprometimento com o desenvolvimento regional sustentável, tendo como referência a atuação primordial na realidade catarinense, em especial na microrregião de Lages.

Através da educação superior a Unifacvest vem propiciando a que jovens e adultos consigam uma colocação no mercado de trabalho com uma remuneração mais digna, proporcionando ao mesmo tempo um serviço de melhor qualidade na indústria, no comércio e nos serviços locais, agregando, assim, maior valor aos produtos oriundos da região. Desta forma, a necessidade de importação de trabalhadores especializados vem diminuindo, ao mesmo tempo em que aumentam as chances de colocação dos novos profissionais que a Unifacvest vem formando.

Em 2023 houve o processo de Recredenciamento do Programa de Educação a Distância no período de 15 a 17/02/2023 que obteve CI - EAD Conceito Institucional 5 (Conceito Final Contínuo 4,66) conferido pelo Relatório Final da Comissão de Avaliação do INEP Nº 155965 ao Processo Nº 201904712 constante no cadastro público do e-MEC e aguardando publicação de portaria.

Também, em 2023, houve o Recredenciamento Institucional no período de 29 a 31/03/2023 que obteve CI - Conceito Institucional 5 (Conceito final contínuo 4,63) conferido pelo Relatório Final da Comissão de Avaliação do INEP Nº 156645 ao Processo Nº 201904594 constante no cadastro público do e-MEC e aguardando publicação de portaria.

O IGC - Índice Geral de Cursos da Unifacvest conforme o último dado do Censo Escolar de 2021 é 4 (faixa).

Unifacvest | Incomparável!