Breve Histórico

Breve Histórico

A Sociedade de Educação Nossa Senhora Auxiliadora Ltda - SENSAL, mantenedora do Centro Universitário Facvest - Unifacvest, foi instituída como pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, em 01/06/2001, com sede e foro à Avenida Marechal Floriano, 947, no centro da cidade de Lages/SC, estando registrada na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina sob n. 42203030022, em 30/07/2001, e inscrita no CNPJ 04.608.241/0001-79.

Anteriormente, as então Faculdades Integradas Facvest eram mantidas pela Sociedade Lageana de Educação (SLE), que também era a mantenedora de outras faculdades isoladas de Lages. Por meio da Portaria n. 1.029, de 13/12/2007, publicada no DOU de 14/12/2007, a SLE cedeu suas faculdades à SENSAL. Pela Portaria n. 84, de 31/01/2008, publicada no DOU de 01/02/2008, ocorreu a unificação das faculdades da antiga mantenedora, por força da Portaria n. 864, de 30/06/2011, publicada no DOU de 01/07/2011, com sede na Avenida Marechal Floriano, 947, Centro, Lages/SC.

Seu perfil é voltado para a preparação de mão de obra para atender as demandas do mercado. Preocupada com a má condição socioeconômica da região serrana, passou a oferecer alguns cursos, a preços baixos, para atender as classes menos abastadas da sociedade. A partir de 2012, como estratégia política para enfrentar a concorrência de ensino a distância de outras IES, começou a oferecer alguns cursos com valor muito abaixo do mercado.

A Missão da IES, expressa em seu PDI, é: “Educar, produzir e disseminar o conhecimento universal, contribuindo para o desenvolvimento humano, a democracia e a cidadania, formando o estudante para a vida.”

A instituição vem atendendo a população residente na microrregião de Lages, estendendo-se ao restante de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná. Por conta do PROUNI, também tem recebido alunos oriundos de outros estados da federação.

A presença da Unifacvest na região significou um estancamento no processo emigratório de lageanos para o litoral catarinense. Até o final dos anos 1990, Lages e Região passaram por um processo de estagnação sócio-econômica. Os investimentos públicos eram baixos na região, já que a prioridade do governo estadual era pelo litoral catarinense.

Com a instalação da Unifacvest há 25 anos foi possível romper com a exclusividade de atendimento e oferecer à região mais de 4.000 novas vagas anuais no ensino superior presencial, distribuídas entre 33 cursos e habilitações. Além disso, centenas de bolsas de estudo da Instituição foram concedidas aos alunos, oportunizando a que mais pessoas de baixa renda ingressassem no ensino superior. Tal fato, por força da competição, obrigou as demais instituições de ensino superior de Lages a ampliar suas vagas e a reverem os valores das anuidades. Para a comunidade de Lages e região, isto significou uma reversão no processo emigratório, já que a busca de ensino em universidades públicas e gratuitas no litoral catarinense tornava-se mais caro do que  ocupar uma vaga num curso superior em Lages. Hoje, cerca de 70% dos alunos da Unifacvest recebem algum tipo de bolsa de estudo.

A localidade onde hoje está sediada a Unifacvest era um bairro em processo de degradação crescente, não recebendo a atenção necessária de investidores e do poder público, o que significava a depreciação dos imóveis da região. Com a instalação da Unifacvest, o bairro se valorizou bruscamente. Os imóveis triplicaram seus valores. Estabelecimentos comerciais foram criados no entorno da Unifacvest, o que propiciou certo dinamismo nas atividades econômicas da localidade e da cidade de forma geral.

O estancamento da emigração e a vinda de alunos de outras regiões e estados contribuíram para que o comércio de Lages se revigorasse e oferecesse maiores oportunidades de emprego e renda. Novos investimentos em infra-estrutura foram realizados.

Em consequência, as famílias locais também se beneficiaram, uma vez que seus filhos puderam se estabelecer na cidade diminuindo os custos de locomoção, moradia, alimentação e serviços educacionais de nível superior.

Porém, independente desses revezes políticos, a Unifacvest procura firmar uma posição que a diferencie das demais instituições de educação superior pelo seu comprometimento com o desenvolvimento regional sustentável, tendo como referência a atuação primordial na realidade catarinense, em especial na microrregião de Lages.

Através da educação superior a Unifacvest vem propiciando a que jovens e adultos consigam uma colocação no mercado de trabalho com uma remuneração mais digna, proporcionando ao mesmo tempo um serviço de melhor qualidade na indústria, no comércio e nos serviços locais, agregando, assim, maior valor aos produtos oriundos da região. Desta forma, a necessidade de importação de trabalhadores especializados vem diminuindo, ao mesmo tempo em que aumentam as chances de colocação dos novos profissionais que a Unifacvest vem formando.

Em 2016 a Unifacvest implanta o seu programa de educação a distância, credenciado pela Portaria MEC Nº 1.048/2016 de  oferecendo mais de 50 cursos superiores de educação com a máxima qualidade e com a tecnologia mais avançada para a aprendizagem remota. Hoje está presente em cerca de mil municípios em todas as regiões do Brasil com milhares de alunos estando entre as 20 maiores universidades do Brasil de acordo com o senso da educação superior de 2021.

Em 2023 houve o processo de Recredenciamento do Programa de Educação a Distância no período de 15 a 17/02/2023 que obteve CI - EAD Conceito Institucional 5 (Conceito Final Contínuo 4,66) conferido pelo Relatório Final da Comissão de Avaliação do INEP Nº 155965 ao Processo Nº 201904712 constante no cadastro público do e-MEC e aguardando publicação de portaria.

Também, em 2023, houve o Recredenciamento Institucional no período de 29 a 31/03/2023 que obteve CI - Conceito Institucional 5 (Conceito final contínuo 4,63) conferido pelo Relatório Final da Comissão de Avaliação do INEP Nº 156645 ao Processo Nº 201904594 constante no cadastro público do e-MEC e aguardando publicação de portaria.

O IGC - Índice Geral de Cursos da Unifacvest conforme o último dado do Censo Escolar de 2021 é 4 (faixa).

Unifacvest | Incomparável!